quarta-feira, 8 de abril de 2009

Che - Review


Ou The Argentine/Guerrilla, se preferirem, pois Steven Soderbergh dividiu o biopic sobre Ernesto "Che" Guevara em duas partes. E quase todas as sequências em Guerrilla são paralelas ao que acontece em The Argentine. Não faz por isso sentido ver Guerrilla sem ter assistido ao primeiro filme. Torna-se inevitável e é propositado que o espectador compare as duas realidades dos filmes.
O filme foca a educação de Guevara como revolucionário e o seu desenvolvimento como líder. Soderbergh parece nunca ceder á tentação de o idolatrar e demonstra uma imensa acuracidade histórica.
A mão de Terence Mallick é bastante vísivel no filme, na forma contemplativa como é filmado, e no ritmo low-paced. Benicio del Toro que também acumulou as funções de produtor parece ter nascido para este papel, pois está bastante convincente. Pena que os actores secundários não estejam á altura do filme, não havendo nenhum com presença suficiente para se destacar. E que o filme por vezes se torne demasiado pausado, deixando de ser épico, passando a ser apenas longo.
Será coincidência o facto de Soderbergh ter feito este filme, que não deixa de ser um filme acerca dos ideais comunistas, neste período de crise global? E o que teria Che Guevara a dizer se ainda fosse vivo, da actual situação mundial, que alguns acreditam ser o falhanço do Capitalismo?

The Argentine - 8
Guerrilla - 7.5

Sem comentários: