terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Up - Review


Quando vi pela primeira vez Wall-E pensei para mim: "Pronto! A Pixar atingiu o topo. Nunca mais poderá igualar este filme! ". E o mundo continuou a girar, os dias passaram, a vida prosseguiu. Entretanto começaram a surgir notícias acerca do novo filme da Pixar, Up. Depois o concept-art, o poster, o trailer e afins. E eu confesso que a história de uma casa a voar suspensa por balões, um velhote e um puto gordo vestido de escoteiro não me atraía particularmente.
Como eu me enganei...
A Pixar volta a provar com Up que no cinema da animação (e porque não dizer no cinema em geral?) eles são os mestres da narrativa. Por exemplo, a sequência de cinco minutos que conta a história da vida de Carl Fredricksen é nada mais nada menos que genial. A banda sonora do filme idem. As sequências de acção são frenéticas. O relacionamento entre as personagens e a profundidade psicológica das mesmas, impensáveis para bonecos animados. A animação computorizada, mais uma vez de topo. A imaginação do pessoalda Pixar,fora de série.
Depois de Coraline ainda este ano me ter fascinado, Up surgiu, e no ombro a ombro com Coraline ganha ligeira vantagem na minha escolha para melhor filme de animação do ano. Embora ainda espero ver Fantastic Mr.Fox, que também tem sido bastante elogiado e recomendado pela crítica especializada.

Up - 9

Sem comentários: