terça-feira, 20 de outubro de 2009

District 9 - Review


Apelidado por alguns como o melhor filme de ficção científica desde Blade Runner, as expectativas eram bastante elevadas antes de ver este filme. Não se pense com esta introdução, que não apreciei o filme, antes pelo contrário. Mas este era um daqueles filmes altamente antecipados por mim, e eu tinha esperança que as minhas expectativas fossem suplantadas. Vocês sabem como é, a espera por determinado filme, e quando finalmente assistimos ao mesmo, o desejo de que este nos ilumine, seja transcendental, original e excitante.
Mas, voltando ao District 9, se as expectativas não foram suplantadas, foram concerteza confirmadas. E as expectativas eram elevadas. District 9 é um filme de acção-ficção científica bastante inteligente e inovador.
Numa magnífica introdução á história, estilo documentário, ficamos a saber que uma nave tem pairado sobre Joanesburgo nos últimos 20 anos. Os seus tripulantes, umas criaturas parecidas com grilos, mas que se movimentam em duas patas, têm sido mantidos durante esse período numa espécie de guetto (o District 9) nos arredores de Joanesburgo. os humanos estão cada vez menos tolerantes à presença dos aliens e é desencadeado um plano para mover os 1,8 milhões de habitantes do guetto para um local mais isolado. O responsável por essa operação é Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley).
Mais não digo pois não quero estragar o factor surpresa ao revelar demasiados spoilers. Quero só destacar a forma magnífica como o filme passa do já citado estilo-documentário para uma narrativa mais convencional, quase sem darmos por isso. E a dimensão humana bastante presente, com temáticas como o preconceito, o racismo e a exclusão social. A escolha da capital da África do Sul como palco da acção não é inocente.
District 9 é um grande filme de ficção científica, para mim o melhor até agora deste novo século. Não me vou arriscar a entrar em comparações com Blade Runner, mas arrisco dizer que está quase, quase (falta-lhe um bocadinho assim...) ao nível de Dark City ou do primeiro Matrix.

District 9 - 8,5




Sem comentários: