domingo, 13 de março de 2011

Steven Soderbergh confirma a retirada

Steven Soderbergh anunciou como que oficialmente aquilo que já vinha prometendo há algum tempo e que outros também já tinham revelado: o cineasta que é referência do mais recente cinema independente dos Estados Unidos já tem o final da carreira determinado; e já só fará mais dois filmes.

"Quando se chega ao ponto em que se pensa que se temos de nos meter no carro para ir à procura de sítios para filmar damos um tiro nos miolos, é tempo de deixar entrar no carro quem ainda está entusiasmado por entrar no carro. E, portanto, chegou a hora. Nos últimos três anos tenho recusado tudo o que me tem chegado e, por isso, já não vão ver mais o Steven Soderbergh por aí", revelou o realizador de 48 anos.

A confirmação de Steven Soderbergh foi feita numa entrevista a Kurt Anderson para o "Studio 360", que será transmitida esta sexta-feira e onde o realizador explicitou o fastio assumido: "É uma sensação de já ter estado lá. Quando comecei a sentir que eu já fiz isto, que já fiz uma cena destas, foi quando comecei seriamente a pensar mudar. E também não quero sair como aqueles atletas que ainda se arrastam por mais uma ou duas temporadas. É um bocado triste", disse.

O abandono de Soderbergh deverá coincidir com os seus 51 anos de idade, altura em que fará 25 anos como cineasta.

A nova carreira do realizador poderá passar a ser feita no campo da pintura, como contou Matt Damon, quando revelou que Soderbergh ia deixar o cinema.

Soderbergh já só irá fazer mais 2 filmes: "Liberace" (com Michael Douglas e o próprio Damon) e "Man from U.N.C.L.E." (com George Clooney) .

Soderbergh confirmou agora na conversa com Anderson: "É uma excelente forma de abandonar".

Steven Soderbergh demorou pouco tempo a ser consagrado assim que fez a sua primeira longa-metragem, em 1989. "Sexo, Mentiras e Vídeo" deu-lhe a palma de Ouro em Cannes e a primeira nomeação para um Óscar, no caso, o de melhor argumento original. Em 2001, foi o primeiro (e até hoje o único) realizador a ser nomeado para dois Óscares no mesmo ano, por "Erin Brockovich" e "Traffic - Ninguém Sai Ileso" (com o qual ganhou).

Os grande sucessos de bilheteira em cinema mainstream foram obtidos com o remake do clássico "Ocean`s 11" de 1960 e ao qual ainda se seguiram as sequelas "Ocean`s 12" e "Ocean`s 13". Dos dois filmes que Soderbergh ainda irá fazer, "Liberace" já está em pré-produção e já tem data de estreia prevista para 2013; sobre "Man Form U.N.C.L.E." ainda não há informação.

Sem comentários: