quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Inception - Review


Cobb (Leonardo DiCaprio) é o melhor no seu trabalho. Trabalho esse que consiste em invadir com a sua equipa os sonhos de outras pessoas e extrair-lhes segredos. Mas o próximo trabalho será diferente, pois o objectivo não é roubar nenhum segredo, mas sim implantar uma ideia.
As expectativas confirmaram-se e Inception, sem ser um mega-excepcional filme, é a meu ver, o melhor filme do ano até agora.
E nem é tão díficil de acompanhar e compreender como se anunciava. Christopher Nolan tem o hábito de "explicar" os seus filmes. O filme Batman Begins por exemplo parece-me servir unicamente para explicar o que é a personagem "Batman" e torná-la minimamente plausível, como se o filme fosse apenas uma introdução a The Dark Knight. E a primeira hora de Inception serve quase unicamente para explicar ao espectador a "mecânica" dos sonhos. Com a ajuda de Ariadne (Ellen Page), um artificio do argumento que serve quase exclusivamente para ajudar o espectador a compreender a dinâmica necessária para se invadir os sonhos de outra pessoa, e também as motivações e anseios de Cobb. O argumento é sem dúvida um feito. Não consigo imaginar sequer as vezes em que deve ter sido necessário apagar, escrever, reescrever, cortar, encaixar, limar todas as arestas de forma a respeitar todas as nuances impostas pelo argumento em si.
Gostei bastante dos diferentes estilos de filmar e ambientes dos diversos niveis de consciência.
Por exemplo, o tom dourado do nível do hotel e o branco glaciar do cenário da neve. O verde do Limbo ou o azul chuvoso do primeiro nível, na cidade. São exemplos da mestria de Nolan.
Apesar da pouca dimensão psicológica das personagens secundárias, o elenco está sempre em bom nível. Leonardo DiCaprio parece começar a sentir-se como peixe na água neste tipo de papéis. E ao que parece não fui só eu a achar este Cobb de Inception demasiado parecido com o Terry Daniels de Shutter Island. No meio de tantas teorias sobre Inception, a minha é de que este filme é a continuação de Shutter Island e que tudo não passa de um sonho louco de Terry Daniels...
Inception - 8.5

Sem comentários: