sábado, 18 de abril de 2009

Tokyo Gore Police - Review




Todas as artes têm um extremo, por assim dizer. Um género que procura ir até ao limite. E o gore asiático está para o cinema, um pouco como o Death Metal para a música. E este Tokyo Gore Police, que foi um dos filmes concorrentes ao Fantasporto 2009, está incrivelmente perverso, ridiculo, grotesquo e bizarro, até mesmo para o género em que se insere.
O filme passa-se no Japão, num futuro próximo, em que um cientista louco chamado Key Man cria um vírus que transforma seres humanos em monstruosas criaturas chamadas de "Engenheiros". Os Engenheiros têm a incrível habilidade de tornar as suas feridas em armas.Por exemplo, corta-se um braço a um Engenheiro e nasce da ferida uma motoserra (!).
Para combater estas criaturas a policia de Tóquio privatizou-se e criou uma unidade de elite especializada em caçar Engenheiros. Uma das suas melhores agentes é Ruka, que combate os Engenheiros da forma que vocês podem ver no poster: com espadas samurai, vestida de colegial (os japoneses não resistem a vestir as suas personagens de colegial) ! Nos intervalos entre os retalhamentos de Engenheiros, Ruka procura também encontrar o assassino do seu pai.
Pouco mais há a dizer sobre este filme, para além que eles devem ter usado tanto sangue artificial para o fazer, quanto a equipa que fez Titanic usou água.
Esta minha review do filme pode parecer negativista ou até irónica, mas eu atribui um 7 a este filme por algumas razões:
por nos apresentar uma perspectiva diferente sobre o futuro ao nível do décor e estratificações sociais, estando o filme intercalado por publicidade violenta e irónica, ao bom estilo de Paul Verhoeven em filmes como Robocop oferecendo-nos pedaços de excelente sátira social, porque efectivamente acabei por me divertir a ver o filme, por o mesmo não ter mais ambições para além de chocar, e porque gosto de ver miúdas com espadas samurai, vestidas de colegial.

Tokyo Gore Police - 7

Sem comentários: