terça-feira, 30 de junho de 2009

Sherlock Holmes - Trailer

Robert Downey Jr. será Sherlock Holmes, no novo filme de Guy Ritchie (Snatch). E Sherlock Holmes até sabe lutar karaté...


Inglourious Basterds - Trailer

Porque a falta deste trailer estava a tornar-se uma grande lacuna neste blog, ele está aqui:

Over Her Dead Body

Ano: 2008
Estreia nacional: 25 de Junho de 2009
País: EUA
Género: Comédia, Romance
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Jeff Lowell
Intérpretes: Eva Longoria Parker, Paul Rudd, Lake Bell

Sinopse: Devastado com a morte da sua noiva Kate (Eva Longoria Parker) no próprio dia do casamento, Henry (Paul Rudd) aceita com relutância consultar uma vidente chamada Ashley (Lake Bell). Apesar do seu cepticismo relativamente às capacidades psíquicas de Ashley, Henry perde-se de amores pela vidente, e o sentimento é mútuo. Mas há um pequeno senão: Ashley começa a ser assombrada pelo fantasma de Kate, que considera ser sua missão impedir que os dois se juntem.

Comentário: Mais uma comédia com Paul Rudd e mais uma vez uma boa interpretação. Ele tem mesmo queda para este tipo de filmes. Lake Bell tem também um excelente desempenho. Encarna na perfeição a sua personagem. Jason Biggs e Eva Longoria, embora não sejam actores tão dotados como os anteriores, conseguem cumprir nestes papéis. Penso que neste tipo de filmes eles poderiam ser mais bem aproveitados no futuro. O argumento do filme é razoável. A história é toda ela muito previsível mas corre sempre a bom ritmo. Tem diálogos muito bem conseguidos e interpretados pelo par protagonista. É mais um filme que consegue cumprir o objectivo de entreter e divertir o espectador.

Classificação: 7

Incrível Extra no Blu-Ray de Watchmen:Director`s Cut

Para mim, os extras mais interessantes dos DVDs e dos Blu-Ray são a possibilidade de assistirmos ao filme, ouvindo os comentários audio do realizador e/ou dos actores. Pois o Blu-Ray do filme Watchmen:Director`s Cut leva esses comentários a um outro nível. Temos a possibilidade de ver e ouvir uma análise profunda por parte do realizador Zack Snyder a todas as cenas do filme, com pausas, comparações com o livro, câmara lenta, zoom nos detalhes e até entrevista com os actores e o staff. Veja você mesmo.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Notícias Rápidas



  • A próxima edição dos Óscares terá dez filmes nomeados para a categoria de Melhor Filme. É a hipótese de alguns filmes um pouco mais comerciais, entrarem na corrida. Se fosse o ano passado, por exemplo, o The Dark Knight e o Wall-E seriam de certeza nomeados.
  • Morreu Farrah Fawcett, com 62 anos. A actriz, que se celebrizou com a série Os Anjos de Charlie lutava à anos contra o cancro.
  • Apesar das primeiras críticas serem bastante negativas (22% apenas no Rotten Tomatoes), Transformers 2:Revenge of the Fallen prepara-se para ter o 5º melhor fim de semana de estreia nos Estados Unidos de todos os tempos: 160 milhões de dólares. Só ultrapassado por The Dark Knight, Revenge of the Sith, Pirates of Caribbean 2 e Spider-Man 3.
  • Quentin Tarantino está na sala de corte a ultimar Inglourious Basterds e no exterior já se fala em Inglourious Basterds II. Quem o diz é Harvey Weinstein, que também nega as pressões para que Tarantino retire 40 minutos ao filme: "There's sh*t on that cutting-room floor that'll blow your brains out. I was telling Quentin the opposite — "You should put that sh*t back in the movie." There's scenes with Brad Pitt and the Basterds, and I'm praying he puts that sh*t back in, 'cause it's un-f*cking-believably great. Listen — this movie will be between 2 hours and 20 minutes and 2 hours and 27 minutes."
  • Sequela de 300 a caminho.
  • Numa entrevista, Christian Bale afirmou que não sabe de nada sobre a possibilidade de um terceiro Batman e que não prevê que Christopher Nolan retome as rédeas da saga brevemente.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos



Michael Jackson foi vítima de um ataque cardíaco hoje ao final da tarde e chegou já sem vida ao hospital de Los Angeles. Esta notícia não é propriamente sobre cinema, mas Michael Jackson não deixa de ser um dos maiores ícones culturais do mundo e uma grande influência para muita gente, dos mais variados sectores.

James Cameron mostra 24 minutos de Avatar


James Cameron mostrou 24 minutos do seu próximo filme, Avatar no CinemaExpo International em Amsterdão. Os primeiros depoimentos começam a surgir na internet:

Unique Cinema Systems Nord: “stunning, literally jawdropping. Amazing visuals unlike any before seen, with incredible detail.” … “CGI was photorealistic, characters look really real. Believe the hype, this movie will be massive!” … Cameron told audience each frame of finished film takes 30-50 hrs to render, then double that up for 3D.”

GJKooijman: “is mindblown” … “Still in awe of meeting JamesCameron...Avatar will change movie industry forever.. thank you Jim” … “It’s nothing you can imagine, it’s real. Cameron made a new planet and took a cam there.” … “THIS WILL CHANGE MOVIES FOREVER. Trust me, it will.”

A scooper at Market Saw: “The clips were amazing” … “You will NOT believe the detail.” … “The world outside is amazing. It all lives, breathes and works.” … “You will not believe the amount of leaves that look like someone created that jungle for real.” … “Little fireflies and birds fly through the shots without being there. You just take them as the world, like a dove in Central Park. It’s not placed there, it lives there and just happens to be in the shot.” … “There’s a shot of leaves somewhere which is so photorealistic you don’t want to think it’s CGI. You believe this world from the get-go. It’s there, you don’t need to believe it because you will experience it.”

Mal posso esperar para ver este filme.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Coraline - Review


Coraline (não se enganem, é Coraline não Caroline) é uma menina acabada de se mudar com os pais para uma casa antiga. Coraline sente-se aborrecida na nova casa e um pouco ignorada pelos pais, mas tudo muda quando descobre uma porta secreta que dá passagem para um mundo alternativo. Esse mundo alternativo é bastante semelhante ao mundo de Coraline excepto pelo facto de ser muito melhor para Coraline e de os habitantes desse mundo terem botões no lugar de olhos. Como não podia deixar de ser, este novo mundo tem as suas contrapartidas, que Coraline não tardará a descobrir.
Depois de ter ficado maravilhado com Waltz with Bashir, voltei a ficar agradavelmente surpreendido com outro filme de animação. Neste caso de animação stop-motion. Para os que não sabem, stop-motion é uma técnica de animação que consiste em tirar fotografias a modelos reais, a maior parte deles feitos em plasticina, movimentados e fotografados quadro a quadro. Posteriormente esses quadros são montados em película cinematográfica, criando a impressão de movimento.Para terem noção do trabalho que dá, cada segundo tem no mínimo 24 quadros.
O realizador deste filme foi Henry Selick, responsável por The Nightmare Before Christmas. De notar que ambos os filmes foram produzidos por Tim Burton.
Coraline não é um filme próprio para crianças pequenas. É intensamente sinistro e até perturbador.
Até agora um dos grandes filmes do ano. Incrivelmente belo.

Coraline - 8,5

terça-feira, 23 de junho de 2009

Primeiras imagens de Alice in Wonderland

Estas são as primeiras imagens do concept art de Alice in Wonderland de Tim Burton. Do cast deste filme fazem parte os habitués de Tim Burton, Johnny Depp e Helena Bonham Carter. Junte-se ainda Anne Hathaway. Johnny Depp será o Chapeleiro Maluco, (o produtor do filme Richard Zanuck afirma que Depp criou um sotaque para o Chapeleiro que ele descreve como sendo...indescritível), Helena Bonham Carter a Rainha Vermelha (Red Queen) e Hathaway a Rainha Branca (White Queen).
Na minha opinião as personagens têm um pouco de maquilhagem a mais, principalmente Johnny Depp que está irreconhecível, mas tendo em conta a imagem de cima, no meio de tudo aquilo talvez não incomode a vista.
Não se esqueçam de clicar duas vezes nas imagens para observarem com mais pormenor todos os detalhes, principalmente na primeira imagem.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

5 minutos de 9

Não fiquem confusos com o título, 9 é um filme animado realizado e escrito por Shane Acker, e produzido por Tim Burton e Timur Bekmambetov. É baseado numa curta-metragem com o mesmo nome, nomeada para um Óscar. Alguém teve a gentileza de descarregar online, cinco minutos do filme. E vale a pena ver.

sábado, 20 de junho de 2009

Harrison Ford é o mais bem pago

Harrison Ford continua com uma grande carreira em Hollywood e reforçou-a ao protagonizar o mais recente Indiana Jones. E assim, o actor foi o que mais dinheiro angariou, 46,9 milhões de euros, entre Junho de 2008 e Junho de 2009, segundo a revista "Forbes".
Na lista, segue-se Adam Sandler, com 39,6 milhões de euros.

O mais incrível é que o actor ganhou todo este dinheiro apenas com um filme, Indiana Jones e a Caveira de Cristal, a quarta parte da saga. Segundo explica a "Forbes", Harrison Ford doou parte do dinheiro aos estúdios Paramount.
Note-se que o mais recente Indiana Jones arrecadou mais de 700 milhões de dólares (504 milhões de euros).

O top 5 dos mais bem pagos no último ano é o seguinte:

1º Harrison Ford: 46,9 milhões de euros
2º Adam Sandler: 39,6 milhões de euros
3º Will Smith: 32,4 milhões de euros
4º Eddie Murphy: 28,8 milhões de euros
5º Nicolas Cage: 28,8 milhões de euros

Vai haver "Missão Impossível 4"

Tom Cruise e J.J. Abrams co-produzirão uma quarta sequela para a Paramount que estreará nas salas de cinema algures em 2011.

Segundo a Variety, a estreia acontecerá em 2011 e a única questão pendente prende-se com a apertada agenda de ambos e com escolha da melhor altura para começar com as filmagens.

O produtor e realizador J.J. Abrams tem vários projectos em curso, como a última temporada da série "Perdidos", a adaptação para o cinema de uma obra de Stephen King e a sequela de Star Trek.
Tom Cruise, por seu lado, quer como actor quer como produtor, tem também uma dezena de projectos entre mãos, nomeadamente protagonizar a comédia de acção "Wichita", com Cameron Diaz.

Em "Missão Impossível 4" Cruise voltaria a encarnar o agente Ethan Hunt, mas não está posta de parte a possibilidade de entrar uma jovem estrela no elenco para eventualmente continuar a saga.

The Hangover

Ano: 2009
Estreia nacional: 18 de Junho de 2009
País: EUA
Género: Comédia
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Todd Phillips
Intérpretes: Bradley Cooper, Heather Graham, Ken Jeon

Sinopse: Dois dias antes do seu casamento, Doug e três amigos rumam em direcção a Las Vegas para uma despedida de solteiro que nunca mais irão esquecer. Mas na verdade, quando os três padrinhos acordam na manhã seguinte, eles não conseguem lembrar-se de nada. Sem saberem como e porquê, eles encontram um tigre na casa de banho e um bébé de 6 meses no guarda-roupa da suite do Hotel Caesars Palace. A única coisa que não conseguem encontrar é Doug. Sem qualquer pista sobre o que se passou na noite anterior e com muito pouco tempo, o trio tem agora que tentar reconstituir a noite passada para encontrar Doug e regressar rapidamente a L.A. a tempo do seu casamento.

Comentário: Confesso que esperava algo mais deste filme. O argumento está razoável, assim como as interpretações. O trio (ou até o quarteto) funciona bem mas as suas interpretações não deslumbram. A forma de humor maioritariamente usado é sempre aquela piada fácil ou a chamada comédia física que também é a mais fácil de usar para conseguir soltar uma gargalhada do espectador. Eu sou mais admirador daquelas piadas mais elaboradas ou daquelas situações cómicas muito bem criadas. Neste filme também houveram algumas dessas situações mas foram demasiado escassas. Para além disso, há muitas partes no filme completamente paradas. Especialmente na primeira hora, há determinadas alturas que o filme precisava de um empurrão para avançar pois a lentidão era mesmo maçadora. De qualquer forma, há algumas partes do filme que são divertidas e o filme acaba por conseguir o objectivo de entreter o espectador.

Classificação: 7

2012 - Trailer

Roland Emmerich regressa com mais um filme-catástrofe. Quer me parecer que as pessoas andam um pouco saturadas deste tipo de filmes. Ondas gigantes,cometas, explosões, monumentos destruidos, milhares de mortos, um homem a salvar a família e a lembrar-nos os valores familiares e a importância da humanidade no fim. Talvez este seja diferente...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Filmes Mais Vistos em 2009

Esta é a tabela dos filmes mais vistos mundialmente em 2009 até agora. Tomei a liberdade de transcrever uma análise da mesma, feita pelo pessoal do Cinemax.


Ideias a reter:

- A crise ausente na distribuíção cinematográfica. O cinema continua a ser a forma mais barata de entretenimento fora de casa.

- A importância sempre crescente do mercado internacional apesar da boa saúde das receitas norte-americanas.
Os mercados emergentes. A China e a Rússia são parte cada vez mais relevante nos totais mundiais.

- Algum divórcio entre o gosto do público norte-americano e o resto do mundo.

- "Anjos e Demónios" com 72% das receitas fora da América do Norte. "Star Trek" de sinal oposto com 66% do total de box office no mercado doméstico.

- As comédias americanas, apenas para consumo interno? O humor americano não passa bem para o exterior? Os exemplos extremos das comédias como "Madea's Family Reunion" (fez 63 milhões nos EUA mas nem estreia em cinema no resto do mundo) ou "O Segurança do Shopping" (146 milhões nos EUA e apenas 34 no resto do mundo).

- As surpresas: "Taken" oitavo filme mais rentável a nível mundial. Será este o grande sleeper do primeiro semestre? Ou conseguirá "A Ressaca" retirar-lhe esse título?

- A importância da animação no box office de todo o mundo. "Up-Altamente" ainda por estrear na grande parte dos mercados internacionais tem muito por subir nesta tabela.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

I Love You, Man

Ano: 2009
Estreia nacional: 11 de Junho de 2009
País: EUA
Género: Comédia, Romance
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: John Hamburg
Intérpretes: Paul Rudd, Jason Segel, Rashida Jones, Jaime Pressly, Jon Favreau

Sinopse: Peter Klaven (Paul Rudd) é um agente imobiliário bem sucedido que, ao ficar noivo da mulher dos seus sonhos, Zooey (Rashida Jones), se apercebe que não tem nenhum amigo a quem possa pedir para ser seu padrinho de casamento. Peter inicia uma série de bizarros «encontros» com homens, até conhecer o carismático e divertido Sydney Fife (Jason Segel). Mas à medida que a ligação entre os dois se começa a desenvolver, o relacionamento com Zooey começa a ressentir-se...

Comentário: Há determinados actores que têm sempre tendência para determinado tipo de filmes. É claramente o caso de Paul Rudd e, especialmente, Jason Segel. Depois de "Knocked Up" e "Forgetting Sarah Marshall", Jason Segel volta com este excelente "I Love You, Man". Para além da parte mais romântica estar razoavelmente bem elaborada, neste filme o que conta é o humor. Tem humor de grande qualidade e inteligência com grandes interpretações por parte destes 2 actores acima mencionados. Tem cenas particularmente engraçadas, apesar de algumas delas terem sido apenas criadas para fazer rir o espectador, ou seja, que nada acrescentam ao filme. O interessante é que essas cenas que pouco acrescentam são escassas. O filme consegue sempre seguir a um ritmo agradável, sempre com lógica e ao mesmo tempo com cenas cheias de excelente humor. Desde logo a premissa de um homem andar a marcar encontros para conseguir arranjar um amigo é, por si só, engraçada. Portanto, aquela piada fácil ou aquele humor físico gratuito é, neste filme, muito raro e é neste aspecto essencial que podemos classificar este filme como um dos melhores do género deste ano.

Classificação: 8


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Waltz With Bashir- Review


Começo esta review, dizendo que este filme, para mim, analisa e nos dá uma amostra da realidade da guerra de uma forma que nunca nenhum filme atingiu e , atrevo-me a dizer nenhum documentário até. Provocativo, surreal, incendiário, uma mistura do pessoal, do social e do político. Alucinante, cómico por vezes, assustador. Um sonho animado.
O filme começa com Ari (o próprio realizador Ari Folman), a conversar com um amigo num bar sobre um sonho que este tem quase todos os dias, do tempo em que estavam na guerra do Líbano no princípio dos anos 80. Ari estranha ter poucas recordações sobre esse período da sua vida e procura os seus antigos companheiros para reavivar as suas recordações.
A mistura feita entre filme e documentário (sim, porque o filme é baseado em testemunhos reais de nove pessoas, sete delas dando voz ás personagens) é magnífica, assim como a animação em si. Bela e alucinogênica.
Muito ainda podia dizer sobre este filme, mas resumo tudo numa frase: Você nunca viu nada assim!

Waltz with Bashir-9

George Lucas: Antes e Agora

Esta fotografia nem sei se me dá vontade de rir ou de chorar:



Notícias Rápidas



  • O novo filme de Ridley Scott anunciado previamente como Nottingham, com Russel Crowe no papel principal, talvez acabe mesmo por se chamar Robin Hood. A intenção inicial era fazer um filme centrado na figura do Xerife de Nottingham, depois anunciaram que Crowe iria fazer o duplo papel de xerife-robin dos bosques. Agora acho que só irá fazer o papel de ladrão que rouba aos ricos para dar aos pobres. Terá Ridley Scott sido pressionado a fazerum filme mais convencional? Provavelmente.
  • Depois de anunciarem que Inglourious Basterds iria novamente à sala de montagem para serem adicionados mais 27 minutos, agora fala-se que afinal a Weinstein Company que lida de momento com problemas financeiros, está a pressionar Quentin Tarantino a reduzir o filme em 40 minutos para o tornar mais acessível ao público. Por mim, sendo Agosto um mês tão fraco nas bilheteiras, lançavam as duas versões e deixavam o público escolher.
  • O filme The Hangover (A Ressaca por cá) é até agora a maior surpresa do ano nas bilheteiras sendo o campeão do box-office norte-americano, por duas semanas consecutivas. Já está quase confirmada a sequela.
  • O novo documentário de Michael Moore pretende focar a ganância de Wall Street.
  • Lembram-se do filme Final Destination? Bem, uma italiana que não embarcou no voo da Air France que se despenhou no Atlântico a semana passada, morreu ontem de acidente de automóvel.
  • O remake de Robocop foi adiado para 2011.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Posters

Destaco de entre estes novos posters, os posters do filme District 9, pela criatividade dos mesmos.



quinta-feira, 11 de junho de 2009

Night at the Museum: Battle of the Smithsonian


Ano: 2009
Estreia nacional: 21 de Maio de 2009
País: EUA, Canadá
Género: Comédia, Acção
Distribuidora: Castello Lopes

Realização: Shawn Levy
Intérpretes: Amy Adams, Ben Stiller, Jonah Hill, Robin Williams, Owen Wilson, Hank Azaria, Eugene Levy

Sinopse: A noite caiu sobre o Smithsonian Institute, em Washington D.C. As visitas de estudo já acabaram, os guias já foram para casa e as luzes apagaram-se. No entanto, algo de extraordinário ainda está para acontecer ao ex-guarda nocturno Larry Daley (Ben Stiller)...

Comentário: É raro a sequela ser melhor que o filme original. Mas neste caso isso verifica-se. O primeiro filme cumpria o objectivo de entreter o espectador mas nada mais. Tinha um argumento algo original com algumas sequências engraçadas e pouco mais. A ideia era fazer algo mais virado para as crianças. Neste filme houve uma maior preocupação em fazer algo melhor, mais cuidado. Neste filme houve comédia, no verdadeiro sentido da palavra. Para além da comédia física, imperativo neste tipo de filmes, houve cenas de grande qualidade humorística brilhantemente interpretado por quase todos actores. Amy Adams, Robin Williams, Owen Wilson, e muitos outros estão a grande nível. Ben Stiller cumpre embora nunca possa dar um grande show a nível interpretativo. Ninguém pode fazer algo que não saiba fazer. De qualquer forma, este filme tem piadas mesmo bem conseguidas e, aliado ao bom ritmo da acção, faz deste filme um grande filme de entretenimento.

Classificação: 8

Eddie Murphy regressa com "Caça Polícias 4"


A Paramount, inspirada pelo sucesso do novo filme da saga "Indiana Jones", estão já a preparar o quarto filme de "Caça Policias".
Eddie Murphy voltará a interpretar o papel do detective Axel Foley e existem já negociações com Brett Ratner para realizar a película, noticia a revista Variety.
Lorenzo di Bonanventura irá produzir o filme enquanto que Jerry Bruckheimer, que produziu os primeiros três filmes, não participará activamente no novo filme.

Embora ainda não haja um argumentista contratado, os estúdios esperam começar a produção do filme em 2009 para que seja lançado em 2010.

Meio milhão por semana


Segundo um estudo realizado pela Marktest durante o periodo entre Abril de 2008 e Março deste ano, pelo menos 556 mil pessoas visitam as salas de cinema nacionais todas as semanas.

Assim, e segundo os resultados obtidos, 6,7% dos residentes continentais com idade superior a 15 anos vão regularmente ao cinema.

O estudo revela que a tendência vai para os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos e de classe social alta, já que apenas 2,7% da classe baixa, afirma frequentar as salas de cinema semanalmente.

Mas as diferenças não se ficam por aqui já que 7,3% do público masculino assume ir ao cinema uma vez por semana contra 6,1% referente ao público feminino.

Num total de 2,5 milhões de espectadores de cinema em Portugal Continental, importa salientar ainda as diferenças existentes entre regiões. Na zona da Grande Lisboa e Grande Porto a ida ao cinema chega a 38,6% e 40% respectivamente, ao passo que no Interior Norte e no Sul os resultados apontam 24% e 24,3% verificando-se uma menor afluência nestas zonas.

Kirsten Dunst confirmada em "Homem-Aranha 4"


Sam Raimi, realizador de Spider Man 4, vai poder contar com a presença de Kirsten Dunst no papel de Mary Jane Watson, revelou o produtor Todd Black ao jornal "New York Post". Tobey Maguire já tinha sido dado como certo no papel de protagonista da sequela.

Kirsten Dunst ainda não tinha sido confirmada no elenco do filme, que tem data de estreia prevista para 2011, uma vez que ela estava algo relutante em entrar em mais um filme da saga.

A discussão que se segue agora é o que vai acontecer na trama, mas Todd Black não quis avançar pormenores. No entanto, já se fala em casamento entre os protagonistas...

Angelina Jolie pode vir morar para Portugal?


Angelina Jolie pode vir a comprar uma casa em Lagos, no Algarve.

Vários orgãos da comunicação social têm estado a noticiar que a actriz se encontra cansada da azáfama em que vive nos E.U.A. e está à procura de uma moradia com vista mar num lugar calmo, aprazível e belo, e terá mesmo contactado uma agência imobiliária para localizar uma casa assim em Lagos.

Consta que Angelina, que cria seis filhos com o marido Brad Pitt, está grávida - um dos objectivos que tinha para este ano e ao qual, diz-se, Brad era contra - e gostaria que o seu quarto filho biológico nascesse no nosso país.

Uma fonte próxima do casal disse que "Angelina adora Portugal e quer criar os filhos lá. Quer-se mudar o mais depressa possível."

Desconhece-se se Angelina Jolie pretende mudar-se em definitivo ou se esta será apenas mais uma habitação, não se sabendo também se Brad Pitt estará disposto a mudar-se com ela.

"Digamos que eles têm uma relação aberta. Cada dia é um novo dia para eles. Eu adoro-os mas confesso que as coisas têm andado difíceis entre os dois, nos últimos meses", admitiu a mesma fonte acima referida.

Também se especula se esta notícia terá alguma ligação com a apresentação do projecto de investimentos, entre a Portimão Turis, EM e a Algarve Film Commission, apresentado em Portimão no final de Maio, pelo actor português Joaquim de Almeida e Lynn Fero, vice-presidente da CBS, que também será parceira do projecto que transformará Portimão na "Cidade do Cinema", como destacou o presidente da Câmara Municipal da cidade, Manuel da Luz.

Rodriguez quer Schwarzenegger em “Predators”


Robert Rodriguez, realizador de "Sin City", convidou Arnold Schwarzenegger a regressar ao seu papel em “Predators”, terceiro filme da saga que contou com Schwarzenegger em 1987.

No filme original, de John McTierman, Arnold interpretava um marine que lutava com um extra-terrestre caçador, numa densa selva sul-americana.

“Predator” teve uma sequela nos anos 90 e deu origem aos filmes "Aliens vs Predator".

Rodriguez diz que não quer fazer um "remake", mas sim uma sequela, e promete um filme violento e cheio de surpresas. E uma delas seria ter Arnie de volta, como secundário, para não mais de dois dias de filmagens...

Shutter Island - Trailer

Finalmente o trailer de Shutter Island. Embora não pareça estar dentro do território normal de Martin Scorcese, parece que temos filme:

quarta-feira, 10 de junho de 2009

500 Days of Summer - Trailer

500 Days of Summer, um dos filmes mais falados no festival de Sundance estreia em Portugal a 8 de Outubro. Este é o trailer internacional:


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terminator Salvation - Review



Lembro-me que à cerca de 15 anos atrás, quando vi pela primeira vez um filme da saga Terminator, mais concretamente aquela cena tipo "flashback" do futuro que começa com um pé mecânico a esmagar uma caveira humana, que sempre achei que um filme mostrando a guerra dos humanos contra as máquinas é que seria formidável.
Pois bem, este Terminator Salvation permite-nos satisfazer esse delírio futurista ao oferecer-nos um mega-espectáculo de acção, extremamente fast-paced. Há exterminadores e máquinas para todos os gostos, terrestres, no ar, aquáticos, grandes, pequenos ou gigantes. Há explosões, perseguições, lutas corpo a corpo, tiros e quedas. Tem até um desenlace final numa fábrica-escura-a-deitar-faíscas-por-todo-o-lado-e-com-montes-de-ferro-incandescente. E não era o que todos queríamos?
O filme estreou à duas semanas atrás nos Estados Unidos e a crítica não foi muito simpática para com este filme. Apontaram o dedo a problemas de edição e montagem do filme, falta de credibilidade, e principalmente pouco desenvolvimento das personagens. Pouco desenvolvimento das personagens?! Isto é um Exterminador Implacável! Que desenvolvimento das personagens há nos dois primeiros filmes?
Eu não sei o que algumas pessoas esperavam deste filme, mas as minhas expectativas não foram defraudadas. Temos um grande filme de acção, do princípio ao fim. Cenas espectaculares e um argumento bastante conseguido, do meu ponto de vista. O realizador, McG, ao contrário do que seria de esperar dele que recorde-se foi o realizador de Charlie`s Angels, apresentou-nos uma perspectiva da saga bastante séria, sem o tom de certo modo cartoonesco presente nos outros filmes. Não há muitos "hasta la vista baby", apenas duas frases emblemáticas da saga que estão bastante dentro do contexto, não tendo sido enfiadas a martelo, e que passarão despercebidas ao espectador menos atento.
Sam Worthington rouba o filme a Christian Bale, que não se consegue livrar da voz à Batman, e será quase de certeza a próxima mega-estrela mundial. Ainda mais com Avatar a caminho.
O terceiro filme da saga, embora eu não pense que tenha sido um passo atrás foi definitivamento um passo ao lado, mas este Terminator Salvation revitalizou a saga e vai conduzi-la por um novo caminho .

Terminator Salvation - 8,5

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cenas Cortadas - Indiana Jones and the Raiders of the lost Ark

Este é um caso em que a cena inicial foi bem cortada e o realizador tomou a melhor opção. É a famosa cena em que aparece um habilidoso com a espada e o Indy despacha-o com um tiro. Podem comparar a cena cortada e a edição final no vídeo a seguir.


David Carradine (1936-2009)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pior Idéia de Sempre - Filme de Where's Wally?



Já me ocorreu criar esta rubrica aquando da notícia do remake de Karate Kid, ou do filme baseado no jogo do Monopólio. Também quando anunciaram um filme sobre o Bazooka Joe, marca de chicletes. O equivalente em Portugal seria fazer um filme sobre o gorila das chicletes Gorila. Sem contar com as estúpidas sequelas de filmes com mais de 20 anos.
Piores ideias de sempre há muitas e será dificil definir qual será mesmo a pior, talvez depois faça uma votação, mas algumas por serem mais recentes ganharão essa etiqueta. Neste momento o título pertence a quem teve a ideia de fazer um filme sobre as ilustrações Where's Wally?, ou Onde está o Wally? .
E consta que a Universal, juntamente com a Illumination Entertainment, deram luz verde ao projecto. Já agora, descubram onde está o Wally:


terça-feira, 2 de junho de 2009

Platoon - Review



Há já muito tempo que estava para ver este filme, considerado um dos melhores filmes de guerra de sempre. Baseado na experiência pessoal do realizador Oliver Stone como soldado na guerra do Vietnam, o argumento foi escrito em 1968, logo que o realizador regressou aos Estados Unidos. Oliver Stone idealizou a música dos Doors para banda sonora do filme e até enviou o argumento a Jim Morrison na esperança que ele aceitasse interpretar o papel principal. Jim nunca respondeu, mas quando morreu em Paris tinha o argumento com ele.
O filme foi feito apenas em 1985 e contou com Charlie Sheen no papel principal e Willem Dafoe a liderar um elenco de excelentes secundários, entre os quais Tom Berenger, Forest Withtaker e Johnny Depp, num papel menor.
O filme ganhou o óscar para melhor filme em 1986, mas eu pessoalmente achei o filme demasiado valorizado, ou overrated, como dizem os nossos colegas americanos. Willem Dafoe é grande como sempre, mas falta carisma á personagem de Charlie Sheen. A sua transformação psicológica em relação á guerra e a mudança de postura durante e depois do incidente na aldeia vietnamita é demasiado brusca e implausível. No cômputo geral, o filme não transmite os sentimentos, que claramente tentava transmitir.
Não quero dizer com isto que não é um bom filme, mas pessoalmente, não o apreciei da forma que esperava. Talvez as expectativas tenham sido muito elevadas.

Platoon - 7,5

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Concept Art de Avatar

Finalmente, uma pequena amostra daquilo que poderá ser Avatar, a megalómana produção de James Cameron. O filme tem sido mantido em segredo absoluto, sabendo-se apenas que será um filme de ficção científica em 3D orçamentado em 300 milhões de dólares. Estas duas fabulosas imagens do concept art foram lançadas pela Fox, para nos deixar a salivar. Carreguem nelas para alargar a imagem e poderem admirá-las melhor: