quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estreias da semana

Hoje estreiam 4 filmes:
  • "Homem de Ferro 2", o segundo filme deste super-herói cada vez com mais estrelas no elenco tais como Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Sam Rockwell, Paul Bettany, Gwyneth Paltrow ou Don Cheadle.
  • "The Answer Man - Eu e Deus", uma comédia romântica com Jeff Daniels e Lauren Graham nos papéis principais.
  • "Greenberg", uma comédia dramática com Ben Stiller no principal papel.
  • "Fantasia Lusitana", um documentário português.
A grande estreia da semana, claro está, é "Ironman 2". Um dos grandes blockbusters do ano que promete muito. Vamos ver se consegue bater o primeiro em qualidade e entretenimento.

Bom cinema ;)

terça-feira, 27 de abril de 2010

The Hurt Locker

Ano: 2008
Estreia nacional: 17 de Setembro de 2009
País: EUA
Género: Guerra, Drama
Duração: 131 min.
Classificação: M/16
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Kathryn Bigelow
Intérpretes: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse, Evangeline Lilly

Sinopse: Três membros de uma unidade de elite do exército, dedicada a desmantelar explosivos, percorre as ruas de Bagdad, tentando assim tornar a cidade um local mais seguro para iraquianos e americanos. A sua missão é simples: proteger e salvar. Mas a tarefa não é fácil, já que a margem de erro do seu trabalho é nula.

Comentário: Não sei se foi o melhor filme do ano, aliás tenho mesmo muitas dúvidas que seja (Inglourious Basterds, por exemplo, é bem melhor). De qualquer forma, estamos perante um grande filme, excelentemente realizado pela primeira mulher a ganhar um óscar de melhor realizador, Kathryn Bigelow. O filme consegue ter bastante emoção e adrenalina mas sempre sem grande movimento. Aqui tenta-se jogar mais com o suspense e não em fazer cenas de acção. Relativamente a isso penso que foi tudo muito bem conseguido. As interpretações brilhantes dos actores foram um excelente contributo para que tais cenas de tensão funcionassem. A montagem do filme está igualmente muito boa, assim como a fotografia. Penso, no entanto, que deveria haver um pouco mais de acção e emoção. Apesar de o filme ter 2 horas de duração, parece que deveria ter mais, porque se passa muito pouca coisa. Por outro lado, o facto do filme parecer ser mais curto do que realmente é, mostra que o tempo não custa a passar, essencialmente pelas cenas de maior tensão brilhantemente filmadas por Kathryn Bigelow. Não será, para mim, o melhor filme do ano, mas certamente um dos melhores.

Classificação: 8

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estreias da semana

Hoje estreiam 4 filmes em todo o país:
  • "Kick-Ass - O Novo Super-Herói", uma comédia cheia de acção com Nicolas Cage no principal papel.
  • "Eu Amo-te Phillip Morris", uma comédia com Jim Carrey e Ewan McGregor nos principais papéis.
  • "A Ilha do Impy", um filme de animação vindo da Alemanha.
  • "Soul Kitchen", uma comédia igualmente alemã.
A estreia da semana é o novo e inovador filme de super-heróis "Kick-Ass". Nicolas Cage tem aqui mais uma oportunidade para mostrar o que vale como actor. Será o filme tão bom como aparenta ser?

Bom cinema ;)

domingo, 18 de abril de 2010

DVD - Terra dos Perdidos


Titulo Original: Land of the Lost

Realização: Brad Silberling
Actores: Will Ferrell, Anna Friel, Danny McBride

Duração: 95 minutos
Género: Aventura/Comédia

Classificação: 2

sábado, 17 de abril de 2010

Trailer de "Grown Ups"

A Columbia Pictures lançou um segundo trailer para o novo filme "Grown Ups", que conta com Adam Sandler no principal papel e na co-autoria do argumento.

O filme - uma visão cómica do processo de envelhecimento - conta a história da amizade de cinco amigos de liceu, que se reúnem 30 anos mais tarde no feriado de celebração do dia da independência americana.

Sandler escreveu o argumento com Fred Wolf, guionista do filme "Dickie Roberts: Former Child Star".
O actor norte-americano aparecerá ao lado de Salma Hayek, Steve Buscemi, Maria Bello, Rob Schneider, Chris Rock, Jamie Chung e Kevin James.

O realizador de "Grown Ups", Dennis Dugan, colaborou com Adam Sandler noutros filmes: realizou "Happy Gilmore" em 1996, "Big Daddy" em 1999 e "Não te Metas com o Zohan" em 2008.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estreias da semana

Esta semana estreiam 5 filmes em todo o país:
  • "Confronto de Titãs", um fantástico cheio de acção que conta com a participação de Liam Neeson, Sam Worthington e Ralph Fiennes.
  • "Dorian Gray", um drama inglês com Colin Firth.
  • "A Melodia do Adeus", mais um drama protagonizado por Miley Cyrus.
  • "Thirst - Este é o Meu Sangue", um filme de terror vindo da Coreia do Sul.
  • "O Tempo que Resta", um drama de produção inglesa, italiana, belga e francesa.
A estreia da semana é o fantástico "Confronto de Titãs". Será tão bom como aparenta?

Bom cinema ;)

terça-feira, 13 de abril de 2010

DVD - Marido Por Acidente

Titulo Original: The Accidental Husband

Realização: Griffin Dunne
Actores: Uma Thurman, Colin Firth, Jeffrey Dean Morgan, Sam Shepard, Isabella Rossellini

Duração: 85 minutos
Género: Comédia/Romance

Classificação: 3

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ninja Assassin - Review

Eu tinha tanta esperança neste filme...
Esperança de que os Irmãos Wachowski (na qualidade de produtores) regressassem aos bons momentos e também que este fosse o grande filme ninja que falta no panorama actual, com uma grande história de ninjas, grande acção ninja, todos os adereços ninja e mitologia ninja. Seja lá o que isso for...
Mas não. A história é muito fraca, as interpretações são sofríveis e a acção não é nada por aí além. É um daqueles casos em que nem os efeitos especiais salvam o filme.
Valeu a intenção.





Ninja Assassin - 5

"Johnny English" vai voltar

A Universal Pictures decidiu fazer um segundo filme com "Johnny English", o agente secreto inglês desempenhado por Rowan Atkinson, que voltará a ser o herói desta aventura.

O argumento do filme estará a cargo de Hamish McColl (que fez o guião de "Mr. Bean em Férias") e a realização de Oliver Parker.

O orçamento deste "Johnny English 2", como refere a notícia da "Variety" deverá rondar os valores do filme de 2003: 40 milhões de dólares.
O primeiro "Johnny English" apenas rendeu 28 milhões de dólares nos Estados Unidos, mas, além-fronteiras teve 161 milhões de dólares de lucro.

Acho que este "Johnny English 2" peca por tardio. 7 anos depois do primeiro filme, é muito tempo... Esperemos que não afecte o resultado nas bilheteiras.

Date Night

Ano: 2010
Estreia nacional: 08 de Abril de 2010
País: EUA
Género: Comédia, Romance, Acção
Duração: 88 min.
Distribuidora: Castello Lopes

Realização: Shawn Levy
Intérpretes: Steve Carell, Tina Fey, Mark Wahlberg, William Fichtner, Mark Ruffalo, James Franco
Sinopse: Claire e Phil Foster (Tina Fey e Steve Carell) são um casal suburbano que se arrasta no seu dia a dia e casamento. Até as suas "noites de saída" de jantar e cinema, se transformaram numa rotina. A fim de reacender a chama marital, visitam um bistro nova-iorquino da moda, onde um caso de identidade trocada os precipita pela cidade a velocidades alucinantes, numa aventura sem descanso. Lembrando-os do que os tornava tão especiais juntos, Phil e Claire defrontam um par de polícias corruptos, um mafioso de alto gabarito - e um taxista louco - à medida que a sua saída se transforma numa noite que nunca irão esquecer.

Comentário: Ter, neste género de filmes, Steve Carell é quase sucesso garantido. Ele é perfeito para estes papéis, que consegue desempenhar como ninguém. Actor de grande qualidade, com grande sentido de humor e isso nota-se quando surge um ou outro improviso de quando em vez. A história do filme é banal, várias vezes já vista no cinema, mas está bastante actualizada. Estão explícitos alguns dos problemas da vida actual e excelentemente caracterizados pelos intérpretes deste filme. Não é só Steve Carell e Tina Fey (que formam uma dupla muito boa) mas também Mark Wahlberg, Mark Ruffalo, James Franco e Mila Kunis que dão um apoio de luxo à dupla protagonista. Em suma, o filme é muito engraçado e, até podemos assistir a algumas cenas de acção. Pena é o argumento não ser um pouco mais elaborado.

Classificação: 7

Edge of Darkness

Ano: 2010
Estreia nacional: 18 de Março de 2010
País: Reino Unido, EUA
Género: Thriller
Duração: 108 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme

Realização: Martin Campbell
Intérpretes: Mel Gibson, Caterina Scorsone, Danny Huston, Ray Winstone

Sinopse: Thomas Craven (Mel Gibson) é um veterano da Brigada de Homicídios da Polícia de Boston, e pai solteiro. Quando Emma (Bojana Novakovic), a sua única filha, de 24 anos, é assassinada nas escadas da sua casa, toda a gente assume que era ele o alvo a abater. Mas Thomas rapidamente suspeita do contrário, embarcando na missão de descobrir a vida secreta da sua filha e porque foi morta. A sua investigação leva-o ao perigoso e elusivo mundo das grandes corporações, dos conluios com o governo e do crime. E a um sombrio operacional do governo, Darius Jedburgh (Ray Winstone), que foi mandado para apagar as pistas. A solitária busca de respostas de Craven em relação à morte da filha transforma-se numa odisseia de descoberta emocional e de redenção.

Comentário: Neste filme podemos assistir ao regresso ao grande ecrã de Mel Gibson. 8 anos mais velho (nota-se bem) mas voltou melhor que nunca. Apesar de se notar que o tempo também passa por ele, tem, neste filme, uma das melhores interpretações de sempre. O argumento do filme está bastante bom, decorre a bom ritmo e a realização é de boa qualidade. Os pontos mais negativos do filme serão o seu final (poderia ser melhor) e os actores secundários. De resto, tudo bastante bom, especialmente para os fãs dos thrillers.

Classificação: 7

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Notícias Rápidas

  • O próximo filme de Terrence Malick (The Thin Red Line, The New World) que tem como título The Tree of Life está envolvido em grande secretismo, mas já se sabe que conta com Brad Pitt e Sean Penn nos principais papéis.
  • Zack Snyder vai avançar com uma sequela de 300, intitulada para já, com o nome Xerxes. Frank Miller está a escrever a história. Contem que o filme seja em 3-D
  • Chris Evans (Fantastic Four) é a escolha oficial para o Capitão América.
  • John Malkovich e Frances McDormand irão participar em Transformers 3. Remunerações á parte, será que enlouqueceram?
  • Depois de Iron Man 2, provavelmente no intervalo até Iron Man 3, Jon Favreau vai realizar Cowboys & Aliens. O filme decorre no Velho Oeste, onde cowboys e índios têm que se aliar para conseguirem deter uma invasão extraterrestre. Nota: os Aliens não são os Aliens que infernizam a vida à tenente Ripley, nem é uma sequela de Aliens vs Predators.
  • Harrison Ford está no cast de Cowboys & Aliens, segundo o próprio Jon Favreau. Nota: isto não é o Indiana Jones vs Aliens vs Predators.
  • Este poster de Toy Story 3 mostra-nos o Woody e o Buzz acompanhados dos novos personagens do filme.

Estreias da semana

Esta semana temos a estreia de mais 6 filmes:
  • "Green Zone: Combate pela Verdade", um drama de guerra com Matt Damon no principal papel.
  • "O Mistério dos Exames Roubados", uma comédia com Bruce Willis no papel principal.
  • "Uma Noite Atribulada", uma comédia com alguma acção à mistura com Steve Carell e Tina Fey nos principais papéis mas também com Mark Wahlberg, Mark Ruffalo e James Franco em papéis mais secundários.
  • "De Paris com Amor", um filme de acção com John Travolta e Jonathan Rhys Meyers.
  • "Pare, Escute, Olhe", um documentário português.
  • "As Ervas Daninhas", um drama de produção francesa e italiana.
Com alguns filmes que garantem bom entretenimento, o destaque desta semana vai para o filme protagonizado por Steve Carell. Parece-me ser daqueles papéis para que ele foi feito. Será que o filme corresponde?

Bom cinema ;)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DVD - Virgem aos 18

Titulo Original: 18 Year Old Virgin

Realização: Tamara Olson
Actores: Olivia Alaina May, Lauren Walsh, Todd Leigh

Duração: 85 minutos
Género: Comédia

Classificação: 2

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Everybody's Fine

Ano: 2009
Estreia nacional: 25 de Março de 2010
País: EUA, Itália
Género: Drama
Duração: 100 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Kirk Jones
Intérpretes: Kate Beckinsale, Robert De Niro, Drew Barrymore, Sam Rockwell, Melissa Leo

Sinopse: Um viúvo (Robert De Niro) embarca numa viagem improvisada, para voltar a estar próximo de cada um dos seus filhos, já adultos, apenas para descobrir que as suas vidas estão longe de serem perfeitas.

Comentário: Para mim, o grande problema deste filme foi o facto de eu ter entrado na sala de cinema convencido que ia ver uma simples comédia. O trailer era algo enganoso e todos os sites catalogavam este filme como comédia. Ou seja, uma grande desilusão. Primeiro porque não ia preparado para ver um drama e depois, porque geralmente não gosto de ir ao cinema para ver dramas. De qualquer forma, o filme é bastante bom. A história comove e é bastante realista. Robert De Niro tem mais uma grande interpretação e o restante elenco não fica muito atrás. Penso, no entanto, que poderia ter havido algumas variações na história e não seguirem apenas e sempre o caminho previsível. Pena, também, não tentarem aligeirar o filme em determinadas situações, através da introdução de algum humor em algumas cenas. De qualquer forma, o filme não está mau... para que gosta de dramas.

Classificação: 2

Solomon Kane


Ano: 2009
Estreia nacional: 18 de Março de 2010
País: França, República Checa, Reino Unido
Género: Acção, Aventura, Fantástico
Duração: 104 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Michael J. Bassett
Intérpretes: James Purefoy, Pete Postlethwaite, Max von Sydow

Sinopse: O Capitão Solomon Kane é uma máquina mortal do séc XVI, brutalmente eficiente. Armado com pistolas, alfange e florete, ele e os seus homens dão vazão à sua sede de sangue ao lutarem por Inglaterra guerra após guerra, em todos os continentes. Mas quando Kane decide atacar um misterioso castelo nas redondezas, para saquear as suas lendárias riquezas, a sua missão sofre uma reviravolta do destino. Um a um os homens de Kane são colhidos por criaturas demoníacas, até apenas ele restar para enfrentar a própria Ceifeira do Demónio - enviada das profundezas do Inferno para reclamar a sua alma sem esperança de salvação. Embora Kane consiga escapar com vida, ele está ciente que terá de se redimir renunciando à violência e dedicando-se totalmente a uma vida de paz e pureza. A sua recentemente descoberta espiritualidade, é, no entanto, rapidamente submetida ao derradeiro teste quando Kane inicia a sua viagem através de uma Inglaterra assolada por diabólicos salteadores controlados por um terrível Senhor feudal mascarado.

Comentário: Apesar de ter algumas boas cenas de acção e das interpretações dos actores não ser má, falta alguma coisa à história. Apesar de não conhecer o personagem, acho que Solomon Kane tinha muito mais por onde explorar. Devia ter havido maior emotividade e relacionamentos mais fortes. De qualquer forma, é um filme que entretém mas que parecia que podia ser muito melhor.

Classificação: 7

  

domingo, 4 de abril de 2010

The Expendables - Trailer

Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Mickey Rourke, Dolph Lundgren, Steve "Cold" Austin, Danny Trejo, Eric Roberts e ainda uma pequena participação de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Testosterona a rodos no que pretende ser uma homenagem aos filmes de pancadaria dos anos 80. Um exército será concerteza dizimado sem dó nem piedade por estes tipos.
The Expendables estreia no dia 13 de Agosto (em Portugal ainda não está definida a data).
Só falta lá o Van Damme e o Steven Seagal...e o Chuck Norris também.


sábado, 3 de abril de 2010

DVD - Uns Sogros de Fugir

Titulo Original: Four Christmases

Realização: Seth Gordon
Actores: Vince Vaughn, Reese Witherspoon, Robert Duvall, Sissy Spacek, Jon Voight, Jon Favreau

Duração: 82 minutos
Género: Comédia

Classificação: 3

sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Ressaca 2": todo o elenco está de volta


Quem já se curou da ressaca do primeiro filme prepare-se para a sequela, pois "A Ressaca 2" tem confirmado o elenco depois de já se saber que o realizador Todd Phillips continuava na direcção da comédia.

Juntamente com esta confirmação, a nova-iorquina "Deadline" adiantou que os ordenados dos recém-confirmados protagonistas Zach Galifianakis, Bradley Cooper e Ed Helms aumentaram significativamente para a ordem dos 5 milhões de dólares como tabela mínima (antes de haver lucros contabilizados).

Todd Phillips também já tinha subido os seus honorários para um mínimo de 10 milhões de dólares com o realizador a anunciar que queria começar a rodagem do filme em Novembro deste ano.

A estreia de "A Ressaca 2" está prevista para o final de Maio de 2011.

Cooperativa faz filme em apenas um dia com 400 "actores"

A cooperativa cultural Velha-a-Branca, de Braga, vai realizar no próximo dia 24 um filme inteiramente rodado na "Velha" com um elenco de 400 "actores", que serão filmados sem cortes.

João Pulido contou à agência Lusa que o filme "pretende divulgar a programação cultural do Estaleiro à escala global" com o objectivo de não só "promover a cooperativa", mas, além disso "dar a conhecer a capacidade de intervenção cultural da cidade, abrindo portas para futuros eventos em maior escala, que envolvam outras instituições".

"Como não existe um guião rígido, mas apenas uma série de indicações comportamentais, os 400 participantes não precisam de ter experiência no domínio da representação e vão ser recrutados através do facebook, da newsletter e da página da Velha-a-Branca", afirmou este membro da organização acrescentando que "não há pré- requisitos específicos para a escolha dos actores, à excepção da espontaneidade".

João Pulido frisou também o papel central que a música, além de banda sonora, terá num projecto a ser difundido posteriormente na Internet no próprio dia: "Braga é uma cidade muito rica em termos musicais. Por isso vamos prestar uma espécie de homenagem às bandas bracarenses ao longo de várias gerações, partindo dos anos 80."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Estreias da semana

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Um Lugar para Viver", uma comédia dramática de Sam Mendes que conta com a participação de Jeff Daniels e Maggie Gyllenhaal.
  • "Um Cidadão Exemplar", um thriller dramático com Jamie Foxx e Gerard Butler.
  • "The Crazies - Desconfia dos Teus Vizinhos", um filme de terror.
  • "Morte no Deserto", um thriller com Christian Slater no principal papel.
  • "Ruínas", um documentário português.
  • "Canção de Amor e Saúde", uma curta-metragem portuguesa.
Numa semana sem grandes estreias, destaco talvez o filme protagonizado por Jamie Foxx.

Bom cinema ;)