terça-feira, 27 de julho de 2010

Inception

Ano: 2010
Estreia nacional: 22 de Julho de 2010
Estreia mundial: 14 de Julho de 2010
País: EUA, Reino Unido
Género: Thriller, Ficção Científica, Acção
Duração: 148 min.
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Christopher Nolan
Intérpretes: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Tom Berenger, Michael Caine, Lukas Haas

Sinopse: Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos - estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se.

Comentário: E depois do excelente filme "The Dark Knight", Christopher Nolan traz-nos aquele que muito provavelmente será o filme do ano. O filme tem um argumento fenomenal. Consegue ser completamente original e tudo nele é fantástico. Desde a própria história em si, passando pelos diálogos e descrição do conteúdo. Às vezes parece que estamos a ler um livro. A realização, como já é habitual, está fantástica. Nada é esquecido. O elenco escolhido foi muito feliz. Leonardo DiCaprio tem mais uma interpretação fenomenal, desta vez acompanhado pelas excelentes Ellen Page e Marion Cotillard. Michael Caine faz uma pequena aparição no filme mas é sempre um prazer ver este senhor actuar, nem que seja por escassos minutos. No resto do elenco destaca-se Ken Watanabe em mais uma boa interpretação. Os efeitos especiais do filme estão extraordinários e usados na dose certa. A banda sonora está igualmente muito boa. No entanto, para ser perfeito, o filme precisava de um pouco mais de emoção. Algumas cenas, durante o filme, pediam mesmo mais emoção, porque há algumas vezes (felizmente poucas) em que as cenas demoram a passar e nota-se mesmo essa falta de adrenalina. De qualquer forma, um filme quase perfeito. Christopher Nolan mostra, mais uma vez, que é dos únicos (se não o único) realizador de Hollywood a conseguir realizar blockbusters de grande qualidade.

Classificação: 9

Sem comentários: