sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Novo trailer de Avatar

Este filme pode ser apenas estilo e visual, e não ter substância. Mas já ganhou o dinheiro do meu bilhete.



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DiCaprio, Clooney e Depp concorrem pelo papel de Frank Sinatra



Já em Maio havia anunciado a intenção de Martin Scorcese de fazer um filme sobre a vida de Frank Sinatra. O projecto vai mesmo para a frente e começam a ser anunciados os candidatos para o papel. Scorcese quer o "seu" actor, Leonardo DiCaprio. O estúdio quer Johnny Depp para o papel. A família do cantor quer George Clooney pois deseja que o filme esteja mais virado para a música do que para o sexo, as bebedeiras ou a violência e que Clooney daria a imagem de um homem gentil e decente.
Clooney parece partir atrás na corrida, por dois motivos. Primeiro porque seria mais díficil representar Sinatra na juventude. Segundo, porque não me parece que o estúdio pretenda abdicar muito do sexo e da violência.
Se todos os filmes tivessem um leque de escolhas deste calibre para protagonistas...
A minha humilde sugestão seria fazerem algo do gênero do que fizeram com o biopic de Bob Dylan, e usarem os três actores para representar diferentes fases da vida da "Voz".

sábado, 24 de outubro de 2009

Hugh Jackman é o preferido



Hugh Jackman poderá voltar a conduzir a cerimónia de entrega dos Óscares.


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood reconheceu o bom desempenho do actor no ano anterior e pretende que seja novamente ele a apresentar a gala mais aguardada do ano.

Segundo informações publicadas pela revista "New York Magazine", o conselho directivo da academia está ciente do quão é difícil encontrar um artista tão completo como Jackman: bonito, que saiba ser divertido e sério, que dance e cante. Resta então saber se o actor vai aceitar.



Cá para mim eu acho que vai...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

District 9 - Review


Apelidado por alguns como o melhor filme de ficção científica desde Blade Runner, as expectativas eram bastante elevadas antes de ver este filme. Não se pense com esta introdução, que não apreciei o filme, antes pelo contrário. Mas este era um daqueles filmes altamente antecipados por mim, e eu tinha esperança que as minhas expectativas fossem suplantadas. Vocês sabem como é, a espera por determinado filme, e quando finalmente assistimos ao mesmo, o desejo de que este nos ilumine, seja transcendental, original e excitante.
Mas, voltando ao District 9, se as expectativas não foram suplantadas, foram concerteza confirmadas. E as expectativas eram elevadas. District 9 é um filme de acção-ficção científica bastante inteligente e inovador.
Numa magnífica introdução á história, estilo documentário, ficamos a saber que uma nave tem pairado sobre Joanesburgo nos últimos 20 anos. Os seus tripulantes, umas criaturas parecidas com grilos, mas que se movimentam em duas patas, têm sido mantidos durante esse período numa espécie de guetto (o District 9) nos arredores de Joanesburgo. os humanos estão cada vez menos tolerantes à presença dos aliens e é desencadeado um plano para mover os 1,8 milhões de habitantes do guetto para um local mais isolado. O responsável por essa operação é Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley).
Mais não digo pois não quero estragar o factor surpresa ao revelar demasiados spoilers. Quero só destacar a forma magnífica como o filme passa do já citado estilo-documentário para uma narrativa mais convencional, quase sem darmos por isso. E a dimensão humana bastante presente, com temáticas como o preconceito, o racismo e a exclusão social. A escolha da capital da África do Sul como palco da acção não é inocente.
District 9 é um grande filme de ficção científica, para mim o melhor até agora deste novo século. Não me vou arriscar a entrar em comparações com Blade Runner, mas arrisco dizer que está quase, quase (falta-lhe um bocadinho assim...) ao nível de Dark City ou do primeiro Matrix.

District 9 - 8,5




domingo, 18 de outubro de 2009

Protagonistas de "Crepúsculo" já vivem juntos





Kristen Stewart e Robert Pattinson assumiram finalmente o namoro e ainda revelaram que já vivem juntos em Vancouver, no Canadá.

O casal de actores aparecerá na capa da revista "Ok!", que promete mostrar fotografias do apartamento.

"Já vivemos como casados", disseram os protagonistas da saga "Crepúsculo" à publicação.

O casal aproveitou ainda para contar que passa os tempos livres a "tocar guitarra, ouvir Rolling Stones e a cozinhar".

Uma Thurman confirmada em "Kill Bill 3"




Depois de Quentin Tarantino ter anunciado que vai avançar com "Kill Bill 3", foi a vez de Uma Thurman, em entrevista à MTV, ter garantido que vai voltar a viver a personagem Beatrix Kiddo e que já conhece muitas ideias de Tarantino, que, garante, são muito boas.
"Tarantino ainda não terminou o roteiro. Na verdade, ainda não sei nem se ele começou a escrever, mas contou-me algumas ideias e são muito, muito boas. Mas não posso contar mais do que isso por enquanto", revelou a actriz.


Em "Kill Bill 3", Beatrix Kiddo (Thurman) terá de acertar contas com a vingativa Nikki, filha da assassina Vernita Green (Vivica A. Fox), que tenta vingar a morte da mãe.

O filme só deverá estrear dez anos depois do primeiro "Kill Bill", ou seja em 2014.

G-Force

Ano: 2009
Estreia nacional: 01 de Outubro de 2009
País: EUA
Género: Acção, Aventura, Fantástico
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Hoyt Yeatman
Intérpretes: Bill Nighy, Will Arnett, Zach Galifianakis, Nicolas Cage, Sam Rockwell, Jon Favreau,Penélope Cruz, Steve Buscemi

Sinopse: Força-G é a mais recente evolução de um programa governamental, clandestino, de treino de animais para espionagem. Munidos com o mais evoluído equipamento tecnológico de espionagem, estas cobaias - altamente treinadas - descobrem que o destino do mundo está "nas suas patas". Alistados na Força-G estão as cobaias Darwin, o líder de equipa determinado a obter o êxito a qualquer custo; Blaster, um escandaloso perito em armamento com grande atitude e um amor por todas as coisas radicais; Juarez, uma sedutora especialista em artes marciais; o indetectável perito de reconhecimento Mooch, e uma toupeira, Speckles, munida de ciber inteligência. Força-G apresenta-nos ainda vários outros espécimes do reino animal, incluindo a preguiçosa Hurley e o hamster ultra territorial Bucky.

Comentário: Fui ver este filme a pensar que era inteiramente de animação. Talvez por isso alguma da desilusão, especialmente ao ver os actores americanos e ingleses de carne e osso a falarem português. Mas mesmo esquecendo esse facto, o filme deixa muito a desejar. Embora se tente, por diversas vezes, fazer rir o espectador, apenas se consegue em 2 ou 3 vezes ao longo de todo o filme. Muito pouco para um filme deste género. As interpretações estão também muito medíocres. Portanto, o filme foi no seu todo um pouco de desilusão. De qualquer forma, os miúdos devem gostar.

Classificação: 6

Major Movie Star

Ano: 2008
Estreia nacional: 08 de Outubro de 2009
País: EUA
Género: Comédia
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Steve Miner
Intérpretes: Jessica Simpson, Vivica A. Fox, Steve Guttenberg

Sinopse: Quando a jovem estrela de cinema Megan Valentine (Jessica Simpson) se vê subitamente sem dinheiro e humilhada perante a opinião pública, alista-se no exército norte-americano na esperança de que isso mude a sua vida.

Comentário: Obviamente que Jessica Simpson não é uma grande actriz. Isso ficou, mais uma vez, bem patente neste filme. O problema é que todo o elenco deixa bastante a desejar. A história também não tem nada de especial. No entanto, o filme consegue, por vezes, fazer sorrir, e consegue entreter razoavelmente o espectador.

Classificação: 7

Pride and Glory

Ano: 2008
Estreia nacional: 08 de Outubro de 2009
País: EUA
Género: Crime, Drama
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Gavin O'Connor
Intérpretes: Colin Farrell, Edward Norton, Jon Voight

Sinopse: Quatro polícias de Nova Iorque morreram, assassinados numa emboscada que pôs todo o departamento alerta e bastante nervoso. Com um assassino a monte e tanto em jogo, o chefe dos detectives de Manhattan Francis Tierney (Jon Voight) pede ao seu filho, o detective Ray Tierney (Edward Norton), para conduzir a investigação. Ray toma as rédeas do caso, com relutância, pois sabe que os polícias que perderam as vidas estiveram sob as ordens do seu irmão, Francis Tierney, Jr. (Noah Emmerich), e do seu cunhado, Jimmy Egan (Colin Farrell). Aparentemente foi apenas uma prática de rotina, de detenção de droga, que correu terrível e tragicamente mal. Mas quando Ray aprofunda o caso, descobre que alguém teria de ter avisado os traficantes de droga de que os polícias viriam. Alguém dentro do departamento. Pior que isso, as evidências começam a apontar numa direcção impensável: para o seu irmão e para seu o cunhado. À medida que as dúvidas aumentam, o caso força a família a escolher entre a lealdade familiar e a lealdade ao departamento.

Comentário: Apesar de contar com um Edward Norton e um Jon Voight em bom nível, ainda não foi neste filme que Colin Farrell me convenceu. Não é um mau actor mas falta-lhe algo para se poder dizer que é realmente um bom actor. A história deste filme não tem nada de especial. Já está bastante batida. Para além disso, o filme é um pouco aborrecido, com poucos motivos de interesse. De qualquer forma, consegue de certa forma surpreender. Edward Norton tem, sem dúvida, uma boa interpretação mas penso que não terá sido escolhido o melhor actor para este papel. No entanto, o filme não é mau.

Classificação: 7

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fast Forward Braga

O Fast Forward começa hoje com a entrega do tema do festival. Amanhã é feita a apresentação dos trabalhos no Teatro Circo. Em jeito de aperitivo, podem ver em baixo o filme This World and Body e o filme Mala-Entendida, respectivamente Melhor Filme de 2008 e Prémio do Público 2008 (é o meu preferido também).

FILME 30/2008 - This World and Body from fast forward portugal on Vimeo.



FILME 03/2008 - Mala entendida from fast forward portugal on Vimeo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Notícias Rápidas



  • Foi revelado o cast de Predators, de Robert Rodriguez. O papel principal pertence a Adrien Brody (King Kong, The Pianist), fazendo parte do elenco também Danny Trejo (Machete) e Topher Grace (Spider Man 3, That 70`s Show). A escolha de Brody parece-me ser um pouco infeliz, pois em King Kong mostrou não ter postura para encarnar um herói de acção. E se o Governador Schwarzenegger se viu à rasca contra um Predador, não estou a ver o Adrien Brody a fazer frente a uma camada deles.
  • Zombieland teve uma estreia positiva nos cinemas, recuperando no primeiro fim de semana de exibição o investimento, e já está a ser considerada uma sequela.
  • Francis Ford Copolla (O Padrinho, Apocalypse Now) estará em Portugal, no festival do Estoril.

domingo, 11 de outubro de 2009

Começam as gravações de "The A-Team"





O elenco de "The A-Team" foi fotografado pelo site Splash News durante as gravações do filme, que é mais uma adaptação de uma série televisiva homónima que fez sucesso nos Estados Unidos na década de 80.

Bradley Cooper, Liam Neeson, Sharlto Copley, Quinton Jackson e Jessica Biel são alguns dos actores da película, que fará uma actualização da trama, substituindo os quatro militares da Guerra do Vietname da versão original por quatro veteranos da Guerra do Iraque.

"The A-Team" conta com Ridley Scott na produção e deve estrear em 2010 sob o olhar atento do realizador Joe Carnahan.

Naomi Watts é a actriz mais rentável




A revista "Forbes" elaborou uma lista com as actrizes mais rentáveis para as grandes produtoras com o intuito de perceber se as estrelas que mais cobram por filme são as que realmente merecem.
No topo do ranking está a britânica Naomi Watts.

A protagonista de "King Kong" é, segundo a publicação, a mulher que mais benefícios traz às produtoras com as quais trabalha, apesar de cobrar muito menos por filme do que, por exemplo, Angelina Jolie, indentificada pela mesma publicação como a actriz mais bem paga de Hollywood.

A completar o top das 10 actrizes mais rentáveis estão também Jennifer Connelly, Rachel McAdams, Natalie Portman, Meryl Streep, Jennifer Aniston, Halle Berry, Cate Blanchett, Anne Hathaway e Hillary Swank.

Fame

Ano: 2009
Estreia nacional: 01 de Outubro de 2009
País: EUA
Género: Musical
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Kevin Tancharoen
Intérpretes: Naturi Naughton, Kay Panabaker, Anna Maria Perez de Tagle, Kelsey Grammer, Charles S. Dutton

Sinopse: "Fama" segue um grupo de talentosos dançarinos, cantores, actores e artistas durante quatro anos na escola New York City High School of Performing Arts, onde, através de um variado e criativo conjunto de actividades, é oferecida aos estudantes de todos os níveis sociais a oportunidade de viverem os seus sonhos e alcançarem a verdadeira e duradoura fama... aquela que se consegue apenas com talento, dedicação e trabalho árduo. Numa incrível atmosfera competitiva, atormentados por dúvidas interiores, a paixão de cada estudante vai ser posta em causa. Para além dos seus objectivos artísticos, eles terão de lidar com as questões normais da escola secundária, uma fase tumultuosa cheia de trabalhos da escola, amizades intensas, o despertar das paixões e a auto-descoberta. À medida que cada aluno luta pelo seu momento de glória, eles irão descobrir quem, entre eles, tem talento inato e a disciplina necessária para ser bem sucedido. Com o amor e a ajuda dos amigos e colegas artistas, eles descobrirão quem alcançará a fama.

Comentário: Primeiramente, gostaria de realçar o bom casting feito para este filme, com muitos jovens actores talentosos, alguns deles com bastante futuro. O argumento não é mau mas poderia ser melhor. Tenta-se entrar na vida de alguns dos alunos e com isso criar emotividade nas personagens e, por conseguinte, no filme. No entanto, isso não é bem conseguido. Por outro lado, temos bastante ritmo, com excelentes coreografias e excelente sonoridade nas músicas. Portanto, o filme não tem uma carga emotiva como, se calhar, se pretendia. De qualquer forma, há ritmo, boas representações e uma boa realização.

Classificação: 7

sábado, 10 de outubro de 2009

Festival Fast Forward Braga


É já no próximo fim de semana que a cidade de Braga acolhe mais um festival Fast Forward.
Esta é a descrição do festival , tal como está no site http://www.fastforwardportugal.com/ :

Fast Forward Portugal – Film Festival é um festival de curtas metragens organizado pela Velha-a-Branca em que os concorrentes são convidados a realizar um filme em menos de 24 horas. O filme em formato digital deverá ter até três minutos e respeitar o tema entregue no início do Festival a cada equipa. Partindo do tema, cabe às equipas escrever, filmar e editar o trabalho final até ao dia seguinte. A exibição dos filmes das várias equipas e a escolha dos vencedores será feita nessa mesma noite.

O festival Fast Forward nasceu em Chicago nos EUA e realiza-se actualmente também em Dublin (Irlanda) e em Braga (1ª edição em 2006; 2ª edição em 2007; 3ª edição em 2008). O primeiro passo para participar neste festival é juntar uma equipa capaz de escrever, filmar, editar e, claro, dar a cara no filme. Não há limite de concorrentes mínimo nem máximo por equipa. Feita a selecção da equipa é necessário proceder à inscrição no Festival.

No primeiro dia do Festival (sexta-feira) a Velha-a-Branca sorteia pelas equipas inscritas um tema para o filme a realizar. O tema não é o guião e deve ser entendido somente como uma referência ou como uma fonte de inspiração para escrever o argumento de uma curta metragem até três minutos.

Recebido o tema é só pôr mãos à obra! O trabalho final devidamente editado deve ser entregue no dia seguinte (sábado) na Velha-a-Branca até às 18h. A exibição pública dos filmes admitidos a concurso é feita logo a seguir pelas 21h45. Mais tarde nessa noite são anunciados os vencedores e atribuídos os prémios.

Os meios técnicos não são um problema: uma simples câmara de vídeo digital, um computador e software de edição de áudio e vídeo podem ser suficientes para um bom trabalho. A Velha-a-Branca dá apoio disponibilizando uma sala com computadores e software de edição. Além disso, para quem quiser aprender ou melhorar os seus conhecimentos nesta área, a Velha promove workshops a realizar nas semanas anteriores ao início do Festival.

Fast Forward Portugal – vale bem uma noite mal dormida!

A apresentação do tema é na Sexta Feira dia 16 e a apresentação das curtas metragens é no dia 17 ás 21:45 horas no Teatro Circo

É uma excelente iniciativa como podem ver, e um excelente estimulo á criatividade cinematográfica dos participantes. É sempre de saudar estas iniciativas. Vêmo-nos no Teatro Circo!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cenas - Jaws



É pena esta excelente cena de Jaws (Tubarão) não ter uma versão legendada no You Tube. De qualquer forma, devem compreender ou então lembrar-se desta cena que confere uma dimensão mais humana ao pescador frio e rezingão interpretado por Robert Shaw. Ele conta como sobreviveu ao naufrágio do USS Indianapolis na Segunda Guerra, passando uma noite na água, enquanto via os seus companheiros serem devorados pelos tubarões que infestavam as águas. Foi o próprio Robert Shaw que escreveu esta cena, ela não fazia parte do livro que inspirou o filme.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 minutos de 2012



Talvez seja apenas mais um filme-catástrofe de Roland Emmerich, mas estes 5 minutos de amostra, são sem dúvida espectaculares. Veja que vale a pena.

sábado, 3 de outubro de 2009

Tarantino promete Kill Bill 3

Quentin Tarantino numa entrevista que concedeu a um programa de televisão italiano, prometeu que Kill Bill vem a caminho. A entrevistadora começou por perguntar se haveria uma prequela de Inglourious Basterds. Tarantino respondeu "talvez". Em seguida perguntou por uma possível sequela de Pulp Fiction. A resposta foi: "isso nunca irá acontecer". Até que o próprio Tarantino disse à apresentadora: "não perguntaste pelo outro". Ela perguntou então se ele iria realizar Kill Bill 3. A resposta foi "Sim!".
Depois disto rapidamente os blogs cinéfilos entraram em efeverscência e várias especulações surgiram sobre o rumo que a história tomaria. A começar pelo nome. O Bill já morreu por isso o nome Kill Bill não é muito adequado. O consenso geral aponta para que a história se desenrole em torno da vingança da filha de Vernita Green. Se bem se lembram, a Noiva depois de matar Vernita Green disse à filha desta que quando crescesse poderia procurá-la para se vingar. Embora algumas previsões apontem para que a filha de Vernita Green procure não a Noiva, interpretada por Uma Thurman, mas a sua filha, que aparece vagamente em Kill Bill 2.