quinta-feira, 30 de abril de 2009

Loucura das sequelas em Hollywood

Primeiro Robert Rodriguez anuncia que vai fazer a sequela de "Predator", "Predators" . Depois é Ridley Scott a afirmar que está a considerar fazer mais um "Alien". Um novo filme live-action das Tartarugas Ninja está a caminho. Assim como um "Wall Street 2". Fala-se bastante também em "Gremlins 3", "Goonies 2" e um novo "Videodrome". Sem falar em "Terminator" "Transformers" "Iron Man" e "Harry Potter" que também são sequelas estão prestes a estrear e terão as devidas continuações futuras.
Para juntar a tudo isto, surgiu o rumor que Robert Zemeckis tem uma nova ideia para uma sequela de "Who Framed Roger Rabbit".
Na minha opinião existe é uma grande falta de criatividade neste momento em Hollywood. Mas quem sabe, pode ser que saiam daqui alguns bons filmes.

Shia Labeouf em Wall Street 2



Ok, o rapaz ainda não teve nenhum grande papel, ou um papel memorável. E a maior parte acha-o irritante. Mas não há dúvida que ele tem trabalhado com os melhores. Apadrinhado por Spielberg, George Lucas e Michael Bay, Shia está prestes a juntar o nome de Oliver Stone à lista, pois o seu nome é quase certo num papel em Wall Street 2, que contará também com Michael Douglas, que repete o papel de Gordon Gekko do primeiro filme.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Notícias Rápidas

  • A estreia do filme "X-Men Origins: Wolverine" no México, foi adiada devido á gripe suína. Este filme parece estar amaldiçoado.
  • Um dos criadores das Tartarugas Ninja, Peter Laird, afirmou á MTV News que o próximo filme live-action das tartarugas irá contar a origem delas, num reboot ao estilo Batman Begins. E não são todos?
  • Falando de remakes/reboots/prequels, depois do anúncio de Robert Rodriguez em renovar a série Predator, surge o rumor que Ridley Scott está interessado em fazer mais um Alien, desta vez sobre a origem dos alienígenas. Os Aliens são sempre bem-vindos, excepto se for em filmes medíocres como os "Alien vs Predator"
  • O filme de David Cronenberg, "Videodrome" de 1983, será também alvo de um remake. O original é um objecto de culto e tem James Woods no papel principal. Videodrome foi um produto de época e um remake parece-me desnecessário. Como será agora? "Blueraydrome"?

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bruno - Poster


A frase "Borat was so 2006" (Borat é tão 2006) está genial.

Cenas - Marlon Brando em Godfather

Esta é uma das cenas iniciais do "Godfather". É o dia do casamento da filha de Vito Corleone e ele, seguindo a tradição, atende os pedidos de favores dos conhecidos. Marlon Brando surge pela primeira vez como Vito Corleone. Tanto o realizador, Francis Ford Copolla, como o autor do livro que inspirou a obra, Mario Puzo, pressionaram a Paramount para que Brando fosse o Padrinho. Marlon Brando apesar de já ser considerado um dos melhores actores de sempre, tinha fama de causar problemas e os seus ultimos filmes haviam sido um fracasso, mas bastou uma pequena visita de Copolla á casa do actor, levando a câmara para um teste, para o realizador ficar rendido.
Brando disse "andei pensando em algumas coisas", e começou a se transformar em Don Corleone. Passou as mãos cheias de graxa no cabelo, deixando-os pretos e esticados para trás. Encheu a boca com lenços Kleenex, para ficar com as bochechas gordas, pois acreditava que o seu personagem deveria ter o aspecto de um bulldog, "com aparência feroz mas, no fundo, de natureza pacata e carinhosa". E começou a falar com uma rouquidão sofrida, pois, na sua cabeça, o personagem tinha levado um tiro na garganta em seu passado. Nascia, ali, Don Vito Corleone. O gato utilizado nesta cena foi o próprio Brando que o levou.
Brando foi o primeiro actor a utilizar o "method acting", ou a completa imersão na personagem. E a carreira dele está cheia de exemplos semelhantes ao da composição de Vito Corleone. Por exemplo, para fazer o filme "The Men" (1950) sobre um veterano paraplégico, Brando passou um mês numa cama, num hospital de veteranos.
Fica então esta cena de Godfather, em que tudo está no limiar da perfeição: o ambiente, a iluminação, os diálogos, as expressões, os timings.

Paranoid Park - Review


Paranoid Park (2007) é um dos ultimos filmes de Gus Van Sant. A história gira em torno de Alex (Gabe Nevins), um jovem skater de 16 anos, que se vê envolvido na morte de um segurança nas imediações do mítico Paranoid Park, o mais famoso skate park de Portland. A investigação policial começa e Alex decide manter o acidente em segredo. A história desenvolve-se então a partir do trauma e da sensação de culpa que Alex tem que suportar, e também (no que me parece ser a grande intenção do filme), da sua incapacidade em contar o sucedido e de comunicar com os que o rodeiam. Nem mesmo com a namorada ou o melhor amigo.
Bastante estilizado, como seria de esperar num filme de Van Sant, seguindo a linha de Elephant ou Last Days, todo ele é visionado como se estivessemos a ler um poema. Excelente interpretação de Gabe Nevins e dos secundários em geral, ainda mais sendo a grande parte deles amadores, recrutados no MySpace. Pena que o filme por vezes se arraste em momentos demasiado pausados o que por vezes faça com que transmita muita (demasiada) monotonia.

Paranoid Park - 7

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um Amor de Perdição


Ano: 2008
Estreia nacional: 23 de Abril de 2009
País: Portugal
Género: Romance
Distribuidora: Atalanta

Realização: Mário Barroso
Intérpretes: Tomás Alves, Patrícia Franco, William Brandão, Ana Padrão, Paulo Pires, Beatriz Batarda

Sinopse: Esta poderia ser a história de um encontro entre Simão e Teresa, sob fundo de conflito entre duas famílias da burguesia portuguesa... Simão é um adolescente quase criança, solitário, intransigente, narcisista, destrutivo e suicidário que atrai como uma aura fatal, uma luz negra, a maior parte das pessoas com quem se cruza. Mas Teresa existe, ou é apenas uma ideia, uma imagem, um reflexo? Teresa é uma aparição. Um pretexto para uma revolta amoral e violenta, para "um amor de perdição".

Comentário: O principal problema nesta filme é a altura em que decorre a cena. Partindo do princípio que a acção decorreria durante o século XIX, o argumento do filme teria algum sentido. Nos dias de hoje, não faz qualquer sentido. De qualquer forma, e sem nos centrarmos no tema central do filme, a acção decorre de forma agradável, com algumas cenas mais cómicas que introduz um toque mais leve em determinados momentos, e sempre com algumas cenas mais dramáticas, especialmente no final do filme. Os actores, assim como a realização, têm um desempenho razoável. O pior no filme (não, não é o som) é, desta vez, a imagem. Faz lembrar os filmes portugueses de há 10 anos atrás. Não se compreende. Em suma, apesar de se basear num argumento muito fora de tempo, este é um filme português que, "cá dentro", está muito longe dos melhores mas também está longe dos piores.

Classificação: 6

Feira do Livro de Braga



Porque somos de Braga, porque o cinema e a literatura sempre andaram de mãos dadas, e porque é uma boa oportunidade de adquirir livros a preços baixos, venho lembrar que está a decorrer a Feira do Livro, no Parque de Exposições de Braga, e o certame só termina a 3 de Maio.

Novos projectos de Robert Rodriguez



Foi confirmado esta manhã que Robert Rodriguez vai dirigir o reboot do filme "Predator", intitulado "Predators". Foi também confirmado que o projecto do filme "Machete" vai para a frente. Recorde-se que "Machete" surgiu inicialmente como um falso trailer que estava incluido em "Grindhouse". Também se fala no thriller de acção futurista "Nerveracker" agendado para 2010, também da responsabilidade de Rodriguez. E o filme Sin City 2 anda á espreita...
Este homem não pára!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Kick Ass - Foto


Esta menina que podemos ver na foto chama-se Chloe Moretz e será a protagonista do filme "Kick-Ass", baseado na banda desenhada de Mark Millar (autor da banda desenhada Wanted, recentemente convertida em filme também). Esta adaptação está a cargo de Matthew Vaughn (Stardust) e conta também com as participações de Nicolas Cage e Christopher Mintz-Plasse (Superbad).
A história gira á volta de um nerd que pretende ser um super-herói (Mintz-Plasse) e de um polícia reformado (Cage) que treina a filha (Moretz) para a transformar numa arma letal.
Este parece o plot de uma história para crianças, ao estilo da Disney, mas como podem ver na foto acima, a BD é bastante carregada de violência gráfica. Vamos ver o que vai sair daqui.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Centurion - Primeira foto


"Centurion" é o próximo filme de Neil Marshall (The Descent, Doomsday), e conta-nos a história de um grupo de soldados romanos em 117 DC que tem de lutar pelas suas vidas, atrás das linhas do inimigo, depois da sua legião ter sido devastada num ataque. Esta é a primeira foto.

Criticas a Dragon Ball


O público e a crítica não escondem o desagrado pela adaptação cinematográfica de uma das mais populares séries de desenhos animados de todos os tempos, com os Estados Unidos a reagirem mal à estreia de "Dragon Ball Evolution", noticia a agência Lusa.

Apesar da má recepção ao filme, estão previstas diversas sequelas, segundo relataram ao site IGN os actores James Marsters e Justin Chatwin, os escolhidos para dar corpo às personagens de Lord Piccolo e Goku, respectivamente.

James Marsters, actor conhecido pela participação na série "Buffy, a Caçadora de Vampiros", confirmou que já assinou contrato para três filmes, mas que gostaria de fazer entre cinco a sete longas-metragens de "Dragon Ball".

Marsters garante que a sua personagem se torna "mais interessante no segundo filme e que a série tem material mais do que suficiente para fazer sete filmes".

Chatwin afirmou que, caso se concretizem as sequelas, "o argumento mergulhará muito mais no universo de Dragon Ball, sobretudo na variante Z", uma das mais populares em Portugal, com muitas personagens novas, acção e algumas surpresas.

A história "Dragon Ball" começa com Goku que, obedecendo a um desejo do seu avô adoptivo, pouco antes de este morrer, vai perseguir o desafio de encontrar o Mestre Roshi e reunir as sete bolas de dragão - as Dragon Balls.
Das sete bolas, Goku possui uma que usa para evitar que o perverso Lord Piccolo consiga reunir as Dragon Balls para dominar o mundo.


Realizado por James Wong, e contando com Yun-Fat Chow no papel do mestre Tartaruga Genial, o filme tem estreia prevista para 16 de Julho em Portugal.



terça-feira, 21 de abril de 2009

Encontrado argumentista para a continuação de "Wanted"


Já está encontrado o argumentista para a continuação de "Procurado".
Evan Spiliotopoulos foi contratado para escrever a história, que é baseada na história de Chris Morgan, escreve a "Variety".

Assim como o original, o novo filme seguirá a novela gráfica de "Wanted", de Mark Millar e J. G. Jones, sobre um universo de super-heróis ao contrário, onde os vilões venceram e exterminaram a maioria dos heróis.

No elenco da sequela está já confirmada a presença de Angelina Jolie, uma assassina profissional que será ressuscitada no filme.
Desconhece-se, no entanto, se o mesmo acontecerá com James McAvoy.

Notícias Rápidas

  • O primeiro actor a ser considerado para o papel de Captain Kirk no novo "Star Trek" de JJ Abrams, foi Matt Damon.
  • Christian Bale e Mark Wahlberg vão participar juntos em dois projectos: o primeiro é o filme "The Fighter", de David O. Russel. O segundo é um thriller negro de Bryan Singer, "Prisoners"
  • O novo filme de Judd Apatow, "Funny People", com Adam Sandler, vai ter a duração de 2 horas e meia! Ultrapassa largamente a média de 100 minutos de filme que são norma para as comédias.
  • O pai da pequena actriz Rubina Ali, que participou no grande vencedor dos Óscares Slumdog Millionaire, tentou vender a filha por 400.000 euros.
  • Especula-se que esteja em andamento uma adaptação ao cinema da série CSI. Talvez estejam uns anos atrasados pois a série perdeu bastante fulgor...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Re-Animator - Review



Poderão os mortos voltar á vida? Herbert West o novo aluno da Miskatonic University pensa que sim. Depois de chegar á universidade e confrontar o professor Carl Hill por ele plagiar a teoria do seu antigo mestre, West aluga um quarto a Dan Cain e monta um laboratório na cave. A partir dai como seria de esperar, um monte de mortos volta á vida.

Este filme de 1985 está na linha de filmes como Evil Dead de Sam Raimi, ou de Braindead de Peter Jackson. Sendo várias vezes referenciado como um filme de culto, decidi inclui-lo numa série de filmes de Gore Extremo que estou a ver actualmente.

E que agradável surpresa que este filme foi! Num registo fast-paced onde o espectador é imediatamente levado para o cerne da questão, este filme tem as doses de comédia negra e horror bastante bem balançadas. Temos um zombie com a cabeça cortada, cujo corpo transporta a mesma nas mãos e continua a receber ordens dela, um gato que é re-animado duas vezes, tripas assassinas, lobotomias, morgues, miolos e 25 galões de sangue artificial, segundo as contas da produção.
Este filme teve como sequelas "The Bride of the Re-Animator" e "Beyond the Re-Animator" que também pretendo ver brevemente.
Se não for facilmente impressionável, assista a este filme e divirta-se. Não tenha medo.

Re-Animator - 7,5

domingo, 19 de abril de 2009

Fast and Furious


Ano: 2009
Estreia nacional: 16 de Abril de 2009
País: EUA
Género: Acção
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Justin Lin
Intérpretes: Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Michelle Rodriguez

Sinopse: Um crime faz com que o ex-presidiário e fugitivo Dominic Toretto (Vin Diesel) reencontre o agente Brian O'Conner (Paul Walker). Quando são forçados a combater um inimigo em comum, Dom e Brian irão precisar unir forças e encarar muitos desafios se quiserem derrubá-lo.

Comentário: Oito anos depois, Vin Diesel e Paul Walker estão de volta para mais um filme da saga "Fast and Furious". Normalmente "não há amor como o primeiro", mas depois de dois filmes menos conseguidos desta saga, este parece-me, realmente, até melhor que o primeiro. Apesar do argumento estar no mesmo nível, ou seja, não é mau mas também não é nada de especial, as cenas de acção estão espectaculares e abundam. Desde logo a cena inicial. O filme começa a toda a velocidade e lança o mote para um filme cheio de movimento. Há, no entanto, ao longo do filme algumas incongruências, o que dá ideia de alguma displicência na montagem do filme. Relativamente aos actores, Vin Diesel está em bom plano. Paul Walker continua a mostrar algumas fragilidades na arte da representação e não faz mais que o básico. Em suma, um filme cheio de acção e movimento que cumpre na totalidade o objectivo de entreter as massas.

Classificação: 8

sábado, 18 de abril de 2009

Transformers: Revenge of the Fallen - ShoWest Trailer

Michael Bay recebeu um prémio no ShoWest Festival e apresentou este trailer do seu novo filme Transformers: Revenge of the Fallen. A cena entre Shia LeBoeuf e o robô Bumblebee, em que o robô quer ir com a personagem principal para a escola está ridícula, mesmo ao estilo de Bay, mas as cenas de acção estão fantásticas, claramente over-the-top.




Transformers:Revenge of the Fallen estreia a 24 de Junho.

Tokyo Gore Police - Review




Todas as artes têm um extremo, por assim dizer. Um género que procura ir até ao limite. E o gore asiático está para o cinema, um pouco como o Death Metal para a música. E este Tokyo Gore Police, que foi um dos filmes concorrentes ao Fantasporto 2009, está incrivelmente perverso, ridiculo, grotesquo e bizarro, até mesmo para o género em que se insere.
O filme passa-se no Japão, num futuro próximo, em que um cientista louco chamado Key Man cria um vírus que transforma seres humanos em monstruosas criaturas chamadas de "Engenheiros". Os Engenheiros têm a incrível habilidade de tornar as suas feridas em armas.Por exemplo, corta-se um braço a um Engenheiro e nasce da ferida uma motoserra (!).
Para combater estas criaturas a policia de Tóquio privatizou-se e criou uma unidade de elite especializada em caçar Engenheiros. Uma das suas melhores agentes é Ruka, que combate os Engenheiros da forma que vocês podem ver no poster: com espadas samurai, vestida de colegial (os japoneses não resistem a vestir as suas personagens de colegial) ! Nos intervalos entre os retalhamentos de Engenheiros, Ruka procura também encontrar o assassino do seu pai.
Pouco mais há a dizer sobre este filme, para além que eles devem ter usado tanto sangue artificial para o fazer, quanto a equipa que fez Titanic usou água.
Esta minha review do filme pode parecer negativista ou até irónica, mas eu atribui um 7 a este filme por algumas razões:
por nos apresentar uma perspectiva diferente sobre o futuro ao nível do décor e estratificações sociais, estando o filme intercalado por publicidade violenta e irónica, ao bom estilo de Paul Verhoeven em filmes como Robocop oferecendo-nos pedaços de excelente sátira social, porque efectivamente acabei por me divertir a ver o filme, por o mesmo não ter mais ambições para além de chocar, e porque gosto de ver miúdas com espadas samurai, vestidas de colegial.

Tokyo Gore Police - 7

Posters

Aqui estão alguns posters de filmes a estrear brevemente. Pessoalmente acho o poster de Crank 2,bastante bem conseguido, um bom exemplo daquilo que podemos esperar ver no filme.






sexta-feira, 17 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Shia LaBeouf teve 15 acidentes em "Transformers"


Shia LaBeouf, protagonista da sequela de "Transformers", já sofreu quinze acidentes desde o início das gravações do filme.

Depois de ter esmagado a mão, o actor revelou à "Entertainement Weekly" que um objecto lhe perfurou a pálpebra.
"Tive de levar pontos em várias parte do corpo. Durante as filmagens, um objecto perfurou-me a pálpebra e o médico disse que quase ficava cego", contou.


LaBeouf volta a aparecer ao lado de Megan Fox em "Transformers: A Vingança dos Derrotados", interpretando, respectivamente, Sam Witwicky e Mikaela Banes.

Michael Bay é novamente o realizador.

O filme tem estreia marcada para 26 de Junho de 2009.

Rambo Turco

Isto só mesmo visto! "His mission: kick ass and eat kebabs". Num videoclube perto de si.




"...and then kick more ass."

Se tiverem curiosidade, isto é do mesmo realizador de "Turkish Star Wars".

The Hurt Locker - Trailer

Kathryn Bigelow é a realizadora responsável por "The Hurt Locker", um filme sobre uma unidade anti-bomba de elite a operar no Iraque que é forçada a entrar num jogo de gato e rato, numa cidade iraquiana onde todos são um potencial inimigo e cada objecto pode ser uma bomba. O filme está agendado para estrear a 16 de Julho e o trailer promete:



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Notícias Rápidas

  • O próximo filme do universo X-Men será "X-Men: First Class"
  • Um homem foi preso por tentar piratear o filme da Disney "Hannah Montana". Podia ter tentado piratear um filme melhor.
  • A série Terminator: Sarah Connor Chronicles foi cancelada. Nem a proximidade do filme Terminator Salvation deu á série o boost nas audiências necessário á continuidade.
  • A estreia de "Harry Potter and the Half Blood Prince" foi antecipada por dois dias, estreando assim a 15 de Julho.
  • A Fox, apesar do incidente com "X-Men Origins:Wolverine", prevê grandes receitas para o filme.
  • Steven Spielberg assistiu a uma exibição de "Transformers:Revenge of the Fallen" e acha que é o melhor filme de Michael Bay até agora.
  • A 8ª série , (ou dia 8) de 24 será gravada em Nova Iorque

William Hurt junta-se a “Robin Hood”



William Hurt ingressou no elenco da nova versão de "Robin Hood", filme realizado por Ridley Scott.

Esta nova adaptação, que volta a contar as origens de Robin Hood, conta ainda com as participações de Russel Crowe no principal papel e Cate Blanchett, que irá interpretar a bela Maid Marian.

William Hurt irá juntar-se ao elenco para interpretar a personagem de William Marshall. Marshall era o Conde de Pembroke, uma figura única e histórica que fora um dos homens mais poderosos da Europa. Era o servo dos reis de Plantagenet e um dos melhores escudeiros da época.

Ridley Scott está a produzir o filme juntamente com Brian Grazer, da Imagine.

O filme começou recentemente a ser rodado em Inglaterra, e tem data agendada de estreia para 14 de Maio de 2010.

Escape from New York - Review



Estávamos em 1981 e John Carpenter ainda vivia no rescaldo do sucesso de Haloween, o que lhe permitiu fazer este filme, que já tinha idealizado em meados da década de 70. O filme conta-nos a história de Snake Plissken um condenado a que é oferecida a hipótese de liberdade se conseguir resgatar o Presidente dos Estados Unidos em pessoa, da cidade de Nova York, que em 1997 não é mais que uma enorme prisão, rodeada por muros de 15 metros de altura. O filme foi um grande sucesso mundial e tornado um objecto de culto sendo uma referência óbvia para inúmeros filmes e até videojogos feitos posteriormente.
A personagem Snake Plissken interpretada por Kurt Russel também foi bastante idolatrada e iniciou uma vaga de anti-heróis.
John Carpenter escreveu, produziu, realizou e ainda foi o responsável pela banda sonora desta obra. O filme foi quase na totalidade filmado durante a noite e não usou um único cenário artificial.
Um dos maiores prazeres que retiro do visionamento destes filmes de ficção cientifica mais antigos, e sem grandes orçamentos, é o enorme coração e criatividade que as pessoas envolvidas tinham, para poderem proporcionar uma experiência futurista ao espectador. Por exemplo, e para quem viu o filme, a cena em que Kurt Russel sobrevoa a cidade num planador e vê um gráfico em 3D da cidade nos visores do planador, esse gráfico 3D não, e repito o não, é feito em computador. Os técnicos de efeitos especiais usaram uma maquete da cidade, colocaram fita adesiva fluorescente nos contornos dos prédios da maquete e filmaram a mesma no escuro utilizando apenas uma luz negra. O efeito foi este:

Em 1981 era assim que se faziam os filmes de ficção científica. Agora nesta era digital, talvez seja um pouco mais simples. Serão melhores os filmes? Tem um efeito bastante convincente não acham?

Escape from New York - 8

Antichrist - Trailer

Lars von Trier está de regresso desta vez com um filme de terror. O filme conta com Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg (21 Gramas) no papel de um casal que perdeu o filho e se retira para uma cabana num bosque para resolver os seus problemas conjugais. Já está confirmada a estreia do filme em Cannes.

terça-feira, 14 de abril de 2009

"Bourne 4" começa a ser produzido no Verão de 2011


Já está em marcha a preparação da quarta aventura de "Bourne", que tem como protagonista o actor Matt Damon no papel de Jason Bourne.

O filme deverá começar a ser produzido no Verão de 2011, segundo informação do produtor Frank Marshall na sua página do Twitter.

"Bourne 4 vai estar em obras no Verão 2011", contou Marshall na sua página do Twitter. "George Nolfi é o argumentista de Bourne 4, deverá ter um projecto até Junho."

Os três filmes feitos até agora foram baseados em histórias de Robert Ludlum, mas a quarta longa-metragem será escrita de propósito para o filme, que ainda não tem título, e terá o contributo do próprio Matt Damon e do realizador Paul Greengrass.

O último filme da saga, "Ultimato", arrecadou 3 Óscares nas categorias técnicas de Melhor Som, Montagem e Efeitos Sonoros. No total, os três filmes já renderam 525 milhões de dólares (cerca de 396,5 milhões de euros) só nas bilheteiras norte-americanas.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

On the Waterfront (Há Lodo no Cais) - Review


Terry Malloy, um ex-lutador de boxe, é usado sem saber para atrair à morte um jovem trabalhador do cais do porto, que ousou desafiar a máfia que o controla, só que ele se apaixona pela irmã da vítima. Terry decide então enfrentar a máfia e testemunhar contra ela em tribunal mesmo tendo o seu irmão Charley, que lhe arruinou a carreira como boxer, integrado na mesma.
Em 1952 durante as investigações anti-comunistas, o director Elia Kazan foi testemunha e indiciou alguns alegados comunistas na indústria do cinema, entre os quais alguns amigos. Foi bastante criticado por isso e este filme sobre um heróico denunciante da máfia, é considerado a resposta a essas críticas, demonstrando que pode haver nobreza em denunciar.
E que resposta! O filme ganhou 8 Óscares entre os quais os Óscares para Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária. Teve também 3 actores nomeados para o Óscar de Melhor Actor Secundário.
Marlon Brando teve um dos papéis mais emblemáticos da sua carreira, onde deu largas ao seu talento como actor metodista, onde é considerado o primeiro, e grande improvisador. Há uma cena em que a actriz Eva Marie Saint deixa cair um lenço e Marlon Brando improvisa apanhando o lenço e largando-o gentilmente na sua mão. Essa cena não estava no script, assim como muitas das deixas e expressões de Brando na famosa cena do táxi, onde confronta o seu irmão.
Ficou para a história a deixa " You don't understand. I could've had class. I could've been a contender. I could've been somebody instead of a bum, which I am." número 3 do American Film Institute, 100 Years...100 Quotes.

On the Waterfront - 9

Vai haver "Fast & Furious 5"


A poucos dias da estreia em Portugal do 4º filme da saga "Fast & Furious", o protagonista do filme, Paul Walker, revelou que já está a ser preparado um quinto capítulo da saga.

"Este era suposto ser o último filme. Não era suposto ter o final em aberto que teve", contou o actor à "MYfm`s Valentine". "Mas, da maneira como as coisas estão, eu e o Vin Diesel vamos voltar e fazer um quinto filme. Vamos para o Brasil", acrescentou.

Recorde-se que o filme, nos EUA arrecadou quase 55 milhões de euros na estreia.

Paul Walker escusou-se a fazer comentários sobre as razões que levaram Vin Diesel a não participar no segundo filme da saga ou porque não participou ele próprio no terceiro capítulo.

"Quando começaram a falar sobre fazer o quarto filme, eu pensei - Agora não tenho escolha, porque se não fizer o filme vão ficar chateados porque esta é a única oportunidade de voltar e fazer a primeira verdadeira sequela".

O filme ainda não tem data prevista de lançamento.

Angelina Jolie pode entrar em "Sin City 2"


Angelina Jolie está em conversações com os produtores de "Sin City" para entrar na sequela do filme, "Sin City 2".

No novo filme da saga, Angelina Jolie poderá interpretar papel de Ava, a protagonista do segundo capítulo da história, "A Dame to Kill For".

Esta não é a primeira vez que se ouvem rumores da participação de Jolie no filme, depois de muita especulação em 2006. No entanto, na altura, Angelina engravidou e as negociações ficaram-se por aí.

De momento, a actriz está a gravar o filme "Salt", onde interpreta uma agente da CIA que é acusada por um desertor de ser uma espia russa.

Para além da participação em "Sin City 2", Angelina Jolie pode também entrar no 23º filme de James Bond, depois da sua gravidez a ter impedido de participar em "Casino Royale", em 2006.

Street Fighter: The Legend of Chun-Li


Ano: 2009
Estreia nacional: 02 de Abril de 2009
País: Canadá
Género: Acção, Aventura
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Andrzej Bartkowiak
Intérpretes: Kristin Kreuk, Neal McDonough, Chris Klein, Michael Clarke Duncan

Sinopse: Forças poderosas convergem nas ruas de Banguecoque. São guerreiros, alguns com habilidades extraordinárias, todos eles determinados em vencer. Alguns lutam por nós, outros por poder ilimitado. Agora, estão a preparar-se para a batalha final. As forças da escuridão são conduzidas por Bison (Neal McDonough), um patrão do crime com poder aparentemente ilimitado, e cujo passado esconde um segredo chocante. O sindicato de Bison, Shadaloo, está a tomar poder sobre os bairros degradados da capital Thai, uma tarefa encabeçada por um assassino, Balrog (Michael Clarke Duncan). Ao serviço de Bison está também Vega (Taboo), um mascarado guerreiro de garras em punho, cuja arma foi feita à medida de ataques aniquiladores e penetrantes. Bison tem como braço direito a bela e mortal Cantana (Josie Ho). Enquanto Bison instiga uma onda de violência nos bairros degradados dos distritos, apoderando-se e obtendo poder não olhando a consequências para os residentes, uma equipa de heróis emerge. Chun-Li (Kristin Kreuk) desistiu de uma vida privilegiada para se transformar numa lutadora de rua, combatendo por aqueles que não podem lutar por si. O seu mestre de Kung Fu, Gen (Robin Shou), outrora um temido criminoso, luta agora pelas forças do bem. Igualmente determinado a parar Bison está o polícia da Interpol, Charlie Nash (Chris Klein), que tem seguido o patrão do crime por todo o mundo, e o sócio de Nash, Maya Sunee (Moon Bloodgoog), detective de homicídios do bairro da cidade onde imperam os criminosos.

Comentário: O que salta mais à vista neste filme é as más interpretações por partes de quase todos os actores. Kristin Kreuk é uma actriz muito limitada em termos representativos, apesar da boa agilidade e beleza, que se impunha num papel destes. Relativamente a Chris Klein, confirma-se cada vez mais a sua incapacidade de representar. Faz muito lembrar Keanu Reeves apesar que talvez seja mesmo ainda pior. Penso que os únicos que conseguem ter uma actuação algo positiva são os "vilões" Neal McDonough e Michael Clarke Duncan. Ambos muito bem escolhidos para os respectivos papéis. Relativamente ao argumento, é completamente banal, apesar de conseguir entreter visto que tem cenas de acção bem conseguidas. Aliás isso é o que consegue "safar" o filme. Realmente consegue entreter o espectador apreciador de filmes de acção. Em suma, sem as cenas de acção o filme poderia ser quase considerado como um filme amador. Vale apenas pelo entretenimento.

Classificação: 6


domingo, 12 de abril de 2009

Magnífico poster de Thirst


Thirst é o novo filme de Park Chan-Wook, do qual já falamos aqui. E este poster do mesmo é uma autêntica obra de arte. Censurada em alguns países por alegadamente mostrar um padre num contexto sexual.

Concept Art de Terminator Salvation

Vejam estas magnificas pinturas do concept art de Terminator Salvation que nos dão uma amostra daquilo que nos espera no filme. Estão lá os moto-exterminadores, os Transporters e os Hunter Killers (unidades voadoras), e ainda os Harvesters, os exterminadores gigantes. Mas a minha preferência vai para a pintura da cidade de San Francisco futurista, com a Golden Gate Bridge em ruínas. cliquem duas vezes nas imagens para as poderem ver em tamanho maior.





Confessions of a Shopaholic


Ano: 2009
Estreia Nacional: 09 de Abril de 2009
País: EUA
Género: Comédia, Romance
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: P.J. Hogan
Intérpretes: Isla Fisher, Hugh Dancy, Krysten Ritter, Joan Cusack, John Goodman, Leslie Bibb, Kristin Scott Thomas, John Lithgow, Lynn Redgrave

Sinopse: Na glamorosa cidade de Nova Iorque, Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma jovem que adora divertir-se e uma "expert" na arte de fazer compras - talvez até demais! Ela sonha trabalhar na sua revista de moda preferida mas nem consegue entrar no edifício até que, ironicamente, esbarra num trabalho como colunista de uma revista de Economia publicada pela mesma empresa. À medida que os seus sonhos começam, finalmente, a tornar-se realidade, ela vai desencadear cenas hilariantes e colocar-se em situações extremas para assegurar que o passado não irá arruinar o futuro...

Comentário: "Louca Por Compras" é uma comédia engraçada mas sem nada de inovador dentro do género. Tem um argumento razoável com alguns pormenores interessantes. A ideia de manequins "vivos" está engraçada e funciona muito bem. No entanto, e como já é usual neste género de filmes, é tudo bastante previsível. Relativamente aos actores, podemos observar uma Isla Fisher e um Hugh Dancy com interpretações seguras nos papéis principais, e Joan Cusack e John Goodman no "background" a segurar muito bem o filme. De uma forma geral, é um filme que entretém mas não trás nada de novo.

Classificação (0-10): 7


sexta-feira, 10 de abril de 2009

E o melhor momento na história do cinema pertence a...



Uma cena do filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi considerada o melhor momento na história do cinema, numa sondagem levada a cabo pela marca de bolachas Oreo, nos EUA.



A cena em questão mostra o (na altura) pequeno Harry a descobrir a passagem secreta para a Plataforma 9 3/4, em King`s Cross, Londres, para apanhar o comboio para Hogwarts pela primeira vez.



O filme deixou para trás a cena de "Mary Poppins", o musical de 1964 em que Julie Andrews dança no telhado.

Public Enemies - segundo trailer

Está aí o segundo trailer do filme de Michael Mann que junta Johnny Depp e Christian Bale. Um dos filmes que tenho obrigatoriamente de ver.

Inception e Avatar, duas incógnitas



Dois filmes estão a criar enorme expectativa por estes lados, pese o facto de muito pouco se saber sobre eles.
O primeiro chama-se Avatar, e representa o regresso de James Cameron á realização de filmes, depois de Titanic (1997). Sabe-se que será um filme de ficção científica, totalmente em 3-D, acerca de uma guerra interplanetária. Conta no elenco com Sam Worthington ( que foi recomendado por Cameron para o filme Terminator Salvation), Sigourney Weaver e Michelle Rodriguez.
O segundo, é o próximo filme de Christopher Nolan depois do magnífico The Dark Night (O Cavaleiro das Trevas) e chama-se Inception. Deste filme ainda se sabe menos, pois o plot tem sido mantido no segredo dos deuses, mas sabe-se que conta no elenco com Leonardo diCaprio, Michael Caine e Ellen Page (Juno).
Qualquer novidade sobre os dois e eu aviso.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cameo de Arnold Schwarzenegger em Terminator Salvation



Está confirmado que o governador da Califórnia terá uma curta aparição no filme Terminator Salvation.

Che - Review


Ou The Argentine/Guerrilla, se preferirem, pois Steven Soderbergh dividiu o biopic sobre Ernesto "Che" Guevara em duas partes. E quase todas as sequências em Guerrilla são paralelas ao que acontece em The Argentine. Não faz por isso sentido ver Guerrilla sem ter assistido ao primeiro filme. Torna-se inevitável e é propositado que o espectador compare as duas realidades dos filmes.
O filme foca a educação de Guevara como revolucionário e o seu desenvolvimento como líder. Soderbergh parece nunca ceder á tentação de o idolatrar e demonstra uma imensa acuracidade histórica.
A mão de Terence Mallick é bastante vísivel no filme, na forma contemplativa como é filmado, e no ritmo low-paced. Benicio del Toro que também acumulou as funções de produtor parece ter nascido para este papel, pois está bastante convincente. Pena que os actores secundários não estejam á altura do filme, não havendo nenhum com presença suficiente para se destacar. E que o filme por vezes se torne demasiado pausado, deixando de ser épico, passando a ser apenas longo.
Será coincidência o facto de Soderbergh ter feito este filme, que não deixa de ser um filme acerca dos ideais comunistas, neste período de crise global? E o que teria Che Guevara a dizer se ainda fosse vivo, da actual situação mundial, que alguns acreditam ser o falhanço do Capitalismo?

The Argentine - 8
Guerrilla - 7.5

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mickey Rourke VS Chris Jericho - Wrestlemania 25

E não é que Mickey Rourke subiu mesmo ao ringue para lutar contra Chris Jericho? Uma pequena homenagem de Rourke ao Wrestling, e do Wrestling a Mickey Rourke.

Viggo Mortensen quer desistir de ser actor

Depois de Joaquin Phoenix, é agora a vez de Viggo Mortensen anunciar que pretende terminar a sua carreira como actor indefinidamente. O próprio fez essa afirmação, à News 24:

"In the past week I've been from Los Angeles to Japan to Korea to Poland to the UK. It's ridiculous and it's not a healthy way to be. But, as it happens, I'm taking measures to change that. No more movies," disse ele. "I haven't said yes to one in over a year. I've been in all these well-received movies and it seems like I should be doing some more, but there are other things I want to do. It's not the right time."
Afirmou também ter recusado inumeros papéis em filmes de grandes orçamentos e que nunca fez cinema pelo dinheiro:
"They were often complete crap, all about product placement and marketing. I don't need the money"
Eu como fã dos seus trabalhos, espero sinceramente que ele reconsidere esta decisão. Ainda para mais quando se fala numa sequela de "Eastern Promises", ainda mais focada na sua personagem, Nikolai.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Terminator Salvation - TvSpot

Está aí o Tv spot do filme Terminator Salvation e foi tornada pública a confirmação de que Helena Bonham Carter (Fight Club, Big Fish, Sweeney Todd) faz parte do elenco do filme. Boa adição, a meu ver.

Thirst - Trailer

Park Chan-Wook, cineasta coreano responsável pela chamada Triologia da Vingança ("Simpathy for Mr. Vengeance" "Simpathy for Lady Vengeance" e o incrível "Oldboy" ) já terminou o seu novo filme chamado "Thirst" que será estreado em solo coreano dia 30 de Abril.
O filme é sobre um padre de uma pequena aldeia que se voluntaria para uma experiência que corre mal, e acaba por se tornar num vampiro. Seguem-se depois as mudanças físicas e psicológicas e a queda do antigo padre no desespero e depravação.
Park Chan-Wook tornou-se uma referência para mim, desde que vi Oldboy pela primeira vez. Tem um estilo muito peculiar de fazer cinema onde o inesperado prevalece e o espectador nunca sabe aquilo que vai acontecer, com inúmeros twists e revelações. Recomendo vivamente toda a triologia , principalmente Oldboy.
Entretanto, fica aqui o trailer de "Thirst" e a esperança que o filme estreie por cá. Talvez isso aconteça pois o filme também estará presente em Cannes




Rupert Murdoch recebeu cópia de Wolverine.



O lançamento online do filme X-Men Origins: Wolverine está a ganhar contornos a roçar o surreal. Ao que parece, o filme foi pirateado como uma manobra para atingir a 20th Century Fox e a NewsCorp, empresa que gere o estúdio.
E o mais incrível é que consta que o próprio Rupert Murdoch, dono da NewsCorp (também conhecido por ser o accionista maioritário do Manchester United) recebeu uma caixa, com um DVD contendo a tal cópia pirata do filme, dias antes do lançamento online.
Isto parece tudo digno de um argumento para um filme. Quem sabe a Fox não aproveita a ideia...

Em relação ao post anterior, já há confirmação por parte da Fox que o jornalista Roger Friedman foi despedido e o artigo que ele escreveu retirado do site.