segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terminator Salvation - Review



Lembro-me que à cerca de 15 anos atrás, quando vi pela primeira vez um filme da saga Terminator, mais concretamente aquela cena tipo "flashback" do futuro que começa com um pé mecânico a esmagar uma caveira humana, que sempre achei que um filme mostrando a guerra dos humanos contra as máquinas é que seria formidável.
Pois bem, este Terminator Salvation permite-nos satisfazer esse delírio futurista ao oferecer-nos um mega-espectáculo de acção, extremamente fast-paced. Há exterminadores e máquinas para todos os gostos, terrestres, no ar, aquáticos, grandes, pequenos ou gigantes. Há explosões, perseguições, lutas corpo a corpo, tiros e quedas. Tem até um desenlace final numa fábrica-escura-a-deitar-faíscas-por-todo-o-lado-e-com-montes-de-ferro-incandescente. E não era o que todos queríamos?
O filme estreou à duas semanas atrás nos Estados Unidos e a crítica não foi muito simpática para com este filme. Apontaram o dedo a problemas de edição e montagem do filme, falta de credibilidade, e principalmente pouco desenvolvimento das personagens. Pouco desenvolvimento das personagens?! Isto é um Exterminador Implacável! Que desenvolvimento das personagens há nos dois primeiros filmes?
Eu não sei o que algumas pessoas esperavam deste filme, mas as minhas expectativas não foram defraudadas. Temos um grande filme de acção, do princípio ao fim. Cenas espectaculares e um argumento bastante conseguido, do meu ponto de vista. O realizador, McG, ao contrário do que seria de esperar dele que recorde-se foi o realizador de Charlie`s Angels, apresentou-nos uma perspectiva da saga bastante séria, sem o tom de certo modo cartoonesco presente nos outros filmes. Não há muitos "hasta la vista baby", apenas duas frases emblemáticas da saga que estão bastante dentro do contexto, não tendo sido enfiadas a martelo, e que passarão despercebidas ao espectador menos atento.
Sam Worthington rouba o filme a Christian Bale, que não se consegue livrar da voz à Batman, e será quase de certeza a próxima mega-estrela mundial. Ainda mais com Avatar a caminho.
O terceiro filme da saga, embora eu não pense que tenha sido um passo atrás foi definitivamento um passo ao lado, mas este Terminator Salvation revitalizou a saga e vai conduzi-la por um novo caminho .

Terminator Salvation - 8,5

1 comentário:

Anónimo disse...

Nada como um delírio futurista my friend.
keep it going.

paulo barbosa