quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inglourious Basterds - Review


Primeiro ponto: Inglourious Basterds não é o melhor filme de Quentin Tarantino. Segundo ponto: não deixa ainda assim de ser um excelente filme, tal como todos os outros (Death Proof incluído).
O filme começa de uma forma magnífica, sendo praticamente todo o primeiro capítulo (definido por QT pois o filme está dividido em capítulos) a homenagem a Sergio Leone e aos western-spaghetti que faltava na filmografia de Tarantino. Ritmo pausado, primeiros planos das faces dos actores intercalados com imagens panorâmicas, e diálogos venenosos. E que diálogo este, entre um rancheiro francês e o Coronel Hans Landa (sensacional Christopher Waltz). Um crescendo de tensão magnificamente dirigido.
O elenco está todo bastante bem, mas Christopher Waltz rouba claramente o espectáculo para ele. Faz-me lembrar o Joker de Heath Ledger na medida em que estamos a ver o filme e a desejar ver mais e mais cenas dele, sentindo uma espécie de ausência nas cenas em que ele não participa. Candidato a Óscar de melhor secundário.
O facto de este filme ter tão variadas e ricas personagens deixa-nos um pouco ávidos por mais, pois o filme mesmo com 2 horas e 32 minutos, disponibiliza pouco tempo de antena para cada um. A prequela de que já se fala, parece-me obrigatória, pois permitirá um melhor desenvolvimento das personagens e dos motivos de cada um.
O filme é de facto violento, mas não é acompanhado pela energia normalmente associada à violência. Vemos por exemplo na apresentação dos Basterds, um monte de cadáveres aos quais tiram os escalpes, não vemos a batalha antes disso. Vemos Eli Roth a fazer de um sargento nazi saco de pancada, e consequente planeamento de tomada de um pomar guardado por nazis, mas não vemos a acção em si. Um ponto a menos por isso.
O Brad Pitt aparece pouco assim como Eli Roth, ou aparecem menos do que eu esperava, já que eles são os Basterds. Mas as suas presenças criam impacto. Para além disto tudo temos mortes por espancamento com tacos de basebol, musica de David Bowie e Ennio Morricone, Melanie Laurent como a figura feminina vingadora tão ao agrado de QT, narrações de Samuel L. Jackson, Harvey Keitel e Mike Myers, uma caricatura cliché de Hitler, uma fantástica cena num bar parisiense e a melhor frase do filme: " Say auf wiedersehn to your nazi balls!"

Inglourious Basterds - 8,5

Sem comentários: