sábado, 17 de março de 2012

Cerimónia dos prémios Sophia já têm data marcada

O dia 30 de Setembro foi o dia escolhido para a primeira cerimónia dos prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, a ser exibida em directo pela RTP, avançou hoje o presidente da Academia, Paulo Trancoso.

Os Sophia serão prémios anuais que visam a valorização do cinema português e irão distinguir as produções lusas em 20 categorias como melhor filme, banda sonora, argumento ou curta metragem, à semelhança do que já acontece noutros países (como os Goya em Espanha, os Óscares nos Estados Unidos da América ou os Césares em França). Espera-se que os nomeados sejam conhecidos já este Verão.

A Academia Portuguesa de Cinema foi juridicamente fundada a Julho de 2011 e, segundo Paulo Trancoso, presidente eleito, tem como principal objectivo impulsionar a criação de mais produções portuguesas e aproximá-las do público.
Em Assembleia Geral, a Dezembro de 2011, foi decidido o nome dos prémios (em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andreson) e o seu regulamento.

Paulo Trancoso, na presidência da Direcção, está acompanhado por Inês de Medeiros (presidente da Assembleia Geral) e Fernando Vendrell (presidente do Conselho Fiscal).
Como vice-presidentes foram eleitos Anabela Teixeira para a Direcção, Patrícia Vasconcelos na Assembleia Geral e Dalila Carmo no Conselho Fiscal.

Sem comentários: