segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cenas - Marlon Brando em Godfather

Esta é uma das cenas iniciais do "Godfather". É o dia do casamento da filha de Vito Corleone e ele, seguindo a tradição, atende os pedidos de favores dos conhecidos. Marlon Brando surge pela primeira vez como Vito Corleone. Tanto o realizador, Francis Ford Copolla, como o autor do livro que inspirou a obra, Mario Puzo, pressionaram a Paramount para que Brando fosse o Padrinho. Marlon Brando apesar de já ser considerado um dos melhores actores de sempre, tinha fama de causar problemas e os seus ultimos filmes haviam sido um fracasso, mas bastou uma pequena visita de Copolla á casa do actor, levando a câmara para um teste, para o realizador ficar rendido.
Brando disse "andei pensando em algumas coisas", e começou a se transformar em Don Corleone. Passou as mãos cheias de graxa no cabelo, deixando-os pretos e esticados para trás. Encheu a boca com lenços Kleenex, para ficar com as bochechas gordas, pois acreditava que o seu personagem deveria ter o aspecto de um bulldog, "com aparência feroz mas, no fundo, de natureza pacata e carinhosa". E começou a falar com uma rouquidão sofrida, pois, na sua cabeça, o personagem tinha levado um tiro na garganta em seu passado. Nascia, ali, Don Vito Corleone. O gato utilizado nesta cena foi o próprio Brando que o levou.
Brando foi o primeiro actor a utilizar o "method acting", ou a completa imersão na personagem. E a carreira dele está cheia de exemplos semelhantes ao da composição de Vito Corleone. Por exemplo, para fazer o filme "The Men" (1950) sobre um veterano paraplégico, Brando passou um mês numa cama, num hospital de veteranos.
Fica então esta cena de Godfather, em que tudo está no limiar da perfeição: o ambiente, a iluminação, os diálogos, as expressões, os timings.

Sem comentários: