segunda-feira, 13 de abril de 2009

On the Waterfront (Há Lodo no Cais) - Review


Terry Malloy, um ex-lutador de boxe, é usado sem saber para atrair à morte um jovem trabalhador do cais do porto, que ousou desafiar a máfia que o controla, só que ele se apaixona pela irmã da vítima. Terry decide então enfrentar a máfia e testemunhar contra ela em tribunal mesmo tendo o seu irmão Charley, que lhe arruinou a carreira como boxer, integrado na mesma.
Em 1952 durante as investigações anti-comunistas, o director Elia Kazan foi testemunha e indiciou alguns alegados comunistas na indústria do cinema, entre os quais alguns amigos. Foi bastante criticado por isso e este filme sobre um heróico denunciante da máfia, é considerado a resposta a essas críticas, demonstrando que pode haver nobreza em denunciar.
E que resposta! O filme ganhou 8 Óscares entre os quais os Óscares para Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária. Teve também 3 actores nomeados para o Óscar de Melhor Actor Secundário.
Marlon Brando teve um dos papéis mais emblemáticos da sua carreira, onde deu largas ao seu talento como actor metodista, onde é considerado o primeiro, e grande improvisador. Há uma cena em que a actriz Eva Marie Saint deixa cair um lenço e Marlon Brando improvisa apanhando o lenço e largando-o gentilmente na sua mão. Essa cena não estava no script, assim como muitas das deixas e expressões de Brando na famosa cena do táxi, onde confronta o seu irmão.
Ficou para a história a deixa " You don't understand. I could've had class. I could've been a contender. I could've been somebody instead of a bum, which I am." número 3 do American Film Institute, 100 Years...100 Quotes.

On the Waterfront - 9

Sem comentários: