segunda-feira, 31 de agosto de 2009

sábado, 29 de agosto de 2009

Estamos á espera deste: Iron Man 2


Um dos blockbusters de acção mais bem sucedidos de 2008, Iron Man foi também uma das adaptações de comic book melhor conseguidas de sempre. No Comic-Con deste ano o realizador James Fauvrel apresentou um trailer de Iron Man 2, que se encontra em produção, e deixou em êxtase os 6000 fãs presentes.
A história de Iron Man 2 decorrerá 6 meses depois do final dos eventos do primeiro filme, encontrando Tony Stark (Robert Downey Jr.) com problemas de bebida,em parte devido á sua identidade de Iron Man se ter tornado pública.
Entretanto contrata uma nova assistente (Scarlett Johansson), que acaba por ser nada mais nada menos que a Black Widow,uma espia. E tem que lidar também com Ivan Vanko (Mickey Rourke) ou seja Whiplash, o vilão de serviço.
Um dos motivos de júbilo por parte dos fanboys no trailer do Comic-Con, foram as cenas que confirmaram que a personagem de Don Cheadle (papel que no filme anterior pertence a Terrence Howard), James Rhodes, neste filme finalmente se tornará War Machine, um tipo com uma armadura do género da do Iron Man, mas equipada com machine guns.
O filme conta também novamente com a actriz Gwyneth Paltrow, no papel de Pepper Potts.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Inception - Teaser



Inception decorre num mundo onde é possível entrar nos sonhos de outras pessoas. Leonardo DiCaprio é Cobb ,uma espécie de hacker que entra ilegalmente nos sonhos de outras pessoas para extrair informações. Fazem parte da sua equipa Arthur (Joseph Gordon-Levitt), Eames (TomHardy) e Ariadne (Ellen Page).
O próximo trabalho da equipa consiste em entrar nos sonhos de um empresário chamado Fischer (Cillian Murphy) e inserir uma idea na sua mente de forma a que ele reparta a sua empresa em dois.
O vilão da história será Saito (Ken Watanabe), que chantageia Cobb. Marion Cotillard será a mulher de Cobb.
O teaser revela muito pouco, mas a cena da luta no corredor com gravidade zero está demais.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

G.I. Joe: The Rise of Cobra


Ano: 2009
Estreia nacional: 13 de Agosto de 2009
País: EUA
Género: Acção, Ficção Científica
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Stephen Sommers

Intérpretes: Channing Tatum, Dennis Quaid, Joseph Gordon-Levitt, Marlon Wayans, Sienna Miller,Rachel Nichols, Jonathan Pryce, Arnold Vosloo

Sinopse: Do deserto do Egipto às profundezas geladas dos pólos, a equipa de elite G.I. JOE é dotada da mais avançada tecnologia de espionagem e equipamento militar para enfrentar o corrupto traficante de armas Destro e a crescente ameaça das misteriosa organização dos Cobra de forma a evitar que o mundo se afunde no caos.

Comentário: Já se esperava grandes efeitos especiais. O que se calhar não se esperava é que a acompanhar esses efeitos especiais vinha também um argumento bastante razoável com um bom naipe de actores e um bom realizador. Ao contrário dos 2 filmes dos Transformers este filme é muito mais do que os efeitos especiais. Há de facto uma história por trás que se vai tornando cada vez mais interessante ao longo do filme. As interpretações dos actores estão bastante boas e a realização é de boa qualidade. Os efeitos especiais são excelentes e as cenas de acção estão muito bem construídas. O humor não foi esquecido e, embora muito subtil e inteligente, está presente numa boa parte das cenas. Em suma, este é um filme com entretenimento garantido e, sem dúvida, umas boas 2 horas passadas para qualquer um. E vem aí sequela...

Classificação: 8

Public Enemies

Ano: 2009
Estreia nacional: 06 de Agosto de 2009
País: EUA
Género: Crime, Drama
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Michael Mann
Intérpretes: Christian Bale, Johnny Depp, Channing Tatum, Emilie de Ravin, Marion Cotillard, Billy Crudup, Giovanni Ribisi, Stephen Dorff

Sinopse: Ninguém conseguia parar Dillinger (Johnny Depp) e o seu gang. Ninguém o conseguia manter na prisão. O seu charme e as suas fugas audazes faziam com que o povo americano, sem qualquer afecto pelos bancos que colocaram o país numa depressão, o adorasse. Mas para o presidente Hoover (Billy Crudup), capturar Dillinger era a oportunidade de elevar o seu Bureau of Investigation numa força policial nacional. E para isso, enviou o seu melhor agente, Melvin Purvis (Christian Bale).

Comentário: Devo confessar que fiquei um pouco desiludido com o filme. Esperava mais acção e melhor argumento. O filme em si não chega a ser muito interessante. Há pouco suspense, romance, acção e emoção. Pouco de tudo... ou quase tudo. Temos muito de Johnny Deep e Marion Cotillard. Johnny Deep faz mais uma interpretação fantástica e, caso ainda houvesse alguém que duvidasse, mostra realmente ser um dos actores mais versáteis do mundo (se não o mais versátil). É impressionante a capacidade dele em interpretar todo o tipo de personagens. Quanto a Christian Bale, esteve uns furos abaixo do que tem feito ultimamente. A realização está bastante boa, embora eu não seja grande fã da forma de filmar de Michael Mann. O final algo ridículo também me desiludiu bastante. De qualquer forma, é um filme de boa qualidade embora em termos de entretenimento deixe muito a desejar.

Classificação: 7

17 Again

Ano: 2009
Estreia nacional: 06 de Agosto de 2009
Estreia mundial: 09 de Abril de 2009
País: EUA
Género: Comédia
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme

Realização: Burr Steers

Intérpretes: Zac Efron, Leslie Mann, Thomas Lennon, Matthew Perry, Michelle Trachtenberg

Sinopse: No final do liceu, Mike O'Donnell tinha um futuro promissor à sua frente. Contudo, ele escolheu outra vida, ao casar com a sua namorada, que estaria grávida. Vinte anos depois, Mike O'Donnell acha que a sua vida não é exactamente o que sonhava que alguma vez seria. Com um casamento em risco, uma carreira que não evolui, e filhos que o vêem como um falhado, O'Donnell só deseja uma segunda oportunidade de seguir os seus sonhos. Um dia, acorda e tem novamente 17 anos. Decidido a seguir esta nova possibilidade para reconstruir o seu futuro, O'Donnell não contava era que este regresso ao passado possa destruir tudo de melhor que ele já alguma vez teve.

Comentário: Neste filme podemos assistir a uma história já muito batida, embora nunca contada deste ponto de vista. Tem cenas engraçadas e um bom desempenho por parte dos actores. No entanto, não passa disso mesmo. É um filme que tem apenas como objectivo entreter toda a família. Penso que o consegue.

Classificação: 7


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Battle Royale - Review


Era capaz de matar o seu melhor amigo?
42 estudantes adolescentes são desviados de uma visita de estudo, levados para uma ilha abandonada e numa sala de aula lá existente recebem instruções para o que terão de fazer: nos próximos 3 dias terão de se aniquilar mutuamente até que reste apenas um, ou caso contrário todos morrem, pois transportam um engenho explosivo no pescoço. Todos recebem um saco com água, alimentos e uma arma aleatória que pode ir de um canivete suiço a uma metralhadora. Enquanto uma falange tenta encontrar uma solução que permita a sobrevivência de todos, a maior parte cede ao desespero e entrega-se à carnificina.
Só os japoneses são capazes de fazer bem estes filmes que parecem saídos da imaginação delirante de um adolescente inadaptado e atormentado. Pois este filme é muito sobre o desejo contido de matar os colegas da turma ou da escola. Este filme foi até proibido nos Estados Unidos, nem tanto pela violência gráfica, que eu inicialmente pensava que seria maior, mas pelos problemas frequentes que o país tem com adolescentes de arma na mão.
A todos aqueles que não são facilmente impressionáveis, eu recomendo vivamente este filme, pois é um espectáculo brutal, bastante fast-paced e excitante do princípio ao fim.
Kinji Fukasaku foi quem realizou em 2000.
Este é também um dos filmes de eleição de Quentin Tarantino, o que levou a que eu descobrisse também esta pérola asiática (ensanguentada). Como em quase todos os filmes asiáticos, aconselho a que visionem com muita atenção, pois os tipos são todos parecidos e é fácil perder o fio à meada.
Pronto, pronto, ok. Este também tem meninas vestidas de colegiais, de armas na mão.

Battle Royale - 8

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Estamos à espera deste: 9


Tim Burton e Timur Bekmambetov (Wanted) são os responsáveis por 9, um filme de animação pós-apocalíptico em que os humanos foram extintos pelas máquinas que criaram, que agora são combatidas por umas personagens muito especiais.
À partida, só os nomes de Tim Burton e Bekmambetov seriam suficientes para querermos ver este filme, mas o que pudemos ver do filme até agora, elevou ainda mais as expectativas. 9 é um filme de animação 3D que muito pouco tem a ver com os filmes da Pixar. E no caso de 9,esta afirmação é um elogio.
O filme foi catalogado com o PG-13 Rating, o que no final até pode não significar nada, mas para já deixa-nos confiantes que os autores não abdicaram da sua visão artística, em detrimento das receitas proporcionadas pelo público infantil.
Podem ver um excerto do filme aqui.

Teaser Trailer de Avatar


Aqui está ele! Finalmente uma verdadeira amostra de Avatar! A embalagem parece boa, em Dezembro saberemos se o conteúdo está à altura.


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Notícias Rápidas



  • A ideia do documentário sobre Bob Marley, intitulado simplesmente como Marley, começou bem, sendo o director responsável pelo projecto nada mais nada menos que Martin Scorcese. Depois, aparentemente por ter uma agenda muito preenchida, Scorcese abandonou o projecto tendo este ficado entregue a Jonathan Demme (Silence of the Lambs). Menos mal. A visão de Demme até parecia reunir o consenso da família Marley. Mas agora Demme anunciou também que abandonou o barco.
  • Orlando Bloom recusou o convite para entrar no filme Pirates of Caribbean 4
  • Miley Cyrus protagonista do filme Hannah Montana: The Movie fez uma audição para o papel de Batgirl na possível sequela de The Dark Knight.
  • District 9 está-se a confirmar um sucesso de crítica e de bilheteira.
  • Robert Rodriguez não pára! Está neste momento a filmar Machete, mas já tem agendado para o próximo dia 28 de Setembro o início das filmagens de Predators.
  • Teremos a oportunidade de ver a curta metragem de João Salaviza premiada no festival de Cannes, Arena, nos cinemas, pois esta será incluida nas sessões de Taking Woodstock de Ang Lee. A partir do dia 17 de Setembro.

sábado, 15 de agosto de 2009

Diogo Morgado em Hollywood

O actor português Diogo Morgado foi escolhido para integrar o elenco do filme "Mary, Mother of Christ", de James Foley.

Diogo Morgado será José, marido de Maria (Camila Belle) e terá assim a oportunidade única de contracenar com veteranos da indústria cinematográfica como Al Pacino, Peter O'Toole e Jessica Lange.

Em declarações à agência Lusa, o actor afirmou que não é uma oportunidade que surja todos os dias e que vai dar o seu melhor. "Para mim ainda é tudo um bocado estranho, quero concentrar-me, não quero deixar encantar-me e vou fazer o melhor que puder", disse.

O realizador James Foley também teceu comentários quanto a esta invulgar escolha. "Vimos muitos jovens actores e alguns eram notáveis. Pensámos que tínhamos terminado a nossa escolha quando nos chegou às mãos uma gravação com este rapaz incrível. Uma estrela em ascensão entrou na sala e percebi de imediato que tínhamos encontrado o actor", disse ao Hollywood Reporter.

O caché de Diogo Morgado rondará os 200 mil euros, ou seja, receberá em três meses o que ganharia em três anos, aproximadamente.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tropa de Elite 2 para breve



O Capitão Nascimento está de volta. Wagner Moura assume novamente o papel que se transformou num ícone do cinema brasileiro no policial Tropa de Elite.
Embora a história ainda seja sigilosa, Eduardo Prado, produtor do primeiro filme, adianta que Tropa de Elite 2 se passa nos tempos atuais. "Queremos abordar o que acontece com o capitão Nascimento 12 anos depois de abandonar o BOPE, como uma pessoa fica depois de sair da corporação".
José Padilha será novamente o realizador. Note-se que Tropa de Elite foi um dos melhores filmes de 2008.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mad Men

Aí está o regresso daquele que é sem dúvida um dos melhores produtos televisivos dos últimos anos. E com um excelente poster:

Estamos à espera deste: Sherlock Holmes


Durante a próxima semana vamos fazer uma análise rápida aos filmes mais "cool" que estão a ser feitos neste momento, ou que estão terminados mas só terão a sua estreia daqui a uns meses.
E por falar em "cool", esta fotografia mostra-nos possivelmente o Sherlock Holmes mais "cool" de sempre.
Quem diria que por baixo da gabardina do detective inglês se escondia tamanho cabedal? A dedução lógica, a intuição e a capacidade de observação do detalhe já não são suficientes para combater o crime em Londres. Até o bom e velho Dr. Watson é especialista em combates corpo-a-corpo.
Guy Ritchie (Snatch) realiza, Robert Downey Jr. é Sherlock Holmes e Jude Law é o Dr. Watson.
Estreia a 31 de Dezembro.

The Imaginarium of Doctor Parnassus - Trailer

O trailer de The Imaginarium of Doctor Parnassus do realizador Terry Gillian foi lançado online.
Está a chegar a última oportunidade do Mundo em assistir a mais uma performance de Heath Ledger. No trailer podemos ver de relance Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, que o substituiram no papel.

The Lovely Bones - Trailer

O trailer do muito aguardado novo filme de Peter Jackson já está disponível. O filme é sobre um a rapariga de 14 anos que é assassinada pelo vizinho, e que assiste do Céu ao dia a dia da sua família e do próprio assassino. É uma adaptação do best-seller de Alice Sebold. Estreia a 11 de Dezembro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Zombieland - Trailer


Nada como uma boa e velha comédia gore... E a cena do Woody Harrelson a andar na montanha russa e ao mesmo tempo a despachar zombies de caçadeira parece imperdível.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

LightSaver



Poupem energia...


Gone With the Wind - Review


Dizer que Gone With the Wind é bom, é um tanto escusado. É como dizer que The Godfather ou o Citizen Kane são grandes filmes. É ponto assente e confirmado. Gone With the Wind é um dos filmes mais galadoardos e reconhecidos de todos os tempos. Mesmo assim eu, que no mínimo dos mínimos assisto a pelo menos um filme de dois em dois dias, nunca tive um interesse por aí além por este épico de mais de 4 horas. E fico a pensar: quantas pessoas da minha geração já assistiram a esta obra-prima?
Um clássico que este ano completa 70 anos, pois estreou em 1939. Nos primórdios da sétima arte, o cinema ainda tinha muito de teatro, era quase uma peça filmada. Os actores falavam sempre de frente para a câmara, e davam ênfase especial à voz sempre que diziam frases feitas ou nos momentos de maior climax. Era normal pois os actores vinham todos do teatro. Essa actuação mais teatral foi-se diluindo com o tempo e eu agora acredito que com este Gone With the Wind deu-se uma espécie de simbiose perfeita. Cinema ao mais alto nível com uns salpicos teatrais. E esta fusão proporciona-nos um cinema deslumbrante, de tirar o fôlego. Seria uma ousadia dizer que os filmes dessa época (considerada a Golden Age de Hollywood) são melhores do que os actuais. Não sou capaz de o fazer nem tenho os conhecimentos ou a certeza, que me permitem defender essa tese. Afinal o cinema evoluiu, e evoluir é melhorar. Mas estes filmes têm algo que os torna únicos. São (e eu pensei bastante até encontrar este termo que é a definiçao perfeita) arrebatadores!
Posso falar da magnífica banda sonora de Max Steiner e respectivo tema principal, daqueles que toda a gente conhece mas não-sabe-bem-de-onde.Posso falar também da magnífica fotografia do filme (foi o primeiro filme a cores a ganhar o óscar), onde a cor foi usada de uma forma extraordinária, realçando de forma exemplar os estados de espírito das personagens. Por exemplo, nas cenas de paixão e guerra predominam os tons vermelhos, nas cenas de juventude e de prosperidade, os azuis claros e os verdes, e nas de pobreza e morte, os tons escuros e cinzentos. Parecem escolhas óbvias mas são muito bem utilizadas e cumprem bem a função de moldar o estado de espírito do espectador.
Depois temos o cast magnífico com Hattie McDaniel, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Clark Gable e Vivien Leigh. Hattie McDaniel com o seu papel de Mammy, foi a primeira actriz negra a vencer um óscar (apesar de não ser permitida a sua presença na cerimónia). Olivia de Havilland, é perfeita no seu papel de bondosa Melanie Hamilton. Clark Gable é tudo aquilo que um galã deve ser na tela.
E depois temos Vivien Leigh no papel de Scarlett O`Hara. Numa interpretacção que , meus senhores e minhas senhoras, é para mim a melhor interpretação feminina de sempre. Ela é boa e má, sedutora e seduzida, corajosa e covarde, bondosa e preversa, feliz e infeliz, quase todas as contradições da alma ao mesmo tempo, numa interpretação de luxo e sem quebras ao longo das 4 horas de filme.
Resta dizer que este filme foi adaptado do romance homônimo de Margaret Mitchell e entre aqueles que elaboraram o argumento, estão os nomes de F. Scott Fitzgerald e William Faulkner. O filme foi dirigido na maior parte por Victor Fleming.
Você gosta de cinema? E ainda não viu Gone With the Wind? Então está á espera de quê? Deixe-se arrebatar...

Gone With the Wind - 9,5

domingo, 2 de agosto de 2009

Filme de terror quase de borla

Marc Price precisou apenas de 52 euros e uma câmara de filmar para realizar "Zombie", que em breve deve chegar às salas de cinema.

Os actores do filme de terror são, sobretudo, amigos e conhecidos de Price, pelo que a maior parte do orçamento foi para comprar bebidas e pouco mais.

"Esta iniciativa espera estimular outros realizadores a seguirem os seus sonhos", disse Price em entrevista à BBC News.
"Foi importante encontrar uma forma de contar a história sem ficar na falência", disse o realizador, que mostrou, assim, que "não são necessários milhares e milhares de euros".

O filme conta a história de um homem que é mordido por um zombie e que depois se torna um morto vivo carnívoro.

A "Kaleidoscope Entertainment" será responsável pela distribuição e garantiu já que "Zombie" vai ser um sucesso, sobretudo durante o "Halloween".

Vai haver "Saw VII"

A produtora Lionsgate Films deu luz verde para a produção do sétimo filme da saga "Saw".

James Wan e Leigh Whannell trouxeram-nos "Saw" em 2004, um thriller de terror de baixo orçamento que, após a sua apresentação, se tornou num enorme sucesso mundial.
Teve direito a já 4 sequelas estreadas que, no total dos cinco filmes, renderam mais de 700 milhões de dólares em todo o mundo.

Após 5 anos, e ainda antes da estreia do sexto filme da saga (prevista para 23 de Outubro), a produtora já deu autorização para avançarem com o sétimo, que deverá começar a ser produzido em Janeiro de 2010.

A realização estará a cargo de David Hackl, designer de produção do segundo, terceiro e quarto filmes, e realizador do "Saw V".
Mark Burg e Oren Koules, que produziram todos os seis filmes da saga, estão também de regresso como produtores.
Marcus Dunstan e Patrick Melton, que escreveram os três últimos filmes, estão a escrever também este novo episódio.