terça-feira, 1 de novembro de 2011

Stallone acusado de ter plagiado "Os Mercenários"

Sylvester Stallone está a ser processado por violar direitos de autor sendo acusado de ter plagiado um argumento para fazer a história de "Os Mercenários".
O processo foi apresentado pelo escritor Marc Webb num tribunal de Manhattan, em Nova Iorque.

"Os Mercenários" é a história de um grupo de soldados de elite contratados para derrubar do poder um ditador de uma ilha da América Latina.
O processo instaurado por Marc Webb refere que o argumento do filme que Stallone também dirigiu é "bastante semelhante e em alguns pontos idêntico" ao seu trabalho intitulado "The Cordoba Caper", como noticia a agência Reuters.

Webb exige compensações ainda por apurar por violação de direitos de autor e que o tribunal impeça infracções futuras em sequelas que Stallone faça, juntamente com o co-argumentista de "Os Mercenários", David Callaham, a Millenuium Filmes, a Nu Image Films e a Lions Gate Entertainment Corporation.

"Os Mercenários" contou com um extenso elenco de actores conhecidos como Stallone, Jason Statham, Bruce Willis, ou Mickey Rourke e até Arnold Schwarzenegger entrou e teve uma receita mundial de bilheteira de 196,3 milhões de euros.

Este sucesso explicou a realização por Stallone de uma sequela, com algum do mesmo elenco e entradas como as de John Travolta ou Chuck Norris, com estreia já prevista para Agosto de 2012.

O processo instaurado por Webb refere que o escritor registou o argumento de "The Cordoba Caper" e uma curta-metragem com o mesmo título e enredo no Departamento de Direitos de Autor dos Estados Unidos em Junho de 2006 acrescentando que entre essa data e 2009 foi disponibilizado para a indústria do cinema, como informa a Reuters.

"Não pode haver dúvida de que Stallone e/ou Callaham tiveram acesso e copiaram elementos do argumento sob protecção", refere o processo especificando que "The Cordoba Caper" conta a história de "uma equipa de mercenários de elite contratada para derrotar o General Garza, um militar déspota de um pequeno país da América latina".

Além de apontar que o principal vilão das duas histórias é o "General Garza", os exemplos das semelhanças apontadas pela acusação incluem a cena de abertura "com um salvamento de reféns no mar, que nada tem a ver com o enredo principal."

Webb diz-se privado de lucros com o argumento como eventuais ganhos com a produção, distribuição e exibição de "Os Mercenários".

Sem comentários: