terça-feira, 10 de novembro de 2009

Public Enemies - Review


Há filmes em que as expectativas demasiado elevadas sobre o mesmo, trazem no final um leve amargo de boca, mesmo que o produto seja bom e consistente. Eu reconheço que isso me acontece bastantes vezes. São inúmeras as vezes em que começo a ver um filme, não apenas na esperança de passar um bom momento e entreter-me despreocupadamente, mas com a esperança de ser "iluminado", por assim dizer. Há filmes aos quais eu quase exijo que sejam divinais, e custa-me aceitar menos do que isso. Por certo isso acontece uma vez ou outra a todos os cinéfilos.
Por outro lado temos a contrapartida. Filmes a que à partida não damos grande valor, mas que se tornam uma surpresa agradável.
Este não foi precisamente o caso de Public Enemies. Convenhamos que um filme de Michael Mann com Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cottilard é caso para optimismos. E esse optimismo era grande mas o entusiasmo foi refreado após a estreia do filme em solo americano e algumas críticas não muito favoráveis.
E assim, preparado para o pior, assisti ao filme e fiquei bastante satisfeito com o resultado final. As prestações dos actores sustentam bastante o filme, embora haja Bale a menos. Tem poucos minutos no filme e a sua personagem não tem quase nenhum background. Mas havendo Bale a menos, temos por outro lado, bastante de Depp.
Johnny Depp dá-nos um retrato de John Dillinger diferente do retrato usual de Hollywood, dos gangsters. Alguém pode dizer que isso pode ter a mão de Michael Mann,mas eu estou convicto que não.
Destaque ainda para a excelente fotografia do filme.

Public Enemies - 8

Sem comentários: