terça-feira, 2 de junho de 2009

Platoon - Review



Há já muito tempo que estava para ver este filme, considerado um dos melhores filmes de guerra de sempre. Baseado na experiência pessoal do realizador Oliver Stone como soldado na guerra do Vietnam, o argumento foi escrito em 1968, logo que o realizador regressou aos Estados Unidos. Oliver Stone idealizou a música dos Doors para banda sonora do filme e até enviou o argumento a Jim Morrison na esperança que ele aceitasse interpretar o papel principal. Jim nunca respondeu, mas quando morreu em Paris tinha o argumento com ele.
O filme foi feito apenas em 1985 e contou com Charlie Sheen no papel principal e Willem Dafoe a liderar um elenco de excelentes secundários, entre os quais Tom Berenger, Forest Withtaker e Johnny Depp, num papel menor.
O filme ganhou o óscar para melhor filme em 1986, mas eu pessoalmente achei o filme demasiado valorizado, ou overrated, como dizem os nossos colegas americanos. Willem Dafoe é grande como sempre, mas falta carisma á personagem de Charlie Sheen. A sua transformação psicológica em relação á guerra e a mudança de postura durante e depois do incidente na aldeia vietnamita é demasiado brusca e implausível. No cômputo geral, o filme não transmite os sentimentos, que claramente tentava transmitir.
Não quero dizer com isto que não é um bom filme, mas pessoalmente, não o apreciei da forma que esperava. Talvez as expectativas tenham sido muito elevadas.

Platoon - 7,5

Sem comentários: