domingo, 14 de março de 2010

Óscares 2010

Nos óscares deste ano tivemos algumas novidades. Desde logo os apresentadores. Pela primeira vez na história dos óscares tivemos não um, mas dois apresentadores: Steve Martin e Alec Baldwin.
Havia grande expectativa para ver como é que os 2 se desenrascavam e... podia ter sido melhor. Enquanto que Steve Martin esteve ao nível esperado, Alec Baldwin não o conseguiu acompanhar, provando que a comédia não é definitivamente a sua praia. Parecia demasiado nervoso e as piadas nem sempre saiam bem. O texto da introdução até estava bem elaborado, mas a interpretação especialmente de Baldwin podia ter sido bem melhor. Steve Martin deve ter-se impotente para conseguir deixar uma melhor imagem do duo de apresentadores. Faltou energia, boa disposição e maior àvontade. Para o ano, certamente não se repetiram estes apresentadores.

Relativamente aos prémios, não houve grandes surpresas.
O grande vencedor da noite foi, sem qualquer dúvida, "Estado de Guerra" ("The Hurt Locker"). Ganhou 6 óscares da academia: melhor filme, melhor realizador (neste caso realizadora), melhor montagem, melhores efeitos sonoros, melhor mistura de som e melhor argumento original. No caso do óscar de melhor realizador, outro momento inédito: Kathryn Bigelow tornou-se a primeira mulher a ganhar o óscar nesta categoria.
"Estado de Guerra" perdeu apenas os óscares de melhor banda sonora, melhor fotografia e melhor actor principal.

Enquanto que "Estado de Guerra" foi o grande vencedor, penso que não há apenas um grande perdedor. "Avatar" poderá ser considerado por muitos o grande perdedor, mas eu não concordo. Muitos esperavam que "Avatar" fosse considerado o melhor filme do ano, assim como James Cameron levaria o óscar de melhor realizador. Na minha opinião, "Avatar" nunca poderia ganhar o óscar de melhor filme uma vez que não tinha grandes interpretações nem sequer um bom argumento. Pelo menos uma destas categorias tinha que ser premiada e nem nomeações tinha. Quanto ao de realizador, não me importaria que Cameron levasse o óscar. Em 9 nomeações, "Avatar" ganhou 3 óscares: melhor direcção artística, melhor fotografia e, claro está, melhores efeitos especiais.

Um dos grandes perdedores da noite, que para mim foi um dos melhores filmes do ano, foi "Inglourious Basterds". Estava nomeado para 9 categorias e ganhou apenas o óscar de melhor actor secundário. Christoph Waltz levou para casa um dos óscares mais previsíveis e mais justos atribuidos pela academia.

Outro grande perdedor foi o exageradamente nomeado "Up in the Air". Tinha ao todo 6 nomeações e, muito justamente, não ganhou nenhum óscar. De qualquer forma, não deixa de ser um dos grandes perdedores da noite.

Nas principais categorias não houveram grandes surpresas.
Jeff Bridges, que tinha como principal rival Morgan Freeman, ganhou o óscar de melhor actor principal.
Como já foi referido, Christoph Waltz ganhou merecidamente o óscar de melhor actor secundário.
Sandra Bullock ganhou a melhor sobre Meryl Streep e levou um óscar para casa pela primeira vez. Foi considerada a melhor actriz principal do ano.
Mo'Nique ganhou o óscar de melhor actriz secundária pelo filme "Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire". Também não tinha rival à altura.
Na categoria de melhor filme de animação também não houve qualquer surpresa. "Up", que também estava nomeado para melhor filme do ano, ganhou o óscar.
O óscar de melhor filme estrangeiro deste ano foi para a Argentina com o filme "The Secret in Their Eyes (El Secreto de Sus Ojos)".
Como já foi referido, "The Hurt Locker" ganhou o óscar de melhor argumento original, enquanto que "Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire" ganhou o óscar de melhor argumento adaptado.
De realçar ainda que a melhor música foi do filme "Crazy Heart", "The Weary Kind", e o óscar de melhor banda sonora foi para o filme animado "Up".

Para o ano há mais e, esperemos, com outros apresentadores e novas ideias para preencher mais o espectáculo.

Sem comentários: