segunda-feira, 13 de julho de 2009

Watchmen - Review


Primeiro ponto: Watchmen é a melhor adaptação possível de um BD inadaptável.
Alegrem-se todos os fâs da graphic novel. Zack Snyder foi incrívelmente fiel á obra de Alan Moore e Dave Gibbons, obra essa que é considerada pela revista Time, uma dos 100 melhores obras literárias de lingua inglesa de todos os tempos (Não confundam. Não estou a falar de uma das melhores BD de todos os tempos, mas efectivamente de um dos melhores livros de todos os tempos.).
Snyder utilizou as duas horas e quarenta minutos que dura o filme a reproduzir na medida do possível, quase todos os quadros da BD, assim como os diálogos. E está lá quase tudo, Arrisco-me a dizer que está lá tudo o que diz respeito ás personagens principais. Personagens principais que foram interpretadas por actores semi-desconhecidos mas que deram bem conta do recado. Principalmente o actor que fez o papel de Comediante. Só achei a personagem de Ozymandias pouco explorada. A duração do filme não me causou bocejos e pareceu-me bastante adequada.
Mas se o facto de o filme ter quase de certeza agradado a todos os que leram o livro, o mesmo não podemos dizer daqueles que viram o filme sem antes terem tido contacto com a obra de Moore. A história é complexa, cheia de detalhes e anacronismos e requer muita atenção pois não é fácil de seguir.
Eu tinha um cepticismo inicial, devido ao facto de o realizador ser Zack Snyder pois considerava-o um realizador que sacrificava o conteúdo e a história pela estética e pelo visual (eu não fui grande fã do seu anterior filme, 300). Mas ele provou o seu valor com Watchmen e demonstrou um grande respeito pela obra, mesmo fazendo uma pequena alteração no final, bastante aceitável e até um pouco mais plausível.

Watchmen - 8,5

Sem comentários: