terça-feira, 21 de julho de 2009

Harry Potter and the Half-Blood Prince


Ano: 2009
Estreia nacional: 16 de Julho de 2009
País: Reino Unido, EUA
Género: Aventura, Fantástico
Distribuidora: Columbia TriStar Warner

Realização: David Yates
Intérpretes: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, David Thewlis,Robbie Coltrane, Maggie Smith, Michael Gambon, Julie Walters

Sinopse: Voldemort faz um cerco cada vez mais apertado tanto ao mundo dos Muggle como ao dos feiticeiros e Hogwarts já não é o local seguro que sempre foi. Harry desconfia que o perigo espreita já dentro do castelo, mas Dumbledore está mais empenhado em prepará-lo para a batalha final que ele sabe avizinhar-se a passos largos. Juntos, trabalham para encontrar a chave que lhes permitirá quebrar as defesas de Voldemort. Para tal, Dumbledore recruta o seu velho amigo e colega, o Professor Horace Slughorn, um bon vivant bem-relacionado e crédulo que Dumbledore julga possuir informações cruciais. Entretanto, os alunos encontram-se sob o ataque de um adversário bem diferente: dentro do colégio, as hormonas adolescentes pululam desenfreadas. Harry sente-se cada vez mais atraído por Ginny, mas o mesmo se passa com Dean Thomas. E Lavender Brown decidiu que Ron é o homem da sua vida, mas não contou com o efeito dos bombons de Romilda Vane. Hermione, por seu turno, anda cheia de ciúmes, mas procura a todo o custo esconder os seus sentimentos. Mas enquanto os romances vão desabrochando aqui e ali, um dos alunos permanece alheado. Está decidido a deixar a sua marca, mas ela há-de ser bem negra. O amor paira no ar, mas a tragédia avizinha-se e Hogwarts poderá não voltar a ser o mesmo.

Comentário: Este Harry Potter, como já se sabia, era bastante parado. As cenas de acção praticamente não existem. Existe, isso sim, um desenvolver bastante grande da história, abrindo caminho para um grande final. Ou seja, o facto de ser um filme bastante parado é um "mal" necessário para que se possa compreender o passado do mau da fita. No entanto, há, neste filme, muitas falhas. Desde logo, o título que deveria ser a base para todo o filme, praticamente não se viu. Ao longo do filme nenhum espectador se preocupou em saber quem era o príncipe misterioso porque os argumentistas do filme lá acharam que o príncipe misterioso era um mero adereço e que não valia a pena dar-lhe a mínima importância. Para além disso, a montagem do filme está bastante fraca. Nota-se perfeitamente que há inúmeros cortes porque há muita coisa que não faz sentido. Mas nem tudo é mau. As interpretações dos actores estão muito boas que, apesar de já ser normal nos actores mais experientes, o trio protagonista evoluiu muito, com especial destaque para Daniel Radcliffe que passou de um actor muito medíocre para um actor bastante razoável. Para além da evolução de Daniel gostaria de destacar mais uma vez a interpretação magnífica de Evanna Lynch. Assim, como nos filmes anteriores, Evanna mostra-se perfeita no desempenho da sua personagem Luna Lovegood. Para além disso, a realização e os efeitos especiais mostram igualmente grande qualidade. Finalmente consigo dar nota positiva a David Yates, que até aqui ainda não me tinha convencido. Em suma, apesar de em termos de espectacularidade o filme não ser tão interessante, este episódio da saga assume uma importância bastante acentuada uma vez que se fica a conhecer o passado de Voldemort. É também neste filme que se nota as hormonas dos adolescentes aos saltos e é, portanto, neste filme, que vemos o iniciar de algumas relações que prometem ser duradouras. As interpretações estão todas muito boas, assim como a realização e efeitos especiais. O argumento e, especialmente, a montagem poderiam estar muito melhor. Portanto, pode-se dizer que gostei mas esperava muito melhor.

Classificação: 7

Sem comentários: