domingo, 31 de maio de 2009

Notícias Rápidas


  • John Lithgow será um serial killer na série norte americana Dexter. Desempenhará o papel de Walter Simmons, o "Trinity Killer". Parece-me uma excelente escolha. John Lithgow, mais conhecido pela série 3rd Rock from the Sun consegue ser de alguma forma, assustador. As feições dele correspondem àquilo que imagino de um típico serial killer tarado, com vida dupla.
  • 21st Jump Street terá direito a um filme. Recorde-se que foi a série televisiva que lançou Johnny Depp
  • E já que estamos na onda das séries, a estrela da série Prison Break, Wentworth Miller, parece estar confirmado no filme Bioshock de Gore Verbinski. Bioshock é baseado no videojogo com o mesmo nome.
  • Up, da Pixar está a ser um grande sucesso, liderando neste momento o box-office americano. E já agora, o presidente da Balloon Federation of America (sim, existe) Andrew Baird, afirma ser possivel 20 266 balões levantarem uma casa.
  • Star Trek já ultrapassou a barreira dos 200 milhões de receita nas bilheteiras. Foi o primeiro filme de 2009 a consegui-lo.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cenas - Chariots of Fire

Esta seria apenas uma cena de um grupo de atletas a correr junto ao mar, se não tivesse a música de Vangelis como pano de fundo. A força da música nesta cena é incrível, tudo passa a ser belo e épico. Para recordar.

Beyond Re Animator


Herbert West está de regresso para novas re-animações neste filme de 2003. Treze anos se passaram desde o último filme Bride of Re-Animator e o filme segue a cronologia, pois os eventos passam-se cerca de 13 anos depois, numa prisão onde Herbert West cumpre uma pena, depois de finalmente ter sido apanhado pelo massacre de Myskatonic.
Um novo ajudante para West aparece na figura do Dr. Phillips, o novo médico da prisão. Phillips fornece os meios para que West possa continuar a sua investigação. Depois há também o perverso director da cadeia, e a miúda pela qual o ajudante de herbert West se apaixona e que é indirectamente (desta vez não tão indirectamente) responsável pelo caos e carnificina.
Sem ser tão bom como os primeiros filmes da triologia ainda assim este Beyond Re-animator tem bons momentos e até um combate entre um pênis reanimado e uma ratazana.

Beyond Re-Animator - 6

terça-feira, 26 de maio de 2009

X-Men Origens: Wolverine


Ano: 2009
Estreia nacional: 30 de Abril de 2009
País: EUA, Nova Zelândia, Austrália
Género: Fantástico, Acção, Ficção Científica
Distribuidora: Castello Lopes

Realização: Gavin Hood
Intérpretes: Hugh Jackman, Ryan Reynolds, Liev Schreiber, Dominic Monaghan

Sinopse: "X-Men Origens: Wolverine" conta a história do passado epicamente violento e romântico de Wolverine, o seu complexo relacionamento com Victor Creed, e o ameaçador programa "Weapon X". Ao longo do percurso da história, Wolverine encontra muitos mutantes, não só os familiares mas também outras personagens surpreendentes do lendário universo dos X-Men.

Comentário: Nunca fui um grande fã da saga X-Men. Neste filme, esperava mais do mesmo mas o que eu assisti foi um filme bastante diferente. Bastante mais ligeiro e positivo de forma a agradar a um maior número de espectadores. O argumento do filme está, assim, bastante interessante, com um bom desempenho de Hugh Jackman e uma realização razoável. Tem emoção, cenas de acção bastante bem conseguidas e até algum romance. O filme consegue prender o espectador muito devido à interpretação de Hugh Jackman mas também ao facto de ser o início do X-Men. É sempre motivo de interesse saber como tudo começou. No entanto, podia ter sido tudo mais explorado. Parece que foi tudo feito a correr sem grandes preocupações em caracterizar melhor as personagens e relações entre elas. De qualquer forma, em suma, é um bom filme de entretenimento embora fique a sensação de que podia ser algo mais.

Classificação: 7

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cannes 2009 - Vencedores


Palma de ouro
"Das Weisse Band" de Michael Haneke

Grande Prémio do Júri

"Un Prophète" de Jacques Audiard

Melhor Realizador

Brillante Mendoza por "Kynatai"

Melhor actor

Christoph Waltz em "Inglorious Basterds"

Melhor Actriz

Charlotte Gainsbourg em "Antichrist"

Melhor Argumento

Mei Feng, "Spring Fever" de Lou Ye

Prémio do Júri (ex-aequo)

"Fish Tank" de Andrea Arnold
"Bak-Jwi" de Park Chan-Wook

Palma de Ouro (curtas-metragens)

"Arena" de João Salaviza
Menção especial: "The Sixty Dollar Fifty Man", de Mark Albiston e Louis Sutherland

Prémio Vulcain (melhor contribuição artística)

Aitor Berenguer (técnico de som de "Map of the Sounds of Tokyo", de Isabel Coixet)

Câmara de Ouro (melhor primeiro filme)

"Samson and Delilah", de Warwick Thornton
Menção especial: "Ajami", de Scandar Copti e Yaron Shani

Arena, de João Salaviza, ganhou a Palma de Ouro para melhor curta-metragem. Um dos prémios mais importantes de sempre do cinema português. Arena, foi considerada a melhor das nove curta-metragens que faziam parte da selecção oficial, que por sua vez tinham sido seleccionadas de entre 3600 a concurso. Parabéns ao João Salaviza e ao cinema português. Espero ter a oportunidade de ver o seu filme.
Das Weisse Band , foi sem dúvida um dos preferidos da crítica, tornando-se desde a sua primeira projecção, um dos candidatos à vitória.

domingo, 24 de maio de 2009

Notícias Rápidas

  • Danny Boyle deseja fazer uma sequela de Trainspotting, e afirma estar a discutir o projecto com Ewan McGregor. Trainspotting foi inspirado no livro de Irving Welsh com o mesmo nome e a sequela do livro e continuação da história tem o nome de "Porno".
  • Spielberg está a desenvolver um biopic sobre Martin Luther King.
  • Oliver Stone está a desenvolver um biopic sobre Charles Manson. Não seria interessante se estreasse no mesmo dia do biopic de Martin Luther King? Tipo, as pessoas chegavam á bilheteira e teriam de escolher entre o Bem e o Mal.
  • Tom Hanks disse numa entrevista que quase morreu ao fazer o filme Cast Away. Ao que parece, devido a uma ferida que infeccionou.
  • Mad Max 4 a caminho.
  • O primeiro fim de semana de exibição já confirmou Terminator Salvation como um sucesso de bilheteira. Já a recepção por parte da crítica não foi tão calorosa.
  • Há rumores que a versão de Inglourious Basterds que chegará aos cinemas será substancialmente mais longa que a versão que estreou em Cannes, passando de 2 horas e 27 minutos para 2 horas e 48 minutos. Foi a Universal Pictures que pediu a Tarantino para voltar á sala de edição

sábado, 23 de maio de 2009

Star Trek


Ano: 2009
Estreia nacional: 07 de Maio de 2009
País: EUA
Género: Ficção Científica, Acção, Aventura
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: J.J. Abrams
Intérpretes: Chris Pine, Zachary Quinto, Winona Ryder, Jennifer Morrison, Eric Bana, Zoe Saldana,Rachel Nichols, Anton Yelchin, Bruce Greenwood

Sinopse: Quando uma terrível força ameaça toda a humanidade, o destino da galáxia depende de dois rivais: James Kirk (Chris Pine), um rebelde do Iowa, e Spock (Zachary Quinto), que cresceu no planeta Vulcano mas que tem um passado meio humano. Os dois cadetes não podiam ser mais diferentes, mas o destino acabará por juntá-los numa missão: conduzir a mais poderosa nave alguma vez criada, o U.S.S. Enterprise, até onde nunca ninguém ousou ir antes.

Comentário: Quase 43 anos após o 1º episódio na televisão americana, Star Trek regressa aos cinemas após algumas anteriores tentativas frustradas de trazer a série para a sala de cinema. Desta vez, parece que este filme fica mesmo para a história (seja ele bom ou mau). O argumento do filme está bastante bom. Para além de ser o típico filme de ficção científica com bastante acção e efeitos especiais, aparece aqui um humor algo atípico neste género de filmes mas que resultou muito bem. Os efeitos especiais estiveram presentes mas, sinceramente, desiludiram-me um pouco. Para um filme deste género em pleno século XXI, pedia-se maior espectacularidade. Os actores estiveram em bom plano, com actores bastante jovens que prometem. Penso que o principal problema do filme residiu na montagem. Há partes que não estão explicadas e que se trata no filme como se já tivesse acontecido ou já tivessem sido explicadas. Em suma, apesar dos razoáveis efeitos especiais, um bom filme de ficção científica, com bastante humor, acção e entretenimento quanto baste.

Classificação: 7

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cenas Cortadas - Kill Bill vol.2

Esta cena foi cortada do filme Kill Bill vol.2 , o que foi um pouco estranho pois a cena parece estar terminada e traria um pouco mais de acção ao filme. Penso que esta cena iria dar outra dimensão á personagem de David Carradine, mas Quentin Tarantino deixou-a de fora. De qualquer forma vale a pena ver.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Primeiras impressões de Inglourious Basterds



Total Film’s Sam Ashurst: “Not only did I love every minute, if the French projectionist wanted to cue it up and roll it again from the start, I would have sat through the whole film again, with the biggest grin on my face. This is Quentin’s best film since Jackie Brown. It might even be his best film since Pulp Fiction.” “[Eli Roth is] the only weak link I could spot” … “Tarantino dialogue at its best” … “QT’s magpie eye has never been sharper, swooping down on Italian cinema and plucking the very best shots, framing and music to create a deserving homage to the spaghetti westerns of my youth.”

Empire’s Chris Hewitt : “Rather brilliant. Every bit as idiosyncratic as the spelling of its title, it’s a wonderfully-acted movie that subverts expectation at every turn. And it may represent the most confident, audacious writing and directing of QT’s career.” … “The performances are superb across-the-board.” “[Christoph Waltz] may be a shoo-in for a Best Supporting Oscar nom” … “Some of his Grindhouse flourishes – large captions stamped on screen, the usual flirting with structure and chronology, offbeat musical cues (a David Bowie track shows up at one point) and the sudden introduction of a hip narrator (Samuel L. Jackson) – may irk some” … “certainly very talky,”

Showbiz411’s Roger Friedman: “a big sprawling entertainment that’s less violent than you’d expect and a tad more intellectual, too. … “Tarantino fans won’t be disappointed but they may be challenged” … “Brad Pitt is excellent” … ” feels sometimes disjointed.” … “less brutal action than expected” … ” IB is a fairy tale at heart.”

FirstShowing : Inglourious Basterds was frickin’ awesome! This is the WW2 movie we’ve all been waiting to see!! Lots of talking scenes, but still great! Diff than I was expecting, but I think Tarantino is back in action, hell yea!! The action is kind of minimal, but that’s Tarantino for you, lots of talking, but great story, I loved it!

Alison Willmore (abridged): INGLOURIOUS BASTARDS: Soooooooooooooooo Muuuuuuuuuuuuuuuch Taaaaaaaaaalkiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiing!

empiremagazine: Glorious Basterds, as it turns out… very, very good, subverting expectations at every corner. Should make Michael Fassbender a star - C It’s utterly unpredictable. When it looks like going one way, it twists the other, & the ending… so audacious it provokes giddy laughter. Christoph Waltz, as Jew Hunter Hans Landa, is a revelation. Shoo-in for Best Supporting Nom. Looks like evil Rob Brydon too. All performances are uniformly grand. Pitt’s hilarious. And the film has two or three scenes that rival anything in QT’s career for tension.

BBCEntsTeam: Surely Tarantino’s best film since Pulp Fiction. Goody!! Brad Pitt is superb… It’s flabby in parts… And (spoiler?) Tarantino has produced an alternative ending to WWII

owfilm: Just came out of Cannes screening… Inglorious Basterds - Absolute F**CKING quality! “It gets a bit silly for ten minutes at the end and the brit characters are a bit shit”.


terça-feira, 19 de maio de 2009

The Bride of Re-Animator - Review



O Dr. Herbert West e o Dr. Ian Cain estão de volta, desta vez com o objectivo de formar um ser vivo a partir dos restos mortais de várias pessoas. O filme começa com os dois cientistas em plena guerra civil do Peru, onde o Dr. West descobre que o seu reagente consegue reanimar também partes de corpos.
Os dois regressam ao Hospital Universitário de Myskatonic, onde Herbert West convence o Dr. Cain a criar um ser vivo a partir do coração de Meg, a sua namorada que havia morrido no primeiro filme.
Este filme é uma homenagem óbvia ao filme The Bride of Frankenstein, um clássico do cinema de terror. Apesar de contar com um orçamento claramente superior ao do primeiro filme, esta sequela mantém o espírito filme de terror de série B que o torna original. E oferece-nos excelentes e bizarros momentos tais como uma criatura parecida com uma aranha, composta por 4 dedos e um olho humanos, ou um cão com uma perna substituída por um braço humano. Um bom sucessor.

The Bride of Re-Animator - 7

The Princess and the Frog - Trailer

Aqui está o regresso da animação 2D da Disney!

The Road - Trailer

Adaptado da obra de Cormac McCarthy e com Viggo Mortensen, este trailer dissipa-nos as dúvidas sobre se este filme não será outro I Am Legend. A ver definitivamente.

Nine - Trailer

Daniel Day-Lewis está de regresso com este Nine, um musical inspirado numa peça da Broadway, que por sua vez se inspirou no filme 8 1/2 de Frederico Fellini. Nine conta-nos a história de um realizador e as suas relações com as mulheres da sua vida. A sua esposa, a empregada, a musa no cinema, a prostituta da sua infância, a aderecista, uma jornalista e a sua mãe. O elenco, para além de Lewis, conta com Nicole Kidman, Penélope Cruz, Marion Cotillard, Judi Dench, Kate Hudson, Sophia Loren e Fergie. Primeiro candidato aos Oscares?


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Notícias Rápidas

  • A estreia de Star Trek levou o filme mais longe do que qualquer outro dos nove anteriores. Trinta e três milhões nas bilheteiras, logo no primeiro dia de estreia e críticas favoráveis por parte da impresa e do público. Mesmo por parte dos fãs hardcore.
  • Robert de Niro e Edward Norton podem contracenar novamente juntos, depois do filme de 2001, The Score. O filme chama-se Stone e dizem que a história é parecida com a de Monster´s Ball. Um guarda prisional (de Niro) que se apaixona pela mulher de um condenado (Norton)
  • Martin Scorcese irá dirigir um filme sobre a vida de Frank Sinatra.
  • Cliffhanger também terá direito ao remake da ordem.
  • William Shatner, poderá fazer um cameo no próximo Star Trek.
  • Antichrist de Lars von Trier estreou em Cannes e as críticas dividem-se: ou se ama o filme, ou se odeia. Um pouco como os restantes filmes do realizador.

Angels & Demons


Ano: 2009
Estreia nacional: 14 de Maio de 2009
País: EUA
Género: Thriller
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Ron Howard
Intérpretes: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor

Sinopse: Que aterradora descoberta terá feito o Vaticano de modo a ter de pedir ajuda a Robert Langdon (Tom Hanks), o homem que descodificou o código mais controverso da História? Quando este descobre indícios do ressurgimento de uma antiga irmandade secreta conhecida como os Illuminati (a mais poderosa organização secreta na História) ele percebe que o maior inimigo desta organização - a Igreja Católica - pode estar em grande perigo. Langdon viaja para Roma, onde forma uma equipa com Vittoria Vetra (Ayelet Zurer), uma bela e enigmática cientista italiana, e os dois embarcam numa perigos aventura por criptas, catacumbas e catedrais desertas... eles são a única esperança do Vaticano.

Comentário: Este filme é melhor que "O Código Da Vinci". Apesar de ter um argumento, se calhar, menos complexo, é bastante mais interessante. A acção do filme decorre a um ritmo bastante acelerado o que o torna muito mais interessante e mesmo empolgante. Tom Hanks é realmente um actor fora de série e apesar de não ter que exibir grandes dotes neste filme, muitas vezes é com papéis mais simples que se vê os grandes actores. Este é um desses casos. Simples e eficaz. De realçar também o desempenho de Ewan McGregor. Apesar de não gostar de muitos dos seus anteriores trabalhos, neste filme tenho que me render à evidência. Tem uma grande interpretação. Todo o cenário montado está também muito bom. Parece mesmo tudo real. O final algo inesperado também ajuda ao sucesso do filme. Em suma, por tudo isto que referi em cima, gostei bastante mais deste filme do que o primeiro. A não perder.

Classificação: 8

sábado, 16 de maio de 2009

Banda Sonora de Inglourious Basterds


Quem conhece os filmes de Tarantino sabe a importância que as bandas sonoras apresentam para os mesmos. Tarantino escolhe as músicas criteriosamente tornando por vezes em grandes sucessos, músicas desconhecidas até então. Este é o alinhamento para Inglorious Basterd:

The Green Leaves of Summer (d’après le film ALAMO)
De Dimitri Tiomkin,

The Verdict (Dopo la condanna)
D’Ennio Morricone
Interprété par
Ennio Morricone

L’incontro con la figlia
D’Ennio Morricone

White Lightning (Chanson principale du film LES BOOTLEGGERS)
De Charles Bernstein
Interprété par Charles Bernstein

Il mercenario (ripresa)
D’Ennio Morricone
Interprété par Ennio Morricone

Slaughter
De Billy Preston
Interprété par Billy Preston

Algeri: 1 novembre 1954 (LA BATAILLE D’ALGER)
D’Ennio Morricone,Gillo Pontecorvo
Interprété par Ennio Morricone,Gillo Pontecor

The Surrender ( La resa )
D’Ennio Morricone
Interprété par Ennio Morricone

One Silver Dollar (Un Dollaro Bucato)
De Gianni Ferrio

Bath Attack (d’après le film L’EMPRISE) (The Entity?)
De Charles Bernstein
Interprété par Charles Bernstein

Davon Geht Die
Welt Nicht Unter
De Bruno Balz,Michael Jary
Interprété par Zarah Leander

The Man With The Big Sombrero
De Phil Boutelje,Foster Carling
Interprété par Sam Shelton and the Michael Andrew Orchestra

Ich Wollt Ich
Waer Ein Huhn
De Hans-Fritz Beckmann, Peter Kreuder
Interprété par Lilian Harvey, Willy Fritsch, Paul Kemp

Cat People (Putting Out The Fire)
De David Bowie, Giorgio Moroder

Mystic and Severe
D’Ennio Morricone
Interprété par Ennio Morricone

The Devil’s Rumble (d’après le film DEVIL’S ANGELS)
De Mike Curb
Interprété par The Arrows

What I’d Say
Zulus
D’Elmer Bernstein

Un Amico
D’Ennio Morricone
Interprété par Ennio Morricone

Tiger Tank
De Lalo Schifrin

Eastern Condors
Rabbia e Tarantella
D’Ennio Morricone
Interprété par Ennio Morricone

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Curta Metragem - Reach

Esta curta metragem foi feita por Luke Randall, um australiano, durante oito meses, nos seus tempos livres, usando apenas os programas Maya, Photoshop e After Effects. E a magnífica animação daí resultante, já ganhou alguns prémios internacionais e concorre em Cannes para a competição Cannes Short Film Corner. Esta animação tem um certo Pixar "feel", excepto pela ausência de um final feliz.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cannes 2009



Começa hoje o Festival de Cinema de Cannes 2009. Estes são os filmes a concurso para a Palm D`Or:

Pedro ALMODÓVAR - LOS ABRAZOS ROTOS (Broken Embraces) - 2h09
Andrea ARNOLD - FISH TANK - 2h04
Jacques AUDIARD - UN PROPHÈTE - 2h30
Marco BELLOCCHIO - VINCERE - 2h08
Jane CAMPION - BRIGHT STAR - 2h00
Isabel COIXET - MAP OF THE SOUNDS OF TOKYO -1h44
Xavier GIANNOLI - A L’ORIGINE - 2h30
Michael HANEKE - DAS WEISSE BAND (The White Ribbon) - 2h24
Ang LEE - TAKING WOODSTOCK -2h00
Ken LOACH - LOOKING FOR ERIC - 1h56
LOU Ye - CHUN FENG CHEN ZUI DE YE WAN (Spring Fever) - 1h55
Brillante MENDOZA - KINATAY - 1h50
Gaspar NOE - ENTER THE VOID - 2h30
PARK Chan-Wook - BAK-JWI - (Thirst) - 2h13
Alain RESNAIS - LES HERBES FOLLES (Wild grass) - 1h36
Elia SULEIMAN - THE TIME THAT REMAINS - 1h49
Quentin TARANTINO - INGLOURIOUS BASTERDS - 2h28
Johnnie TO - VENGEANCE - 1h48
TSAI Ming-liang - VISAGE (face)- 2h18
Lars VON TRIER - ANTICHRIST - 1h44

Também em destaque mas "Out of Competition" e "Midnight Screenings":

Alejandro AMENABAR - AGORA - 2h21
Sam RAIMI - DRAG ME TO HELL - 1h39
Michel GONDRY- L'EPINE DANS LE COEUR (The thorn in the heart) - 1h26
Terry GILLIAM - THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS - 2h02

Este The Imaginarium of Doctor Parnassus foi o último filme de Heath Ledger. Ele não terminou o filme, mas nas cenas que faltavam foi substituído por Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell. De registar que também estão alguns portugueses com filmes a concurso, nomeadamente Morrer Como Um Homem, de João Pedro Rodrigues para o prémio "Un Certain Regarde". Ne Change Rien, de Pedro Costa, Canção de Amor e Saúde, de João Nicolau - "Quinzena dos Realizadores". E as curtas-metragens Territórios, de Mónica Baptista e As Memórias que Nunca se Apagam, de Dinarte Freitas e Eduardo Costa.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Christian Bale preferiu uma personagem secundária em "Terminator Salvation"


Christian Bale "obrigou" a uma alteração do guião de "Terminator Salvation" porque a importância da sua personagem no filme era demasiado pequena.

Foi proposto ao actor que desempenhasse o papel principal, mas Bale preferiu uma personagem secundária.

O realizador McG, cujo nome verdadeiro é Joseph McGinty Nichol, contou à Reuters que teve uma experiência bastante desconcertante quando foi a Inglaterra tentar convencer Bale a interpretar a personagem principal, Marcus Wright, e o actor pediu para ser Connor.

Connor é uma personagem icónica nos filmes de "Terminator", mas o seu papel era muito pequeno no quarto filme da série.

A Reuters cita um dos guionistas do filme, John Brancato, que conta como a personagem principal era Marcus Wright, um prisioneiro no corredor da morte que doa o corpo à Ciência depois de ser executado.
Wright ressuscita quando as máquinas tomam conta do mundo, depois de começarem um holocausto nuclear contra a Humanidade.


No filme, Wright e Connor acabam por ter a mesma importância.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cenas Cortadas - Borat

É incrível que esta cena tenha sido tirada no cut final do filme Borat. A cena é no mínimo, hilariante. E mostra o quão longe pode ir Sacha Baron Cohen apenas para fazer uma piada. "You finish him? You started him…"

Gamer - Trailer



É isso mesmo, o Michael C. Hall está metido nisto. E se o Dexter entra, tem que ser minimamente bom. Está bastante cheio de acção, o que já se esperava, pois quem está por trás deste Gamer é a dupla responsável por Crank.

Remake de Karate Kid


Achavam que esta onda de remakes já tinha atingido o limite? Então tomem lá mais esta: Está para breve o remake de Karate Kid. Sim, o Will Smith vai realizar e o seu filho vai ser o puto que leva porrada no ínicio, mas depois aprende karaté com um velho mestre e acaba por vencer o combate final. Desta vez para ser diferente vai ser na China. E o velho mestre quem vai ser, quem vai ser? Pois , já adivinharam, vai ser o Jackie Chan.

Scarecrow - Review



Este filme de 1973 é uma agradável surpresa, que começa logo na dupla de actores principais, Al Pacino e Gene Hackman. Devo confessar que não sabia que eles já haviam contracenado juntos. E não desiludem, sendo bastante agradável a empatia entre os dois, mesmo sendo de escolas de actor diferentes. Al Pacino é um metodista, entra totalmente no espírito da personagem, transforma-se nela. Gene Hackman ao invés, imprime o seu cunho pessoal ás personagens. Que saudades destes tempos em que Al Pacino escolhia grandes papéis sem se iludir pelos blockbusters sem conteúdo como os últimos 88 Minutes e Righteous Kill.
Scarecrow conta-nos a história de dois vagabundos com maneiras de ser e de pensar totalmente diferentes, que se unem para abrir um negócio de lavagem de automóveis. Apesar de não concretizarem os seus intentos, os dois vão aprendendo um com o outro. Parece uma história simples e de facto é mesmo, mas a dupla de estrelas enche o ecrã e dá uma dimensão extra ao filme. Este filme com estilo europeu é uma jóia rara do cinema americano.
Para quem assistir ao filme, uma especial atenção para o início,onde as personagens se conhecem, longo e silencioso, e para a cena final de Pacino na fonte, de partir o coração, surpreendente e genuína.

Scarecrow - 7

domingo, 10 de maio de 2009

District 9 - Teaser e Poster

District 9 é um filme de Neill Blomkamp que estreia a 14 de Agosto e tem a particularidade de ser produzido por Peter Jackson. Para já o teaser cumpre a sua função e desperta curiosidade. Fica também o poster que está bastante conseguido.



sexta-feira, 8 de maio de 2009

Terminator Salvation - Trailer de 4 minutos



Estreia mundial a 21 de Março.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

10 Coisas que Tem de Saber Antes de Ver Star Trek



Claro que este artigo não é para si, se você é um Trekkie, um geek do mais alto nível, daqueles geeks tão geeks, que até se consideram anti-geeks. Mas para o comum dos mortais, e agora que a estreia do filme se aproxima, fica aqui uma pequena ajuda, para estar dentro do assunto. Estes são os 10 temas essenciais que qualquer Trekkie que se preze tem de saber:
  1. Tribbles - Os Tribbles são uma bola de pêlo apenas, que se reproduzem como coelhos e emitem uns sons irritantes. E pouco mais fazem. Por alguma razão os Klingons odeiam-nos.
  2. "Beam me up, Scotty!" - É a frase que o capitão Kirk usa, para se teleportar de novo para a Enterprise. O Scotty é o tipo que controla a máquina de teleporte.
  3. Vulcan Nerve Pinch - Não sei o nome em português, mas o vulcan nerve pinch é usado pelos Vulcanos (Spock) para atordoar os inimigos, fazendo-os desmaiar. Eles conseguem-no, apertando com dois dedos a base do pescoço do inimigo.
  4. Spock - Este todos conhecem, o meio-homem, meio-vulcano com enormes orelhas pontiagudas e o penteado ridículo. Foi interpretado por Leonard Nimoy e o actor e a personagem estão de tal forma interligados que a maior parte das pessoas que uma fotografia de Leonard, o identifica como sendo Spock. Para terem uma melhor ideia desta insólita situação, fiquem a saber que a biografia de Leonard Nimoy se chama "I am not Spock" !
  5. Jean Luc Picard - Foi o comandante da Enterprise-D, na segunda série televisiva que decorre 100 anos depois dos eventos da serie original. O actor que interpretou esta personagem foi Patrick Stewart, mais conhecido hoje em dia por ser o Professor Xavier nos filmes X-Men de Bryan Singer.
  6. Enterprise - A Enterprise NCC-1701 é a primeira nave da série e a mais famosa, embora todas tenham um design semelhante. Parece ser enorme (pelo menos tem muitas luzinhas), mas mesmo assim capaz de atingir velocidades Warp (mais rápido que a velocidade da luz).
  7. "Live Long and Prosper" - Esta é a saudação Vulcana, e é acompanhada com o gesto da mão levantada e os dedos em V (os quatro dedos maiores dois a dois.Para quem não consegue, com um bocado de treino chega lá). É assim que devem cumprimentar os vossos amigos Trekkies, nas Convenções.
  8. Klingons - Sao os mauzões, gajos escuros e cabeludos, com pouca inteligência e honra. Têm uma lingua própria, o Klingon, criada por Marc Okrand. Os Trekkies traduziram em livros para Klingon, várias obras de William Shakespeare e até mesmo a Biblia. Incríveis estes gajos.
  9. James Tiberius Kirk - Agora já sabem o que o T. quer dizer.O primeiro comandante da série, interpretado por William Shatner e o mais famoso.
  10. Convenções de Trekkies - foram as primeiras convenções de fanáticos a surgir e se queres ser um verdadeiro Trekkie tens de já ter ido a uma alguma vez.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

The International


Ano: 2009
Estreia nacional: 23 de Abril de 2009
Estreia mundial: 12 de Fevereiro de 2009
País: EUA, Alemanha, Reino Unido
Género: Thriller, Drama
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: Tom Tykwer
Intérpretes: Clive Owen, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl

Sinopse: O enredo gira em torno da trajetória de um agente da Interpol (Clive Owen) na caça a um banqueiro suspeito por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, armas e práticas de terrorismo. Naomi Watts é a promotora de justiça de Manhattan que o auxilia na demanda.

Comentário: No fim do visionamento do filme fica a sensação que com um bocado mais de cuidado e, especialmente, trabalho, poderia ter sido um filme muito melhor do que o que foi. Clive Owen tem, neste filme, mais um grande papel. A personagem dele é bastante sólida, o que também ajuda. Pelo contrário, a personagem de Naomi Watts praticamente não existe. No início prometia muito mas nunca passou disso. A personagem dela foi perdendo cada vez mais importância (que nunca chegou a ser muita). Relativamente ao argumento, procurou-se criar algo de muito complexo o que nem sempre significa qualidade. E realmente isso verificou-se. Apesar de não ser mau, faltou alguma consistência em determinados aspectos. As cenas de acção deveriam ter sido melhores e em maior número. A única cena de acção de registar aconteceu mais ou menos a meio do filme e, essa sim, foi de grande qualidade. Para além de ter sido bem filmada, o cenário criado também foi uma feliz escolha. Em suma, um filme razoável, que vale, essencialmente, pela interpretação de Clive Owen e pela cena de acção referida acima. Apesar de não ter sido má, a história poderia e deveria ter sido melhor contada.

Classificação: 7



Star Trek - Trailer

Este é o trailer do reboot de Star Trek:




Não sou grande fã da série, mas vou com certeza ver este filme.

Cenas - Oldboy

Oldboy (2003) é um filme Sul-Coreano dirigido por Park Chan-wook e vencedor do Grand Prix do festival de Cannes de 2004. Todavia não venceu a Palme D`Or, apesar da insistência do Presidente do Júri, Quentin Tarantino, que não conseguiu convencer os outros membros do júri a atribuir o prémio. O vencedor nesse ano foi Fahrenheit 9/11 de Michael Moore.
Oldboy é a história de um homem que fica preso num quarto durante 15 anos sem saber os motivos dos seus captores. Quando finalmente é libertado, inicia a sua vingança, de martelo na mão.
Esta cena em particular é incrível pois apresenta-nos uma coreografia de luta, durante cerca de 3 minutos, filmada num único take! Não há paragens, montagens, colagens ou efeitos CGI.
Vejam que vale a pena.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ken Watanabe será o vilão em Inception



Ok, aos poucos começam a surgir noticias sobre o próximo projecto de Christopher Nolan, Inception. Do plot, pouco se sabe, mas o casting parece estar quase completo e conta com Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Michael Caine, Ellen Page (Juno), Joseph Gordon-Levitt (500 Days of Summer, 3rd Rock from the Sun) e agora Ken Watanabe.

Watanabe, que já colaborou com Nolan em Batman Begins está confirmado como o mau da fita na próxima película de Cristopher nolan que tem estreia marcada para o dia 16 de julho de 2010.

domingo, 3 de maio de 2009

Merantau - Trailer

Depois de Ong Bak e da explosão mundial de Tony Jaa, surgem ecos do Oriente de outro grande filme de artes marciais, desta vez, um produto indonésio. O trailer promete-nos uma boa sessão de pancadaria. Vejam bem, principalmente a partir da metade, e o final badasss.

Merantau Trailer (HD) from Merantau Films on Vimeo.

sábado, 2 de maio de 2009

Knowing


Ano: 2009
Estreia nacional: 23 de Abril de 2009
País: EUA
Género: Drama, Thriller
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização: Alex Proyas
Intérpretes: Nicolas Cage, Chandler Canterbury, Rose Byrne

Sinopse: Em 1958, como parte de uma cerimónia de uma escola, um grupo de alunos faz alguns desenhos para serem guardados numa cápsula do tempo. 50 anos depois, uma nova geração de estudantes, ao abrir o conteúdo da cápsula, descobre uma folha cheia de números aparentemente aleatórios. A sequência numérica é finalmente descodificada e, em choque, descobrem que os números correspondem a datas de todas as grandes tragédias dos últimos 50 anos. E algumas catástrofes ainda não sucederam...

Comentário: No final do filme, o que uma pessoa relembra mais facilmente é os magníficos efeitos especiais. São poucos mas extraordinários. Parecem completamente reais. Para além disso, o filme tem um argumento bastante positivo, denotando algumas falhas apenas na parte mais final do filme. As interpretações são de bom nível e a realização de boa qualidade. A montagem do filme também foi bastante feliz. O filme corre a bom ritmo e, assim, consegue ser um filme bastante interessante. A ver, excepto por aqueles que acham os filmes de ficção científica ridículos.

Classificação: 7


Inglourious Basterds - Posters

Estão aqui os 6 posters feitos até agora do filme Inglourious Basterds.
O filme estreia a 21 de Agosto.




Ninja Assassin - Poster



Depois do psicadelismo visual, pouco recomendável a epilépticos que foi Speed Racer, os irmãos Wachowski (Matrix) vão produzir este Ninja Assassin. Quem estará ao leme, a realizar, será James McTeigue (V for Vendetta). Este filme é bastante aguardado por aqui, pois acho que James McTeigue é competente para fazer um bom filme, e os Wachowski ainda têm capacidade para nos surpreender da melhor forma. Honestamente, penso que o género filme-ninja não tem sido explorado devidamente, e espero que não tenham problemas em incluir os clichés do género.
Sim, eu quero ver tipos todos vestidos de negro, a moverem-se nas sombras e a lançarem estrelinhas metálicas à testa de outros.