quarta-feira, 24 de junho de 2009

Coraline - Review


Coraline (não se enganem, é Coraline não Caroline) é uma menina acabada de se mudar com os pais para uma casa antiga. Coraline sente-se aborrecida na nova casa e um pouco ignorada pelos pais, mas tudo muda quando descobre uma porta secreta que dá passagem para um mundo alternativo. Esse mundo alternativo é bastante semelhante ao mundo de Coraline excepto pelo facto de ser muito melhor para Coraline e de os habitantes desse mundo terem botões no lugar de olhos. Como não podia deixar de ser, este novo mundo tem as suas contrapartidas, que Coraline não tardará a descobrir.
Depois de ter ficado maravilhado com Waltz with Bashir, voltei a ficar agradavelmente surpreendido com outro filme de animação. Neste caso de animação stop-motion. Para os que não sabem, stop-motion é uma técnica de animação que consiste em tirar fotografias a modelos reais, a maior parte deles feitos em plasticina, movimentados e fotografados quadro a quadro. Posteriormente esses quadros são montados em película cinematográfica, criando a impressão de movimento.Para terem noção do trabalho que dá, cada segundo tem no mínimo 24 quadros.
O realizador deste filme foi Henry Selick, responsável por The Nightmare Before Christmas. De notar que ambos os filmes foram produzidos por Tim Burton.
Coraline não é um filme próprio para crianças pequenas. É intensamente sinistro e até perturbador.
Até agora um dos grandes filmes do ano. Incrivelmente belo.

Coraline - 8,5

Sem comentários: