sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

DVD - Green Zone: Combate Pela Verdade


Titulo Original: Green Zone

Realização: Paul Greengrass
Actores: Matt Damon, Jason Isaacs, Brendan Gleeson, Amy Ryan, Greg Kinnear

Duração: 115 minutos
Género: Drama/Guerra

Classificação: 3

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estreias da semana

Hoje estreiam 3 filmes:
  • "Burlesque", um musical com Christina Aguilera e Cher nos principais papéis.
  • "Skyline - O Alvo Somos Nós", um thriller de ficção científica.
  • "Tulpan", uma comédia dramática vindo do Casaquistão com co-produção Russa, Alemã, Polaca, Suiça e Italiana.
"Burlesque" é a grande estreia da semana e será um possível candidato a óscares. De realçar, mais uma vez, o facto da grande estreia da semana não ter estreado no meu cinema favorito, cinemax. Lamentável...


Bom cinema e bom ano ;)

sábado, 25 de dezembro de 2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Unstoppable

Ano: 2010
Estreia nacional: 25 de Novembro de 2010
País: EUA
Género: Acção, Thriller, Drama
Duração: 97 min.
Distribuidora: Castello Lopes

Realização: Tony Scott
Intérpretes: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson

Sinopse: Will (Chris Pine) é um entre vários num grupo de jovens contratados por uma companhia ferroviária para substituir trabalhadores mais velhos, mais experientes e mais dispendiosos... Para ele o trabalho não é mais que um trampolim e um cheque ao fim do mês. No seu primeiro dia faz equipa com Frank (Denzel Washington), que não tarda será dispensado mesmo adorando os comboios e o seu trabalho. Após uma série de percalços, um enorme comboio - "A Besta" -, sem condutor e repleto de químicos perigosos, arranca desenfreado da estação, de tal forma grande e com tal ímpeto que vaporiza tudo no seu caminho. Várias agências governamentais tentam, sem sucesso, parar o comboio que ameaça destruir uma pequena cidade localizada numa das curvas. Mas apesar das suas diferenças, Frank e Will juntam forças e colocam as suas vidas em risco a fim de travar o desastre. Frank contribui com a sua experiência e Will com a sua força e ousadia.

Comentário: A terminar o ano, como já é habitual, podemos assistir a vários filmes no cinema de boa qualidade e com entretenimento garantido. Este é um deles. Baseado em factos verídicos, o filme tem acção "non stop", conseguindo prender o espectador a todas as cenas que se vão desenrolando. Apesar de já se saber o final óbvio, o argumento do filme está bastante bem conseguido, retratando de uma forma muito positiva a relação destes acontecimentos e a imprensa televisiva. Denzel Washington é a cara deste filme, com mais uma excelente interpretação. Chris Pine tem também uma boa interpretação.

Classificação: 8

Due Date

Ano: 2010
Estreia nacional: 02 de Dezembro de 2010
Estreia mundial: 03 de Novembro de 2010
País: EUA
Género: Comédia
Duração: 100 min.
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Todd Phillips
Intérpretes: Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx, Juliette Lewis

Sinopse: Downey é Peter Highman, um feliz (mas ansioso) homem que irá ser pai pela primeira vez, dentro de alguns dias. No entanto, nem tudo corre bem: Peter não consegue apanhar o voo que parte de Atlanta, pelo que se vê obrigado a fazer a viagem de regresso a casa com um aspirante a actor, Ethan Tremblay (Galifianakis). Contudo, aquilo que seria uma simples viagem de carro, torna-se numa sucessão de surpreendentes acontecimentos.

Comentário: Sem dúvida um filme muito divertido. Tem cenas absolutamente cómicas e geniais, com excelentes diálogos e acontecimentos delirantes. Robert Downey Jr. e Zach Galifianakis estão excelentes e formam uma dupla improvável mas óptima para este filme. As piadas inteligentes são uma constante e ainda há tempo para umas paisagens magníficas. Na minha opinião, esta é uma das melhores comédias do ano, senão a melhor.

Classificação: 8

Fair Game

Ano: 2010
Estreia nacional: 01 de Dezembro de 2010
País: EUA, Emirados Árabes Unidos
Género: Acção, Thriller
Duração: 108 min.
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Doug Liman
Intérpretes: Naomi Watts, Sean Penn, Sam Shepard

Sinopse: Uma agente, Valerie Plame (Naomi Watts), inserida no departamento de planeamento de defesa nuclear da CIA descobre que, contrariamente à convicção de muitos no governo americano, o Iraque não possui nenhum programa de armas nucleares. Entretanto, o marido de Valerie, Joe (Sean Penn), é enviado a África para investigar rumores de uma eventual comercialização de urânio enriquecido ao Iraque. Ao descobrir que tais negócios nunca existiram, Joe escreve um artigo no New York Times frisando as suas conclusões, o que despoleta uma verdadeira tempestade de controvérsia. Rapidamente a identidade secreta de Valerie é desvendada, entre outros, a jornalistas prestigiados de Washington. Será uma infeliz coincidência ou uma campanha engendrada para retaliar contra o seu marido? A descoberto e com uma série de contactos internacionais debilitados, Valerie é empurrada para o ponto de rotura da sua carreira, vendo também a sua vida privada entrar em colapso. Amigos e família ficam indignados, afastando-se dela. Valerie começa a receber ameaças de morte anónimas e o negócio de Joe estagna. Após 18 anos trabalhando em prol do governo, Valerie - uma mãe, uma esposa e uma agente com um historial imaculado - luta agora para salvar a sua reputação, carreira e casamento.

Comentário: Este é apenas mais um thriller político. No entanto, é baseado em factos verídicos. O argumento está bastante razoável, apesar de em certos momentos o filme se tornar bastante aborrecido. Todo o filme devia prender o espectador ao enredo mas tal não aconteceu. A realização foi também razoável. Confesso que não gosto muito desta forma meio atabalhoada de filmar. O grande ponto positivo do filme é a interpretação de Naomi Watts e especialmente, como já é hábito, Sean Penn. Eles seguram o filme em vários momentos. Se não fossem eles o filme teria, quase certamente, nota negativa.

Classificação: 7

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estreias da semana

Hoje estreiam apenas 2 filmes em todo o país:
  • "Não Há Família Pior", o 3º filme da saga "Sogro do Pior" com Ben Stiller e Robert De Niro nos principais papéis.
  • "O Mágico", um filme de animação francesa.
Na semana com menos estreias do ano, Ben Stiller, Robert de Niro e Dustin Hoffman estão de volta para mais um filme, agora para além de Owen Wilson podem contar com a companhia de Jessica Alba. Será tão divertido como os anteriores?

Bom cinema ;)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

The Town


    Ben Affleck, que como actor não escapa à banalidade, tem-se destacado como um realizador bastante competente. Depois da sua estreia com Gone Baby Gone, um filme bastante aclamado pela crítica, brinda-nos com este The Town, um filme que eu não hesito desde já em colocar lado a lado com filmes como Heat ou The Departed.
    Um grande cast com Jeremy Renner, Jon Hamm e Amy Ryan, boas interpretações, uma excelente história, personagens secundários interessantes, cenas de acção intensas e bastante conseguidas, cruas e realistas, e alguns momentos de grande tensão (destaco a cena em que Jeremy Renner aparece na esplanada). Gostei bastante também da fotografia do filme, bastante suja, criando uma boa atmosfera.
    Os únicos pontos fracos do filme parecem-me ser a interpretação do próprio Ben Affleck e também a busca de um final semi-feliz e consequente redenção da personagem principal.

The Town - 8,5


domingo, 19 de dezembro de 2010

Transformers 3 Official Movie Trailer Teaser [Full HD] Dark of the Moon

Nomeações para os Globos de Ouro

Os nomeados para os Globos de Ouro 2011 já foram anunciados.

Os suspeitos do costume no que respeita aos grandes candidatos aos prémios deste ano estão presentes nas principais categorias.

O grande excluído dos Globos é Danny Boyle e o seu "127 Horas", que não foi nomeado quer como realizador quer para a categoria de Melhor Filme.

A cerimónia da 68ª edição dos Globos de Ouros será no dia 16 de Janeiro, num domingo, num hotel de Beverly Hills, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

Os nomeados para os prémios atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood na categoria cinema são os seguintes:

Filme (drama):

- Cisne Negro
- The Fighter
- A Origem
- The King s Speech
- A Rede Social

Actriz (drama):
- Halle Berry, em Frankie and Alice
- Nicole Kidman, em Rabbit Hole
- Jennifer Lawrence, em Winter s Bone
- Natalie Portman, em Cisne Negro
- Michelle Willliams, em Blue Valentine

Actor (drama):

- Jesse Eisenberg, em A Rede Social
- Colin Firth, em The King s Speech
- James Franco, em 127 Horas
- Ryan Gosling, em Blue Valentine
- Mark Wahlberg, em The Fighter

Filme (comédia ou musical):

- Alice no País das Maravilhas
- Burlesque
- Os Miúdos Estão Bem
- Red - Perigosos
- The Tourist

Actriz (comédia ou musical):

- Annette Bening, em Os Miúdos Estão Bem
- Anne Hathaway, em O Amor é Melhor a Dois
- Angelina Jolie, em O Turista
- Julianne Moore, em Os Miúdos Estão Bem
- Emma Stone, em Easy A

Actor (comédia ou musical):

- Johnny Depp, em Alice no País das Maravilhas
- Johnny Depp, em O Turista
- Paul Giamatti, em Barney s Version
- Jake Gyllenhaal, em O Amor é Melhor a Dois
- Kevis Spacey, em Casino Jack

Animação:

- Gru - O Maldisposto
- Como Treinares o Teu Dragão
- O Mágico
- Entrelaçados
- Toy Story 3

Filme Estrangeiro:

- Biutiful
- O Concerto
- The Edge
- Eu Sou o Amor
- In a Better World

Actriz Secundária:

- Amy Adams, em The Fighter
- Helena Bonham Carter, em The King s Speech
- Mila Kunis, em Cisne Negro
- Melissa Leo, em The Fighter
- Jacki Weaver, em Animal Kingdom

Actor Secundário:

- Christian Bale, em The Fighter
- Michael Douglas, Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme
- Andrew Garfield, em A Rede Social
- Jeremy Renner, em A Cidade
- Geoffrey Rush, em The King s Speech

Realizador:

- Darren Aronofsky, por Cisne Negro
- David Fincher, por A Rede Social
- Tom Hooper, por The King s Speech
- Christopher Nolan, por A Origem
- David O. Russell, por The Fighter

Argumento:

- 127 Horas, de Danny Boyle e Simon Beaufoy
- Os Miúdos Estão Bem, de Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg
- A Origem, de Christopher Nolan
- The King s Speech, de David Seidler
- A Rede Social, de Aaron Sorkin

Banda Sonora Original:

- The King s Speech, de Alexandre Desplat
- Alice No País das Maravilhas, de Danny Elfman
- 127 Horas, de A.R. Rahman
- A Rede Social, de Trent Razor e Atticus Ross
- A Origem, de Hans Zimmer

Canção Original:

- Bond to You (Burlesque)
- Coming Home (Country Song)
- I See the Light (Entrelaçados)
- There s a Place for Us (Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada)
- You Haven t Seen the Last of Me (Burlesque)

Dos cinco filmes nomeados para Melhor (drama), apenas dois deles já estrearam em Portugal: "A Origem" e "A Rede Social".

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estreias da semana

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Entrelaçados", um filme de animação cheio de aventuras e com muita piada.
  • "I'm Still Here", um "falso" documentário realizado por Casey Affleck, tendo no principal papel Joaquin Phoenix.
  • "Stone - Ninguém É Inocente", um thriller dramático com Robert De Niro, Edward Norton e Milla Jovovich.
  • "Mammuth", uma comédia francesa com Gérard Depardieu no principal papel.
  • "Katalin Varga", um thriller dramático de produção romena e inglesa.
  • "O Amor É Melhor a Dois", uma comédia romântica francesa.
Sem grandes estreias esta semana, o filme com Robert De Niro parece-me o melhor. Para os mais novos (e não só) temos o "Entrelaçados", que também me parece razoável.

Bom cinema ;)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Próximo James Bond já tem realizador

Sam Mendes deve ser o realizador do próximo "James Bond".

A notícia foi anunciada em entrevista ao "Daily Mail" pela actriz e ex-mulher do realizador, Kate Winslet.
A actriz afirmou que "se tudo correr bem" estará com os filhos em Londres no próximo ano.
Kate Winslet explicou que isto se deve ao compromisso com a realização de Bond, que não permitirá a Sam Mendes andar entre Londres e Nova Iorque, onde a actriz vive com os filhos do casal.

Embora com uma agenda muito preenchida, da qual fazem parte os três remakes americanos da trilogia Millennium, parece que Daniel Craig não abandonará o serviço de sua Majestade, e continuará a vestir a pele do agente secreto mais famoso do mundo.

O argumento estará a cargo de Neal Purvis, Robert Wade e Peter Morgan (os mesmos de “Frost/Nixon").

O filme deverá chegar às salas de cinema em Novembro de 2012.

O projecto, que chegou a estar "congelado", parece agora ter luz verde para avançar, após o processo de reestruturação da MGM, que anunciou recentemente a bancarrota.
A companhia pretende que a partir de 2012, se lance um novo filme da franquia Bond a cada dois anos.

Estreias da semana

Hoje estreiam 7 filmes:
  • "As Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada", mais um filme desta saga de aventuras onde faz parte do elenco Tilda Swinton.
  • "Encontros em Nova Iorque", uma comédia dramática com Rebecca Hall no principal papel.
  • "Scott Pilgrim Contra o Mundo", uma comédia cheia de acção e aventura com a participação de Michael Cera, Kieran Culkin, Chris Evans, Brandon Routh, entre outros.
  • "As Aventuras de Sammy: A Passagem Secreta", um filme de animação de produção belga.
  • "A Última Estação", um drama com James McAvoy, Christopher Plummer, Helen Mirren e Paul Giamatti.
  • "Teratron: As Cobaias 3D", um musical português a 3 dimensões.
  • "Douro, Faina Fluvial", um documentário de curta-metragem filmado em 1931 por Manoel de Oliveira.
"As Crónicas de Nárnia" é a grande estreia da semana. Continuará ao mesmo nível dos outros filmes que o precederam?

Bom cinema ;)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Saw 3D

Ano: 2010
Estreia nacional: 18 de Novembro de 2010
País: Canadá, EUA
Género: Terror, Thriller
Duração: 90 min.
Classificação: M/18
Distribuidora: PRIS Audiovisuais

Realização: Kevin Greutert
Intérpretes: Tobin Bell, Costas Mandylor, Betsy Russell

Sinopse: Quando uma batalha mortal se desencadeia sobre o brutal legado de Jigsaw, um grupo dos que a ele sobreviveram reúne-se para procurar o apoio de um guru da auto-estima e também ele sobrevivente de Jigsaw, um homem chamado Bobby Dagen, cujos próprios segredos tenebrosos vão dar origem a uma nova onda de terror.

Comentário: Para começar, devo dizer que esperava um final em grande, cheios de enigmas "novos" desvendados. Mas não. De todos os "Saw", este deve ter sido o que menos enigmas teve para serem resolvidos. Nos outros filmes conseguiram sempre encaixar e fazer ligação de novas histórias com os filmes anteriores. Mas neste, essas novas histórias foram mesmo poucas. O terror físico cresceu e, neste filme, as cenas com sangue, daquelas que não são nada aconselháveis a pessoas mais sensíveis, são mais que muitas. A banda sonora continua a ser um dos pontos mais positivos da saga que ajuda e muito para um final mais ou menos surpreendente. De realçar o 3d. A única explicação que eu encontro para este filme ter sido em 3D é o facto do bilhete ser mais caro e assim gerar maiores lucros, porque em 3D este filme teve muito pouco. Em suma, esta saga foi, para mim, a melhor saga de terror de todos os tempos. Não pelo terror físico, mas sim pelo terror psicológico. Grandes realizações, boas interpretações, excelentes argumentos e excelente banda sonora. No entanto, e particularizando, este foi talvez o pior filme da saga.

Classificação: 7

domingo, 5 de dezembro de 2010

DVD - A Invenção da Mentira

Titulo Original: The Invention of Lying

Realização: Ricky Gervais
Actores: Ricky Gervais, Jennifer Garner, Jonah Hill, Louis C.K., Rob Lowe, Tina Fey

Duração: 96 minutos
Género: Comédia/Romance

Classificação: 3

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Daniel Radcliffe é o mais rico jovem actor inglês

Daniel Radcliffe é o actor inglês com menos de 30 anos que tem mais dinheiro.
A jovem estrela que é conhecida como o "Harry Potter" dos filmes de cinema tem uma fortuna avaliada em cerca de 54,7 milhões de euros e a maior parte desta soma é atribuída, claro, a esse papel.

A lista foi elaborada pela revista de celebridades "Heat", que o "The Telegraph" reproduz referindo que, só com os dois últimos filmes da saga "Harry Potter" (as Partes 1 e 2 de "Os Talismãs da Morte" - cuja primeira estreou este mês e a segunda estreará no próximo ano), Radcliffe, agora com 21 anos, ganhou cerca de 30 milhões de euros.

Os três actores principais das adaptações dos livros de J.K.Rowling ao cinema estão de resto entre os quatro mais ricos dos que ainda não são trintões.
Emma Watson, com 20 anos, é a terceira da tabela, pois, a Hermione Granger da saga tem uma fortuna de cerca de 24,6 milhões de euros.
E Rupert Grint, o Ron Weasley dos filmes, é o quarto da lista. O actor de 22 anos possui cerca de 22,7 milhões de euros.

A única estrela (e foi só com estrelas conhecidas que a lista da "Heat" se preocupou deixando outras fortunas pessoais de fora) que está neste top quatro que não pertence à saga "Harry Potter" é Keira Knightley. A actriz de 25 anos tem uma fortuna estimada em cerca de 36 milhões de euros.

Em quinto lugar surge a estrela inglesa da saga "Twilight", Robert Pattinson, com cerca de 21,5 milhões de euros.

Veja o top 10 da "Heat" (valores em milhões de euros):

1. Daniel Radcliffe (21 anos), 54,7 milhões de euros
2. Keira Knightley (25 anos), 36
3. Emma Watson (20 anos), 24,6
4. Rupert Grint (22 anos), 22,7
5. Robert Pattinson (24 anos), 21,5
6. Leona Lewis (25 anos), 14,9
7. Charlotte Church (24 anos), 12,3
8. Katie Melua (26 anos), 12,1
9. Katherine Jenkins (30 anos), 11,6
10. Coleen Rooney, (24 anos), 10,9

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Wesley Snipes condenado a cumprir sentença de 3 anos de prisão efectiva

Wesley Snipes recebeu ordem para iniciar o cumprimento de uma pena de prisão efectiva de três anos por evasão fiscal.

O actor batalhava legalmente para ter um novo julgamento, mas os seus intentos não foram atendidos e vai ter mesmo de cumprir a sentença original.

"O arguido Snipes teve um julgamento justo... Chegou o momento para que a sentença seja cumprida", afirmou o juiz Terrell Hodges no acórdão citado pela agência Reuters.
O magistrado revogou a liberdade condicional em que o actor de "Blade" se encontrava e ordenou-lhe que se apresentasse perante os serviços prisionais.

"O Wesley está muito desapontado, mas está com força e sente-se positivo", afirmou Daniel Meachum, o advogado do actor numa citação do "Orlando Sentinel".

Wesley Snipes foi condenado em 2008 por evasão entre os anos de 1999 e 2001. Desde então, o actor iniciou uma batalha judicial que foi desde os recursos da sentença até ao pedido de anulação do julgamento.
A batalha legal pode continuar até ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, mas, com esta última decisão, Wesley Snipes já tem de aguardar o último recurso na prisão.

Estreias da semana

Hoje estreiam 5 filmes:
  • "A Tempo e Horas", uma comédia com Robert Downey Jr. e Zach Galifianakis nos principais papéis.
  • "Jogo Limpo", um thriller com Naomi Watts e Sean Penn nos papéis principais.
  • "Megamind", uma comédia de animação.
  • "A Poeira do Tempo", um drama de produção grega,  italiana, alemã, francesa e russa com a participação de Willem Dafoe.
  • "Cela 211", um drama de acção de produção espanhola e francesa.
A estreia da semana é a comédia trazida ao grande ecrã pelos mesmos que nos deram "A Ressaca". Será igualmente bom ou ainda melhor?

Bom cinema ;)