segunda-feira, 30 de novembro de 2009

The Twilight Saga: New Moon


Ano: 2009
Estreia nacional: 26 de Novembro de 2009
País: Austrália
Género: Fantástico, Terror, Romance
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Chris Weitz
Intérpretes: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Nikki Reed, Michael Sheen, Dakota Fanning, Cameron Bright

Sinopse: Bella Swan (Kristen Stewart) está devastada pela súbita partida do seu amado, o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson), mas o seu espírito é reavivado pela crescente amizade com o irresistível Jacob Black (Taylor Lautner). De repente ela é puxada para um mundo de lobisomens, inimigos ancestrais dos vampiros e vê a sua lealdade testada.

Comentário: Este segundo filme da saga está uns furos bem abaixo do primeiro. Depois do primeiro filme, ficou no ar a ideia que havia muito por onde desenvolver e esta saga poder-se-ia tornar mesmo bastante interessante. No entanto, este "Lua Nova" mostrou-nos que não. Foram 2 horas e meia de filme mas pouco ou quase nada se passou. Efectivou-se a existência dos "homens-lobo" e uma nova linhagem de vampiros. Fora isso, é triste, mas efectivamente mais nada se passou. Tudo muito lento, muito triste e muito aborrecido. Até nas interpretações isso se reflecte. Kristen Stewart, Robert Pattinson mantêm-se apenas... razoáveis. A realização está bastante pior. Planos completamente banais, simplesmente ajudado em raras alturas pelos bons efeitos especiais. A fotografia continua de boa qualidade, mas tudo isto é muito pouco para um filme que bateu recordes de bilheteira. É daqueles casos em que um livro de grande sucesso e uma grande campanha de marketing é suficiente para se ter grande sucesso de bilheteira. Recomendado apenas aos fãs dos livros e adolescentes do sexo feminino.

Classificação: 6

sábado, 21 de novembro de 2009

500 Days of Summer



Um dos filmes mais aclamados do último Sundance, 500 Days of Summer mostrou-me que ainda há esperança para as comédias românticas.
De facto Marc Webber oferece-nos um filme bastante inteligente e sensível. Como o narrador anuncia no príncipio do filme, é uma história de "rapaz (Joseph Gordon Levitt) conhece rapariga (Zooey Deschanel)". Mas o relacionamento é um pouco diferente do habitual, com o rapaz a desejar uma relação séria e a rapariga apenas a ver o que sai dali. A montagem também não é a habitual, com vários saltos temporais, avançando e retrocedendo várias vezes.
Não posso deixar de realçar a banda sonora, que acompanha bem o filme.
E uma última palavra para Joseph Gordon Levitt que carrega o filme ás costas e dá uma enorme credibilidade ao mesmo, levando-me a pensar que sem ele o filme definitivamente não seria o mesmo. Está a construir uma carreira bastante sólida e tenho quase a certeza que está destinado a brilhar ainda mais.

500 Days of Summer- 8,5

Cenas - The Hudsucker Proxy

Esta cena (ou sequência de cenas) do filme dos Irmãos Coen, The Hudsucker Proxy, é simplesmente genial.
E assim nasceu o Hula Hoop...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Trailer da série The Pacific

Lembram-se de uma excelente série chamada Band of Brothers (Irmãos de Armas) que passou há alguns anos na televisão? De certeza que sim. A série foi criada por Steven Spielberg e Tom Hanks na altura que filmaram Saving Private Ryan. Pois bem, Steven Spielberg e Tom Hanks voltaram a unir esforços num projecto semelhante, desta vez dedicado à guerra no Pacífico.
Brevemente, numa televisão perto de si.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

2012 - Review


Roland Emmerich já nos brindou com uma série de filmes-catástrofe e produções dispendiosas (Independence Day, Godzilla, The Day After Tomorrow) todos de qualidade mediana e o último, (10000 BC) um fracasso quase total.
A linha da história toda a gente adivinha qual é: Estranhos eventos começam a ocorrer, um cientista apercebe-se do que irá acontecer e tenta avisar toda a gente, um herói pouco convencional é apresentado, assim como a sua família com problemas de relacionamento.
Com 2012, Emmerich traz-nos um entretenimento decente, com um grande cast (que merecia material melhor a nível de script) e sequências de destruição massiva de prender a respiração. É também um filme que sem dúvida nenhuma alcança um maior impacto no cinema devido ás tais cenas de encher a vista.
Tem contra si o número exagerado de personagens, a talvez demasiado longa duração e a implausibilidade da história. Embora à partida, penso que toda a gente já sabe que este é um daqueles filmes deixe-o-cérebro-na-entrada.
Deixe-o então e compre as pipocas.

2012 - 7


domingo, 15 de novembro de 2009

The Haunting of Molly Hartley

Ano: 2008
Estreia nacional: 05 de Novembro de 2009
Estreia mundial: 31 de Outubro de 2008
País: EUA
Género: Drama, Terror
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Mickey Liddell
Intérpretes: Haley Bennett, Jake Weber, Chace Crawford

Sinopse: Molly Hartley está decidida a deixar para trás todos os problemas do passado assim que começa a estudar numa nova escola. É um óptimo começo, principalmente porque inicia um romance com o rapaz mais popular do local. Mas a tensão e o medo novamente tomam conta de Molly. Ela tem dúvidas se conseguirá manter os seus segredos enterrados, sobretudo quando começa a descobrir terríveis acontecimentos que a esperam.

Comentário: Neste filme de terror, o terror é pouco abundante. Isto será mais um thriller. O argumento é básico, assim como as interpretações. O realizador conseguiu filmar algumas (poucas) cenas em que consegue assustar o espectador mas de resto, nada de especial. Mais um filme de terror que não trás nada de novo.

Classificação: 6

sábado, 14 de novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Clash of the Titans - Teaser Trailer

Sam Worthington (Terminator Salvation, Avatar) continua a sua senda nos super-espectáculos de acção e desempenhará o papel de Perseus no remake do filme de 1981, Clash of the Titans.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Notícias Rápidas


  • Um exemplo das dificuldades que Darth Vader tem de enfrentar.
  • David Duchovny fala da forte possibilidade de X-Files 3 ser feito em 2012.
  • Depois de um hiato de sete anos, John Carpenter vai regressar com The Ward. Espero um bom regresso. Quase nada sei sobre o filme. Quando tiver mais novidades faço um post.
  • Por vezes parece que as minhas preces são ouvidas. Steven Spielberg não fará o remake de Oldboy anunciado à um ano atrás e que teria como actor principal, Will Smith.
  • Mel Gibson esteve perto de se tornar James Bond, num determinado período da sua carreira. Foi o produtor da saga, Albert Brocolli, que recusou o actor,alegadamente por ele ser muito baixo para o papel.

Public Enemies - Review


Há filmes em que as expectativas demasiado elevadas sobre o mesmo, trazem no final um leve amargo de boca, mesmo que o produto seja bom e consistente. Eu reconheço que isso me acontece bastantes vezes. São inúmeras as vezes em que começo a ver um filme, não apenas na esperança de passar um bom momento e entreter-me despreocupadamente, mas com a esperança de ser "iluminado", por assim dizer. Há filmes aos quais eu quase exijo que sejam divinais, e custa-me aceitar menos do que isso. Por certo isso acontece uma vez ou outra a todos os cinéfilos.
Por outro lado temos a contrapartida. Filmes a que à partida não damos grande valor, mas que se tornam uma surpresa agradável.
Este não foi precisamente o caso de Public Enemies. Convenhamos que um filme de Michael Mann com Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cottilard é caso para optimismos. E esse optimismo era grande mas o entusiasmo foi refreado após a estreia do filme em solo americano e algumas críticas não muito favoráveis.
E assim, preparado para o pior, assisti ao filme e fiquei bastante satisfeito com o resultado final. As prestações dos actores sustentam bastante o filme, embora haja Bale a menos. Tem poucos minutos no filme e a sua personagem não tem quase nenhum background. Mas havendo Bale a menos, temos por outro lado, bastante de Depp.
Johnny Depp dá-nos um retrato de John Dillinger diferente do retrato usual de Hollywood, dos gangsters. Alguém pode dizer que isso pode ter a mão de Michael Mann,mas eu estou convicto que não.
Destaque ainda para a excelente fotografia do filme.

Public Enemies - 8

Charlie Chaplin em Matrix

E se o filme Matrix tivesse sido feito na época do cinema mudo, com Charlie Chaplin no papel de Neo?

domingo, 8 de novembro de 2009

Amanda Syfried confirma "Mamma Mia 2"




Em declarações ao programa da BBC Newsbeat, a actriz Amanda Seyfried confirmou que "Mamma Mia 2" estava em pré-produção e que o regresso iria contar com o mesmo elenco do filme anterior.

Já quanto à especulação que este segundo filme teria músicas de outra banda que não os Abba, a actriz desmente e adianta que isso não teria qualquer sentido.

Resta saber se isso realmente será possível, tendo em conta que praticamente todos os clássicos da banda sueca desfilaram no primeiro filme.

MIB vai voltar

Os homens de preto vão voltar.

A Sony Pictures está a preparar"MIB 3", o terceiro filme da saga de ficção-científica, noticia a Reuters.

Etan Cohen está a escrever a história e fala-se que Barry Sonenfeld, que dirigiu os dois primeiros filmes da série, estaria a preparar-se para repetir a dose, embora ainda não haja acordo ou oferta formal nesse sentido.

Ainda assim, o estúdio quer iniciar a produção em 2010.

O factor desconhecido ainda é Will Smith.
O actor ainda não se comprometeu a fazer o terceiro filme, embora nos últimos dias tenham saído notícias que apontam que Smith estaria interessado em voltar.
O envolvimento de Tommy Lee Jones também é incerto.

Os dois anteriores filmes foram um grande sucesso.
Juntos, os dois filmes - que saíram em 1997 e 2002 - renderam quase 1,1 bilhão de dólares em todo o mundo.

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência



O actor Ashton Kutcher vai produzir uma comédia romântica protagonizada por Demi Moore (sua mulher) e Bruce Willis (ex-marido da sua mulher).

Na história, Bruce Willis e Demi Moore vão interpretar um casal que se separa e, após o divórcio, ela volta a casar com um homem 16 anos mais novo.

A história do filme parece ser em tudo inspirada na vida deste trio de estrelas de Hollywood.
Bruce e Demi foram casados entre 1987 e 2000 e após o divórcio, a actriz casou com Ashton, exactamente 16 anos mais novo do que ela.

O filme centra-se nas "aventuras engraçadas" de um casal divorciado.

Em Hollywood o entusiasmo em relação a este filme é grande e já se fala num grande sucesso de bilheteria.

Steve Martin e Alec Baldwin apresentam cerimónia dos Óscares

Os actores Steve Martin e Alec Baldwin foram escolhidos para animar a 82ª cerimónia de entrega dos prémios da Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, anunciaram os organizadores dos "Óscares", citados pela Reuters.

Steve Martin já apresentou a cerimónia em duas ocasiões, mas para Alec Baldwin, nomeado em 2003 como melhor actor secundário por "The Cooler", e com experiência como apresentador de programas de televisão, é a primeira vez.

A próxima cerimónia dos Óscares, onde anualmente os seis mil membros da Academia elegem as melhores actuações e filmes, realiza-se a 7 de Março de 2010, em Los Angeles.

This Is It

Ano: 2009
Estreia nacional: 28 de Outubro de 2009
País: EUA
Género: Documentário
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Kenny Ortega
Intérpretes: Michael Jackson

Sinopse: "This Is It" é o resultado de uma selecção entre mais de 100 horas de imagens inéditas dos ensaios para a Tournée que Michael Jackson faria na O2 Arena, em Londres, e que decorreram entre Março e Junho de 2009 no Staples Center, em Los Angeles, e no The Forum, em Inglewood, Califórnia. O filme oferece a possibilidade de ver e ouvir Jackson de uma forma privilegiada e privada, num olhar exclusivo sobre os bastidores destes ensaios, que incluem diversas músicas do artista.

Comentário: Nunca fui um grande fã de Michael Jackson. No entanto, é indiscutível a marca que deixou no mundo da pop a nível mundial. Um artista por excelência, com tudo o que isso trás de positivo e negativo. Mas vamos ao filme. Michael Jackson merecia algo mais. Neste filme o realizador apenas se preocupou em "atirar-nos" as várias imagens dos vários ensaios de Michael para cada música. É pena. Não se viu quase nada de Michael Jackson para além de algumas (poucas) intervenções nos ensaios e muita dança. Um filme que mostrou muito pouco ou mesmo quase nada de Michael Jackson, para além do que toda a gente já sabia: o fantástico dançarino que era. Fora isso, foram apenas várias imagens de algumas músicas que compuseram o seu reportório ao longo da vida. Em suma, um documentário muito pouco documentado mas é sempre interessante reviver as músicas do rei da pop.

Classificação: 6

Surrogates

Ano: 2009
Estreia nacional: 29 de Outubro de 2009
País: EUA
Género: Acção, Ficção Científica, Thriller
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Jonathan Mostow
Intérpretes: Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike, Ving Rhames, James Cromwell

Sinopse: Os agentes do FBI (Bruce Willis e Radha Mitchell) investigam o misterioso assassinato de uma estudante universitária, relacionado com o homem que ajudou a criar um fenómeno de "substituição" tecnológico que permite às pessoas comprar perfeitas versões robóticas de si próprias - máquinas aptas e bem-parecidas, controladas por telecomando, que posteriormente assumem as suas vidas - possibilitando a cada um desfrutar a vida, indirectamente, através do conforto e segurança da sua casa. O homicídio desencadeia uma investigação para obter respostas: num mundo de máscaras, quem é real? E em quem é que se pode confiar?

Comentário: Neste regresso de Bruce Willis a filmes do género, temos um argumento que prometia mas que não conseguiu satisfazer o espectador na sua plenitude. O argumento de facto parecia interessante e no final não se pode dizer que seja mau. No entanto, faltou algo que tornasse a história um pouco mais interessante. Os actores, de uma forma geral, têm uma boa interpretação e as cenas de acção não estão mal filmadas nem encenadas. O filme até tem ritmo e consegue entreter. Está tudo no nível da razoabilidade.

Classificação: 7

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Notícias Rápidas



  • No último sábado, Sylvester Stallone, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger filmaram a cena de The Expendables em que aparecem juntos. A participação de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger no filme limita-se a essa cena. Foi a primeira vez que os três ícones do cinema de acção contracenaram juntos.
  • Continuando com Stallone, este afirmou recentemente que o novo Rambo, vai ter um toque de "ficção científica", com soldados geneticamente modificados. Isto não augura nada de bom.
  • Mamma Mia 2 vai ser uma realidade. Meus senhores: havia necessidade?
  • JJ Abrams (Lost, Star Trek) quer William Shatner no próximo Star Trek 2, num papel que deverá ser semelhante ao que Leonard Nimoy desempenhou no primeiro filme.
  • Paranormal Activity já facturou 68 milhões apenas nos Estados Unidos. Recorde-se que o filme custou apenas 10 000 dólares.
  • Hugh Jackman ao que parece não será o apresentador principal na noite dos Óscares

Prince of Persia: The Sands of Time - Trailer

Este Prince of Persia: The Sands of Time, parece ter o que é preciso para ser um bom filme de aventuras. A ver vamos.

domingo, 1 de novembro de 2009

The Damned United

Ano: 2009
Estreia nacional: 01 de Outubro de 2009
Estreia mundial: 27 de Março de 2009
País: Reino Unido
Género: Drama
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Tom Hooper
Intérpretes: Michael Sheen, Timothy Spall, Jim Broadbent

Sinopse: Passada em Inglaterra nos anos 60 e 70, esta é história de Brian Clough, considerado um dos maiores treinadores ingleses de sempre. Especialmente do atribulado período de 44 dias em que treinou o Leeds United. Clough sucedeu a Don Revie, que durante anos levou a equipa a conquistar bons resultados e agora foi escolhido para seleccionar nacional.

Comentário: O objectivo deste filme é retractar uma parte da carreira do treinador de futebol inglês Brian Clough. As interpretações dos actores estão a bom nível mas faltou entrar mais nos bastidores do futebol. Para além disso, fica-se a conhecer muito pouco de cada um dos personagens. Faltou maior envolvência e maior emotividade. De qualquer forma, as boas interpretações e o tema em si ajuda o filme a ser bastante agradável.

Classificação: 7